Académica OAF 1-1 FC Famalicão: Num duelo tão quente, não houve quem tivesse frio

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalO frio que se faz sentir um pouco por todo o país não entrou no Estádio Cidade de Coimbra, confortavelmente aquecido por um bom espétaculo entre dois candidatos à subida, por uma boa moldura humana (4402 espectadores) … e por desacatos entre esta.

Mas já lá vamos. Comecemos pelo principal. Que é o jogo. A jogar em casa, a Académica entrou com vontade de assumir o jogo, porém, teve pela frente um adversário à altura e que soube responder ao ar autoritário dos anfitriões com uma frente de ataque móvel e dinâmica (Feliz, Rui Costa e João Mendes, sobretudo), agitada pela energia que os laterais (Joel e Jorge Miguel) ofereciam sempre que se integravam no ataque.

Este atrevimento famalicense esteve na génese da primeira ocasião  de golo do jogo – Jorge Miguel sobre a esquerda, tira cruzamento para a pequena àrea da Académica, onde aparece José Pedro a cabecear perto da baliza dos estudantes.

O jogo continuou numa toada de parada e resposta e o golo podia cair para qualquer lado. Caiu na baliza famalicense. Djousse combinou com Marinho, este tirou cruzamento perfeito para a entrada da pequena àrea onde apareceu Femi Balogun a encostar, de cabeça à passagem da meia hora de jogo.

O Famalicão pareceu acusar o golo sofrido e a Académica passou a dominar o jogo no quarto de hora final do primeiro tempo, e podia mesmo aumentar a vantagem, mas Marinho, primeiro atirou ao poste e Harramiz (entrado para o lugar do entretanto lesionado Femi Balogun), depois, isolado, não conseguiu contornar o guarda-redes famalicense.

Bancadas estiveram bem preenchidas no Cidade de Coimbra
Bancadas estiveram bem preenchidas no Cidade de Coimbra

Dito, treinador dos famalicenses não se fez de rogado e ao intervalo fez duas alterações. João Mendes e Hocko deram lugar a Dani e Jaime Poulson. Esta dupla aposta teve retorno quase imediato. O Famalicão surgiu mais afoito e chegou mesmo à igualdade, através de uma grande penalidade sofrida por Rui Costa e convertida por Willian aos 59 minutos.

Este golo teve o condão de acalmar um pouco o jogo. O Famalicão deixou de ser tão atrevido, e passou a atacar apenas pela certa. A Briosa tentava reagir mas batia na boa organização defensiva do adversário, reforçada com a saída de Rui Costa, referência ofensiva.

A Académica demorou a conseguir criar perigo, mas conseguiu fazê-lo a partir dos 10 minutos finais. Marinho e Harramiz, na cara do golo, não conseguiram desfeitar Gabriel. O Famalicão foi ganhando solidez defensiva, conseguiu resistir às investidas da Briosa e até esteve perto de conseguir sair de Coimbra com os três pontos num lance de contra-ataque em que Ricardo negou o bis de Willian.

A derrota seria um desiderato injusto para uma Académica que deu prova de que está vivíssima na luta pela subida. O “Homem do Leme” mudou, mas a equipa mantém ambição, ainda que não seja a única “a olhar o céu” que é a Primeira Liga, e uma boa dinâmica exibicional, para agrado de todos os academistas, incluindo aqueles que já não estão entre os vivos (Até sempre, Zé Pedro!).

P.S.: A vontade de ganhar pode cegar e gerar situações lamentáveis. As quezílias no relvado, entre jogadores, durante o jogo alastraram-se às bancadas, havendo lugar a uma tentativa de invasão de campo, bravamente travada pelos jogadores da Académica, em auxílio da segurança da estádio e, mais tarde, com adeptos de ambas as equipas a trocar insultos … e objectos (o arremesso de uma cadeira chegou mesmo a provocar ferimentos ligeiros numa adepta famalicense).

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O que dizem as lágrimas de Lionel Messi? – Diário do Mundial 2026 #27

A Argentina bem pode agradecer a Lionel Messi por ter evitado uma surpresa contra o Egito. No Mundial 2026, a última vaga nos quartos de final ficou com a Suíça.

Eis o quadro final dos quartos de final do Mundial 2026

Já são conhecidos todos os quatro jogos dos quartos de final do Mundial 2026. Argentina e Suíça juntam-se ao chaveamento já conhecido.

Decisão nos penáltis: Suíça vence a Colômbia e é a última seleção apurada para os quartos de final do Mundial 2026

A Suíça venceu a Colômbia e continua no Mundial 2026. Decisão só foi conhecida através da marcação das grandes penalidades.

Lyon de Paulo Fonseca pede adiamento da estreia na Ligue 1 devido à Champions League

O Lyon solicitou à Liga de Futebol Profissional francesa o adiamento do jogo da primeira jornada da Ligue 1, caso siga em frente na Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Sacavenense reforça plantel enquanto aguarda decisão sobre vaga no Campeonato de Portugal

O Sacavenense continua a preparar a temporada 2026/27 e mantém a esperança de integrar o Campeonato de Portugal.

Thibaut Courtois responde às críticas: «Recebemos muitas faltas de respeito nos últimos dias»

Depois da vitória da Bélgica sobre os Estados Unidos, por 4-1, Thibaut Courtois reagiu às críticas dirigidas aos Diabos Vermelhos.

João Mário mexe com o mercado: Juventus tem nas mãos proposta de 9 milhões de euros

João Mário pode trocar a Juventus pela Fiorentina no mercado de transferências de verão. Os viola fizeram uma oferta de nove milhões de euros.