Académica OAF 1-1 FC Famalicão: Num duelo tão quente, não houve quem tivesse frio

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalO frio que se faz sentir um pouco por todo o país não entrou no Estádio Cidade de Coimbra, confortavelmente aquecido por um bom espétaculo entre dois candidatos à subida, por uma boa moldura humana (4402 espectadores) … e por desacatos entre esta.

Mas já lá vamos. Comecemos pelo principal. Que é o jogo. A jogar em casa, a Académica entrou com vontade de assumir o jogo, porém, teve pela frente um adversário à altura e que soube responder ao ar autoritário dos anfitriões com uma frente de ataque móvel e dinâmica (Feliz, Rui Costa e João Mendes, sobretudo), agitada pela energia que os laterais (Joel e Jorge Miguel) ofereciam sempre que se integravam no ataque.

Este atrevimento famalicense esteve na génese da primeira ocasião  de golo do jogo – Jorge Miguel sobre a esquerda, tira cruzamento para a pequena àrea da Académica, onde aparece José Pedro a cabecear perto da baliza dos estudantes.

O jogo continuou numa toada de parada e resposta e o golo podia cair para qualquer lado. Caiu na baliza famalicense. Djousse combinou com Marinho, este tirou cruzamento perfeito para a entrada da pequena àrea onde apareceu Femi Balogun a encostar, de cabeça à passagem da meia hora de jogo.

O Famalicão pareceu acusar o golo sofrido e a Académica passou a dominar o jogo no quarto de hora final do primeiro tempo, e podia mesmo aumentar a vantagem, mas Marinho, primeiro atirou ao poste e Harramiz (entrado para o lugar do entretanto lesionado Femi Balogun), depois, isolado, não conseguiu contornar o guarda-redes famalicense.

Bancadas estiveram bem preenchidas no Cidade de Coimbra
Bancadas estiveram bem preenchidas no Cidade de Coimbra

Dito, treinador dos famalicenses não se fez de rogado e ao intervalo fez duas alterações. João Mendes e Hocko deram lugar a Dani e Jaime Poulson. Esta dupla aposta teve retorno quase imediato. O Famalicão surgiu mais afoito e chegou mesmo à igualdade, através de uma grande penalidade sofrida por Rui Costa e convertida por Willian aos 59 minutos.

Este golo teve o condão de acalmar um pouco o jogo. O Famalicão deixou de ser tão atrevido, e passou a atacar apenas pela certa. A Briosa tentava reagir mas batia na boa organização defensiva do adversário, reforçada com a saída de Rui Costa, referência ofensiva.

A Académica demorou a conseguir criar perigo, mas conseguiu fazê-lo a partir dos 10 minutos finais. Marinho e Harramiz, na cara do golo, não conseguiram desfeitar Gabriel. O Famalicão foi ganhando solidez defensiva, conseguiu resistir às investidas da Briosa e até esteve perto de conseguir sair de Coimbra com os três pontos num lance de contra-ataque em que Ricardo negou o bis de Willian.

A derrota seria um desiderato injusto para uma Académica que deu prova de que está vivíssima na luta pela subida. O “Homem do Leme” mudou, mas a equipa mantém ambição, ainda que não seja a única “a olhar o céu” que é a Primeira Liga, e uma boa dinâmica exibicional, para agrado de todos os academistas, incluindo aqueles que já não estão entre os vivos (Até sempre, Zé Pedro!).

P.S.: A vontade de ganhar pode cegar e gerar situações lamentáveis. As quezílias no relvado, entre jogadores, durante o jogo alastraram-se às bancadas, havendo lugar a uma tentativa de invasão de campo, bravamente travada pelos jogadores da Académica, em auxílio da segurança da estádio e, mais tarde, com adeptos de ambas as equipas a trocar insultos … e objectos (o arremesso de uma cadeira chegou mesmo a provocar ferimentos ligeiros numa adepta famalicense).

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os impressionantes números da temporada de Sergio Arribas, alvo do Sporting

Sergio Arribas tem sido um dos grandes destaques do Almería na La Liga 2. O Sporting é um dos clubes interessados no avançado espanhol.

José Mourinho convoca médio de 17 anos para o Arouca x Benfica

Miguel Figueiredo, médio de 17 anos, foi convocado por José Mourinho para o encontro do Benfica no terreno do Arouca.

Agente de Erling Haaland nega ligação ao Barcelona: «Não houve qualquer contacto»

Rafaela Pimenta, agente de Erling Haaland, negou qualquer contacto com o Barcelona para uma possível transferência do ponta de lança norueguês.

Manchester City faz o pleno: Pep Guardiola e Antoine Semenyo eleitos os melhores de fevereiro da Premier League

O Manchester City fez o pleno nos prémios da Premier League. Pep Guardiola e Antoine Semenyo foram os melhores do mês de fevereiro da competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax interessado em alvo do Sporting para o mercado de verão

O Ajax está interessado na contratação de Sergio Arribas. O avançado espanhol tem sido associado ao Sporting.

Maurizio Sarri em risco de despedimento na Lazio

Maurizio Sarri deve sair da Lazio no final da temporada. Segundo a imprensa a discordância do treinador com a direção do clube atingiu um ponto de rotura.

Celtic define alvo prioritário para liderar a equipa na próxima temporada

Robbie Keane é o atual treinador do Ferencváros e é o nome consensual em Glasgow para suceder ao treinador interino Martin O’Neill no verão.