Académico de Viseu FC 1-0 SC Farense: Chuva intensa só trouxe um golo

- Advertisement -

A formação do Académico de Viseu FC recebeu este sábado a equipa do SC Farense, em jogo a contar para a sexta jornada da Liga Pro.

Defrontavam-se a melhor defesa (os viseenses, com apenas três golos sofridos, a par do CD Nacional) e o melhor ataque da competição (os algarvios, tendo apontado 10 golos até então, tal como o Sporting da Covilhã, com quem dividiam a liderança da prova). Dada a chuva intensa que caiu sobre Viseu, o espetáculo teve muito poucos adeptos no Estádio do Fontelo, que apresentou um relvado pesado e, por vezes, de difícil utilização para circulação de bola rasteira, o que privilegiou o jogo direto e a recorrência das bolas longas.

O jogo começou partido, com ambas as formações a quererem puxar para si o controlo da posse de bola, mas quem o foi conseguindo foi a equipa da casa, que tentou explorar as costas dos laterais do Farense e, a partir da linha, cruzar para o ponta-de-lança, Anthony Carter. O Académico foi crescendo cada vez mais na partida e estava a conseguir encostar o adversário “às cordas”, ainda que, por uma ou outra vez, os algarvios fossem deixando avisos através do contra-ataque.

O primeiro lance de perigo real aconteceu pouco depois da meia hora de jogo, para o lado do Viseu, com um remate de Luisinho, de meia distância, a passar junto do poste direito da baliza de Hugo Marques. O Farense respondeu poucos minutos depois, através de um cabeceamento de Ryan Gauld, que sofreu um desvio e passou rente à barra. O jovem escocês não estava conformado e voltou a tentar, desta vez no um-para-um com Janota, mas o guardião viseense levou a melhor.

Se na maior parte do primeiro tempo foi o Académico quem esteve por cima no jogo, nos últimos dez minutos foram os “leões” de Faro a “colocar as garras de fora”, mas o nulo permaneceu inalterado.

Fonte: Bola na Rede

Se o jogo parou para o intervalo, a chuva não “seguiu o conselho” e continuou a cair copiosamente. O terreno de jogo mais pesado deu origem a um futebol “menos bonito”, de maior confronto físico e também com maior número de bolas longas e pelo ar, muitas das vezes com a trajetória influenciada pelo vento.

O único golo apareceu logo no reatar da partida, para o lado do Académico de Viseu. Luisinho executou um lançamento rápido e, após pequena combinação com Fernando Ferreira, tirou o cruzamento que encontrou Latyr no centro da área, solto de marcação. Estava inaugurado o marcador, desta feita pela turma de Rui Borges, e podia ter sido ampliado poucos minutos depois: novo cruzamento de Luisinho, que desta vez encontrou resposta de Carter, mas a bola passou ligeiramente por cima.

À passagem do minuto 64, os “Viriatos” podiam ter voltado a faturar, mas foi o guarda-redes Hugo Marques quem impediu que Jean Patric se estreasse a marcar com a camisola negra de Viseu, ainda que tenha ficado a ideia de que o fez de forma ilegal, utilizando a mão fora da área. O Farense ia tentando responder, mas sem nunca o conseguir fazer de forma esclarecida e limitando-se a tentar explorar o contra-ataque, o que se tornava numa opção curta para uma equipa que detinha o melhor ataque da prova.

Com o passar do tempo e o acumular do cansaço, de parte a parte, o jogo foi ficando partido e os ataques eram cada vez mais rápidos e de curta duração, situação que poderia privilegiar os algarvios e que se revelava perigosa para os viseenses. No entanto, a grande oportunidade que se seguiu voltou a pertencer ao Académico, com Jean Patric a contornar o guarda-redes adversário, mas a finalizar em desequilíbrio e, consequentemente, a atirar a bola ao lado.

A terminar a partida, os algarvios tiveram um livre na entrada da meia-lua viseense, mas ficou “preso” na barreira. O resultado final ficou fixado no 1-0 a favor da equipa da casa, que foi quem mais fez por merecer a vitória.

 

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

Académico Viseu FC – Ricardo Janota; Steven; Pica; Mathaus; Lucas; Zimbabwe; Latyr Fall; Fernando Ferreira (João Oliveira, 84’); Luisinho (João Mário, 80’); Jean Patric; Anthony Carter (Facundo, 90’).

SC Farense – Hugo Marques; Matheus Silva (Miguel Bandarra, 75’); Luís Rocha: Cássio; David Senna (Irobiso, 60’); Filipe Melo (Bura, 80’); Fabrício Isidoro; Ryan Gauld; Fábio Nunes; Mayambela; Fabrício Simões.

Alexandre Candeias
Alexandre Candeiashttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde sempre, tem o hábito de escrever sobre o desporto rei desde os tempos da escola primária, onde o tema das composições de Português nunca fugia da bola.

Subscreve!

Artigos Populares

Jan Bednarek deixa mensagem forte para Samu e critica: «O árbitro foi um pouco arrogante e isso não está certo»

Jan Bednarek analisou o desfecho do Viktoria Plzen x FC Porto. Encontro contou para a sétima jornada da fase de liga da Europa League.

FC Porto sofre na Chéquia e só nos descontos conseguiu o alívio de um empate amargo na Europa League

O FC Porto empatou com o Viktoria Plzen na Europa League. 1-1 foi o resultado final de um jogo muito complicado para os dragões.

Dia triste para os treinadores portugueses com derrotas de Sérgio Conceição e Pedro Emanuel: eis os resultados do dia na Arábia Saudita

Os treinadores portugueses não conseguiram festejar vitórias. Al Ittihad de Sérgio Conceição e Al Fayha de Pedro Emanuel derrotados.

Eis todos os detalhes da chegada de Rafa Silva ao Benfica

Rafa Silva já foi oficializado como novo jogador do Benfica. Águias confirmaram regresso do avançado, que assina até 2028.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto encaminha saída de avançado por empréstimo para o Utrecht

Ángel Alárcon está de saída do FC Porto. Dragões e Utrecht próximos de acordo para o empréstimo do avançado espanhol.

Samu Aghehowa falha 2º penálti em poucos dias e FC Porto continua atrás do Viktoria Plzen… mas em vantagem numérica

Samu Aghehowa falhou um penálti e os dragões continuam em desvantagem. FC Porto na Chéquia para defrontar o Viktoria Plzen.

Trabzonspor avança por Rodrigo Abascal e Vitória SC faz jogo duro

O Trabzonspor quer contratar um novo defesa central e tem Rodrigo Abascal na mira. Turcos já fizeram proposta ao Vitória SC.