Portimonense SC 0-0 Académica OAF: Costinha dá nó cego

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

“Recuperação” era a palavra de ordem. De um lado, o líder Portimonense à procura do rumo das vitórias depois de um empate e uma derrota; do outro, directamente do último lugar no pódio, uma Académica apostada em encurtar o espaço pontual (12 pontos à entrada da jornada) para a zona de acesso à Primeira Liga.

Condicionada por expulsões e saídas de última hora, a Académica apresentou quatro mudanças no onze (sim, Costinha foi a jogo com onze tal como prometera na conferência de imprensa após o jogo com o Penafiel ).

Yuri e Traquina entraram directamente para o lugar dos castigados Diogo Coelho e Marinho; Rui Miguel colmatou a saída de Tozé Marreco para Famalicão; e Nuno Piloto, face à expulsão de Nuno Santos ocupou o lugar do meio-campo de Makonda, que foi “arrastado” para o lado esquerdo da defesa.

Alterações, essas, que não afectaram as dinâmicas defensivas da equipa, nem a forma de condicionar o Portimonense (com apenas uma alteração, dado o regresso de Zambujo), limitando a largura com a qual os algarvios tanto gostam de jogar, destacando-se, neste aspecto, o trabalho defensivo dos extremos Traquina e Ernest.

Perante este contexto, o jogo tornou-se alérgico a situações de perigo na primeira parte, necessitando de um anti-histamínico chamado “iniciativa individual”, que chegou pelos pés de Everton. O brasileiro ziguezagueou pela zona central da Briosa e serviu Wilson Manafá, que rematou ao lado.

A segunda parte fazia adivinhar um jogo mais vivo. A Académica decidiu correr mais riscos, e tirou dividendos – logo aos 49 minutos, Traquina teve o golo nos pés, beneficiando de um ressalto após livre cobrado por Leandro, mas precipitou-se e atirou contra o corpo do guarda-redes do Portimonense, Luís Ferreira.

Esta ocasião de golo teve o condão de abrir o jogo e a bola passou a circular mais perto das áreas (sobretudo a do Portimonense)  beneficiando dos rasgos de jogadores como Wilson Manafá, Everton, Traquina ou Ernest. Porém, Costinha decidiu pôr um travão a isto. Preferiu não perder a ganhar. E colocou Ki no lugar do ganês. O jogo estagnou. A entrada do coreano, mais central, sossegou o jogo e oportunidades de perigo nem vê-las até ao final do encontro.

A procurada “recuperação” não foi conseguida por nenhuma das equipas, porque um dos treinadores decidiu (e conseguiu) colocar o jogo no congelador. O Aves pode, agora, ganhar pontos a ambas as equipas – em caso de vitória aproxima-se do Portimonense (pior sequência da época) e afasta-se da Académica.

Foto de capa: Portimonense SC

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Três anos depois, Erick Mendonça regressa ao Sporting: «Queria muito que o meu filho me visse de verde e branco»

O Sporting anunciou a contratação de Erick Mendonça. O universal português regressa ao clube após três temporadas ao serviço do Barcelona.

Jorge Jesus aponta ao topo: «Está na altura do mundo descobrir Portugal»

Esta quarta-feira, o novo selecionador nacional, Jorge Jesus, deixou uma mensagem para os adeptos portugueses nas redes sociais.

Didier Deschamps: «Ficámos aquém, mas pergunto-vos se o árbitro tem o nível necessário para uma semifinal»

Espanha venceu França por 2-0 e está na final do Mundial 2026. Didier Deschamps assumiu a má exibição, mas questionou a arbitragem. 

Sporting: não aproveitou a segunda oportunidade e tem ordem de saída

Souleymane Faye prepara-se para abandonar o plantel do Sporting. O jogador não convenceu na posição de lateral direito.

PUB

Mais Artigos Populares

Mercado: Santos pode acelerar João Palhinha no Benfica

João Palhinha interessa ao Benfica e pode deixar o Bayern Munique. O conjunto alemão quer realizar algumas vendas.

Para serem aposta no futuro? Rui Borges estreou duas jovens promessas pelo Sporting

Rui Borges estreou duas jovens promessas na equipa principal do Sporting contra o Celtic: Rodrigo Dias e Gabriel Silva.

Luis de la Fuente e a passagem à final: «Era uma das melhores seleções do mundo contra a melhor equipa do mundo»

Espanha venceu França por 2-0 e está na final do Mundial 2026. Luis De la Fuente mostrou-se orgulhoso e deixou elogios a Dani Olmo e Rodri.