1.

Taxiarchis Fountas – O internacional grego de 24 anos atua na equipa do SK Rapid Wien, apesar de já ter passado pela equipa do Red Bull Salzburg e por vários clubes gregos. Na Áustria, na temporada 2019/2020, esteve em destaque e somou 29 jogos por todas as competições. Marcou 20 golos e realizou ainda sete assistências.

Fonte: SofaScore

É um avançado bem diferente de Shon Weissman – que atuou no mesmo campeonato e que referi anteriormente. É um avançado baixo de 1,70 m que não se limita a ficar fixo na frente, sendo um jogador bastante móvel e que gosta de usar a sua velocidade para ocupar vários espaços no campo. Gosta de jogar aberto e de receber a bola nos flancos e de ser participativo em várias ações do jogo, gostando de participar mais na fase de criação.

É forte também na primeira fase de pressão e demonstra muita capacidade defensiva. A sua aceleração e velocidade são bastante úteis quando a equipa recupera a bola e inicia a transição ofensiva. Foi utilizado maioritariamente em 4x2x3x1 e em 3x5x2, e não tem problema de jogar tanto sozinho como acompanhado na frente. É inteligente e dá sinais de compreender bem o jogo, demonstrando uma frieza notável em frente à baliza.

Anúncio Publicitário

Joga bem de costas para a baliza e foi muitas vezes solicitado nas bolas longas, pois é capaz de conseguir ligar com os médios que vêm de frente. No entanto, não se deverá forçar o jogo aéreo e os duelos mais físicos no corpo a corpo, mas sim bolas no pé ou no espaço, pois com apenas 1,70 m o grego terá algumas dificuldades em lidar esse tipo de jogo, mas é forte no ataque à profundidade e em utilizar a sua velocidade.

Avaliação Transfermarkt: 3.000.000€

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por Joana Mendes