📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

As 3 muralhas de Alvalade que dão vantagem competitiva | Sporting CP

- Advertisement -

Sempre tivemos a tendência de dar mérito aos avançados quando a nossa equipa está em vantagem. Nunca, ou quase nunca, tendo a nossa equipa saído vitoriosa, elegemos um defesa ou guarda-redes como melhor em campo.

Isto pode dever-se a vários factores, entre eles o facto de, nesse jogo, o nosso adversário não ter colocado à prova o nosso sector defensivo. Mas, independentemente de qualquer motivo ou teoria, a verdade é que o futebol elege, em noventa e nove por cento dos casos, um avançado como o melhor dos melhores. É normal. Os golos são o objetivo principal do futebol ou qualquer outro desporto praticado com balizas.

Ainda assim, para que os golos dos nossos avançados façam a diferença, precisamos de não sofrer, pelo menos, tantos golos como os que conseguimos marcar e, para isso, contamos com o nosso sector defensivo e, nomeadamente, com os nossos guardiões, baluartes da tal vantagem.

Um guarda-redes pode fazer tanta diferença no resultado final como um avançado que faz um hat-trick e, por esse motivo, quero hoje destacar três “paredes de betão” que fizeram a diferença nas suas respectivas equipas e ofereceram a tal vantagem competitiva.

Poderia destacar outros, mas estes, pelo que conquistaram e contribuíram para essas mesmas conquistas, terão que ser destacados. Ainda que eles não joguem sozinhos, e tenham uma equipa à sua frente a ajudar, esta posição é a mais solitária de todas no campo. E quando eles erram, é sempre mais visível, principalmente por ser definitivamente mais decisivo, porque quase sempre resulta em golo do adversário.

Quero então destacar, sem qualquer hierarquia, por não serem comparáveis as modalidades que cada um pratica e por terem sido os três igualmente importantes para que os objectivos das suas equipas fossem atingidos e a vantagem assegurada.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Gala Dragões de Ouro do FC Porto: eis todos os vencedores

A Gala dos Dragões de Ouro decorreu esta segunda-feira para premiar várias figuras do universo do FC Porto. Eis todos os vencedores.

Rodrigo Mora é o Futebolista do Ano do FC Porto: «Só falta concretizar um sonho, ser campeão e festejar nos Aliados»

Rodrigo Mora venceu o prémio de Futebolista do Ano do FC Porto. Jovem português apareceu em palco de forma original.

Serie A: Jamie Vardy bisa e Cremonese surpreende na casa do Bolonha

O Cremonese venceu fora de casa o Bolonha por 3-1 na jornada 13 da Serie A. Jamie Vardy destacou-se com bis.

Tudo aconteceu ao Arouca e o Braga goleou na Primeira Liga: Desde expulsão, auto-golos e chapéu

O Braga goleou fora de casa o Arouca por 4-0 na jornada 12 da Primeira Liga. Jogo contou com vários momentos.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas revela aumento do número de sócios e ainda atira: «É por causa dessa força que o FC Porto continua a incomodar tanta...

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda época passada, chegada de Farioli e presente: «Os sinais dados até agora são encorajadores»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda Pinto da Costa, Jorge Costa, Diogo Jota e André Silva: «Estas perdas doem»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, recorda com saudades algumas figuras ligadas ao clube que morreram nos últimos meses.