As 3 muralhas de Alvalade que dão vantagem competitiva | Sporting CP

- Advertisement -

Sempre tivemos a tendência de dar mérito aos avançados quando a nossa equipa está em vantagem. Nunca, ou quase nunca, tendo a nossa equipa saído vitoriosa, elegemos um defesa ou guarda-redes como melhor em campo.

Isto pode dever-se a vários factores, entre eles o facto de, nesse jogo, o nosso adversário não ter colocado à prova o nosso sector defensivo. Mas, independentemente de qualquer motivo ou teoria, a verdade é que o futebol elege, em noventa e nove por cento dos casos, um avançado como o melhor dos melhores. É normal. Os golos são o objetivo principal do futebol ou qualquer outro desporto praticado com balizas.

Ainda assim, para que os golos dos nossos avançados façam a diferença, precisamos de não sofrer, pelo menos, tantos golos como os que conseguimos marcar e, para isso, contamos com o nosso sector defensivo e, nomeadamente, com os nossos guardiões, baluartes da tal vantagem.

Um guarda-redes pode fazer tanta diferença no resultado final como um avançado que faz um hat-trick e, por esse motivo, quero hoje destacar três “paredes de betão” que fizeram a diferença nas suas respectivas equipas e ofereceram a tal vantagem competitiva.

Poderia destacar outros, mas estes, pelo que conquistaram e contribuíram para essas mesmas conquistas, terão que ser destacados. Ainda que eles não joguem sozinhos, e tenham uma equipa à sua frente a ajudar, esta posição é a mais solitária de todas no campo. E quando eles erram, é sempre mais visível, principalmente por ser definitivamente mais decisivo, porque quase sempre resulta em golo do adversário.

Quero então destacar, sem qualquer hierarquia, por não serem comparáveis as modalidades que cada um pratica e por terem sido os três igualmente importantes para que os objectivos das suas equipas fossem atingidos e a vantagem assegurada.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Óscar de Marcos e a adaptação de Álvaro Djaló ao Athletic: «É verdade que não se adaptou como gostaria, mas tem tempo para fazê-lo»

Óscar de Marcos concedeu uma entrevista em exclusivo aos Bola na Rede nos Lareus 2026. O ex-lateral do Athletic falou da adaptação de Álvaro Djaló ao clube.

Issa Doumbia: há mais um episódio da ‘guerra’ entre Benfica e Sporting e está relacionado com o emblema da Luz

O Benfica realizou uma proposta de 15 milhões de euros mais bónus por Issa Doumbia, que também interessa ao Sporting.

O tempo contratual que o Real Madrid prepara-se para oferecer a José Mourinho

José Mourinho é o grande alvo do Real Madrid para o banco de suplentes e prepara-se para oferecer um contrato ao técnico válido até 2028.

Sporting não facilita saída a Maxi Araújo: leões podem receber verba histórica pelo ala

Maxi Araújo está a ser uma das estrelas do Sporting e pode abandonar o emblema de Alvalade no próximo mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: circulo de sucesso no meio campo dos leões pode ser encerrado no verão

João Palhinha está a ser apontado ao Sporting. O antigo jogador dos leões está cedido pelo Bayern Munique ao Tottenham.

Real Madrid: decisão em relação a José Mourinho já tem data marcada

O Real Madrid pode avançar nos próximos dias para a contratação de José Mourinho para o comando técnico da equipa principal.

Rio Ave: o treinador dos vila-condenses para 2026/27

O Rio Ave já decidiu que vai manter Sotiris Silaidopoulos no comando técnico da equipa principal para a próxima temporada.