As 3 muralhas de Alvalade que dão vantagem competitiva | Sporting CP

- Advertisement -

Sempre tivemos a tendência de dar mérito aos avançados quando a nossa equipa está em vantagem. Nunca, ou quase nunca, tendo a nossa equipa saído vitoriosa, elegemos um defesa ou guarda-redes como melhor em campo.

Isto pode dever-se a vários factores, entre eles o facto de, nesse jogo, o nosso adversário não ter colocado à prova o nosso sector defensivo. Mas, independentemente de qualquer motivo ou teoria, a verdade é que o futebol elege, em noventa e nove por cento dos casos, um avançado como o melhor dos melhores. É normal. Os golos são o objetivo principal do futebol ou qualquer outro desporto praticado com balizas.

Ainda assim, para que os golos dos nossos avançados façam a diferença, precisamos de não sofrer, pelo menos, tantos golos como os que conseguimos marcar e, para isso, contamos com o nosso sector defensivo e, nomeadamente, com os nossos guardiões, baluartes da tal vantagem.

Um guarda-redes pode fazer tanta diferença no resultado final como um avançado que faz um hat-trick e, por esse motivo, quero hoje destacar três “paredes de betão” que fizeram a diferença nas suas respectivas equipas e ofereceram a tal vantagem competitiva.

Poderia destacar outros, mas estes, pelo que conquistaram e contribuíram para essas mesmas conquistas, terão que ser destacados. Ainda que eles não joguem sozinhos, e tenham uma equipa à sua frente a ajudar, esta posição é a mais solitária de todas no campo. E quando eles erram, é sempre mais visível, principalmente por ser definitivamente mais decisivo, porque quase sempre resulta em golo do adversário.

Quero então destacar, sem qualquer hierarquia, por não serem comparáveis as modalidades que cada um pratica e por terem sido os três igualmente importantes para que os objectivos das suas equipas fossem atingidos e a vantagem assegurada.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Simon Adingra bisa na vitória do AS Mónaco diante do Nantes

O AS Mónaco recebeu e bateu o Nantes por três bolas a uma, este sábado, num encontro da 22.ª jornada da Ligue 1.

Sérgio Conceição sem dúvidas: «Não sinto a minha carreira a estagnar na Arábia Saudita»

Sérgio Conceição analisou a vitória do Al Ittihad diante do Al Fayha. Triunfo foi conseguido nos últimos minutos do jogo.

Tondela aproveita vantagem numérica para empatar a uma bola diante do Alverca

No encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga, o Tondela empatou a uma bola frente ao Alverca, que esteve com 10 elementos desde os 67 minutos.

Alteração de última hora: eis o novo horário da conferência de Francesco Farioli na antevisão ao CD Nacional x FC Porto

Francesco Farioli vai realizar este sábado a antevisão do CD Nacional x FC Porto. Horário da conferência de imprensa alterado.

PUB

Mais Artigos Populares

Elche de André Silva empata sem golos na receção ao Osasuna

Na 24.ª ronda da La Liga, o Elche recebeu...

José Mourinho conta história dos bastidores em que jogador do Santa Clara defendeu Schjelderup: «Não se chateie com o seu jogador»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou no estado do relvado nos Açores.

José Mourinho fala em 2 penáltis por assinalar para o Benfica: «Se fossem camisolas de cor diferente…»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou de penáltis por assinalar e do estado do relvado.