Força dos Números: Derby de Alvalade

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Todos os anos é assim. O mesmo frenesim, a mesma tensão, o mesmo empolgamento nas vésperas de um jogo que conhece 90 minutos mas começa muito antes, nos cafés e nos jornais e acaba muito depois, em “bocas” de colegas de trabalho.

O derby eterno mexe com aquilo que o ser humano tem de mais vulnerável – o orgulho. O orgulho que faz beijar os símbolos das camisolas que se vestem. O orgulho que explica a razão de não se ficar em casa e de acompanhar o seu “amor, seja onde for”. O orgulho que faz vibrar milhões de pessoas espalhadas pelo mundo em torno de uma causa comum – o clube do coração.

Sportinguistas e benfiquistas vão parar, no Sábado, 22 de Abril de 2017, às 20h30, porque em disputa, mais do os que três pontos, está o tal orgulho e o direito que assiste, ao vencedor, de brincar com o/a colega de trabalho (ou amigo/a, ou patrão/patroa, ou namorado/a) do outro clube.

E nós? Nós também não ficamos indiferentes. Ninguém fica, seja verde, vermelho, azul, amarelo ou cor-de-rosa. Não é só uma frase feita – o país pára. Nós incluídos. Parámos durante duas semanas inteiras para visitarmos a história na esperança de ouvir as histórias que ela nos tinha para contar. Relatos de estádios cheios, golos decisivos, orgulho exacerbado ao alto de uma loucura quase sempre saudável.

Se o Estádio José Alvalade falasse... Fonte: StadiumGuide.com
Se o Estádio José Alvalade falasse…
Fonte: StadiumGuide.com

Vimos muita coisa e apontámos tudo. E trouxemos para contar. A vocês, que não são só leitores, são colegas de paixão, que gostam disto tanto (ou mais… ou menos) quanto nós.

Olhámos e contámos os números do derby de Alvalade, a contar para o campeonato português, desde 1956, ano de inauguração do velhinho Estádio de Alvalade até hoje, e temos muita coisa para vos mostrar.

Não, não falamos só das 22 vitórias do Sporting, as 21 do Benfica e os 17 empates registados desde aí, ou dos 149 golos apontados (75 para os leões, 74 para os encarnados) até hoje. Falamos de muito mais. De expulsões, nacionalidades, grandes penalidades, treinadores que foram jogadores, jogadores que jogaram com as duas camisolas, golos nas estreias…

… enfim, gostamos disto tanto (ou mais ou menos) quanto vocês. Seria injusto ficarmos com a informação só para nós. Seguem 9 páginas de história. Sejam bem-vindos a mais uma edição da “Força dos Números”.

Foto de capa: Stadium Guide

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto prepara partida contra o Rangers com 2 baixas

O FC Porto vai enfrentar o Rangers na quinta-feira. Francesco Farioli continua a preparar o encontro relativo à Europa League.

Barcelona fecha contratação de defesa-central neerlandês de 18 anos

O Barcelona já garantiu a contratação de Juwensley Onstein. O defesa-central de 18 anos vai deixar o Genk, a título definitivo.

Fabrício Garcia emprestado pelo Estoril Praia ao Alverca

O Alverca anunciou a contratação de Fabrício Garcia. O lateral-esquerdo de 24 anos foi emprestado pelo Estoril Praia até ao final da época.

Bruno Fernandes já tomou uma decisão relativa ao seu futuro

Bruno Fernandes definiu que não vai tomar qualquer decisão sobre a sua continuidade no Manchester United até ao final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogador apontado ao FC Porto não vai rumar ao Dragão: o seu futuro também passará por vestir o azul e branco

O nome de Cyril Ngonge estava a ser associado ao FC Porto. Ainda assim, o jogador prepara-se para rumar por empréstimo ao Espanyol.

Benfica e Sporting podem ajudar-se mutuamente na Champions League

A vitória do Benfica é uma boa notícia para o Sporting e um triunfo leonino ajuda as águias. Champions League liga os rivais da Segunda Circular.

Gary Neville sai em defesa de Diogo Dalot: «É muitas vezes criticado por alguns adeptos do United, eu acho que ele é um bom...

Diogo Dalot recebeu elogios de Gary Neville. O antigo lateral do Manchester United saiu em defesa do lateral internacional português.