Os 10 “Jogadores Mais” da época do Sporting CP

    Rui Patrício

    Fonte: UEFA
    Fonte: UEFA

    Esta é a defesa que rendeu uma estátua a Rui Patrício, inaugurada este mês em Leiria, perto do Estádio Municipal. O guarda redes campeão europeu, melhor da competição disputada no verão passado, foi o histórico guardião do Sporting Clube de Portugal.

    Titular em 38 dos 47 jogos disputados pelos leões esta época, foi mais uma vez um pilar importantíssimo para a equipa. Não teve uma temporada tão exuberante como 2015/16, tal como a equipa. Contou com um quarteto defensivo muito desinspirado ao longo da época e isso também explica os 42 golos que sofreu com a camisola do leão. Apesar disso, continua a ser uma das vozes de comando do balneário, um dos elementos com mais anos de casa e é mesmo o quarto jogador que mais vezes vestiu a camisola do clube. Leva 411 jogos oficiais disputados pelos leões. À sua frente, apenas tem os históricos Manuel Fernandes, Vítor Damas e Hilário.

    Caso permaneça na próxima época em Alvalade, como todos desejamos, pode atingir duas marcas históricas. Pode tornar-se o guarda redes mais utilizado de sempre no clube (está a 25 jogos do lendário Damas) e pode também tornar-se o jogador com mais partidas disputadas. O líder desta classificação é Hilário, que disputou 453 jogos, mais 42 que Rui Patrício. Numa época normal, é provável que o internacional português faça mais que esses 42 encontros e a sua lenda se torne ainda maior nos verde e brancos.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Janeiro Oliveira
    Diogo Janeiro Oliveira
    Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.