Paulinho: O avançado que faz tudo… menos golos

Paulinho divide adeptos leoninos

O tema “Paulinho” é um tema que tem sido acompanhado (quase desde que o avançado chegou a Alvalade até aos dias de hoje) de perto pelo universo sportinguista. Para além disso, é um tema que divide opiniões; muitos adeptos leoninos defendem que é um jogador extremamente importante para o xadrez de Amorim e, outros tantos adeptos, dizem que não vale o dinheiro que foi investido, porque não faz aquilo que normalmente se pede a um ponta-de-lança, ou seja, golos.

Indo por partes, o avançado português chegou a Alvalade proveniente do SC Braga, a troco de 16 milhões de euros. Quando chegou, com ele trouxe a esperança de resolver um problema que, com Amorim, há desde sempre, o problema do ponta-de-lança. Para jogar no centro do último terço, Amorim tinha Sporar, Jovane e Tiago Tomás, no entanto, nenhum tinha as características ideais para aquela que era a ideia de jogo de Rúben Amorim e, por essa mesma razão, o técnico português foi “recrutar” o seu ex-jogador ao Minho.

Como chegou nas últimas horas do mercado de janeiro, a massa adepta leonina e a comunicação social foram benevolentes com o jogador e consideraram que os poucos golos marcados poderiam estar relacionados com a falta de rotinas com a equipa leonina. Contudo, um par de golos no final da época passada (frente ao Rio Ave FC e frente ao Boavista FC, no histórico jogo do título) pareceu amenizar a questão e fez com que ficasse a sensação de que o avançado já estava entrosado o suficiente e que, na próxima temporada (ou seja, esta, 2021/22), Paulinho iria marcar muitos golos.

⏸ INTERVALO | O Leão vai ganhando em casa por uma bola a zero! 💚 O golo foi apontado por Paulinho. 💪

Acompanha o jogo em: https://t.co/qBhuJzGN4E#SCPBFC #LigaNOS #DiaDeSporting pic.twitter.com/lTfltWQl8h

— Sporting Clube de Portugal 🏆 (@Sporting_CP) May 11, 2021

Agora, já em 2021/22, Paulinho tem dois golos em onze jogos. Um golo na Primeira Liga e outro na Liga dos Campeões. Para um avançado, é pouco.

Estas estatísticas logicamente que abrem espaço ao debate. Alguns defendem que Paulinho nunca deveria ter sido comprado, outros que devia ter sido comprado, mas por menos dinheiro, a maioria afirma que o avançado tem qualidade, contudo tem de passar alguns jogos no banco e, por fim, também há quem diga que ele é peça chave no onze leonino e que de lá não deve sair. Várias opiniões, todas elas percetíveis e com argumentos válidos.
Infelizmente, não tenho um poder de síntese tão apurado para conseguir dar a minha opinião sobre este assunto em três ou quatro palavras, por isso, dedico os próximos parágrafos à mesma.

Paulinho é muito importante para Amorim, sempre se percebeu isso. A importância, no entanto, tem lógica. No sistema do técnico português e na ideia de jogo do mesmo, é certo que o mais importante para o mais avançado centro não é marcar golos, é mais necessário desempenhar funções como baixar no terreno, estar confortável com a bola no pé, ligar o meio-campo ao ataque, arrastar marcações e abrir espaços e, funções como estas, Paulinho fá-las exemplarmente.

Paulinho
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Isto foi o lado positivo e, se fosse só isto, estava o Sporting muito bem. Contudo, tendo em conta que os leões são uma equipa que cria tantas ocasiões, inevitavelmente alguma terão de ser finalizadas por Paulinho e, neste momento e nesse capítulo, Paulinho não está bem, de facto. Algumas estatísticas destapam também estas fragilidades do avançado leonino.

Com um índice de expected goals na Liga Portuguesa a rondar o 3.7 e com apenas um golo no campeonato, Paulinho é o avançado que mais desperdiça, sendo que neste momento, o “normal” (tendo em contas as oportunidades que já teve) seria já ter quatro golos marcados. Para além disso, é também o avançado que mais remata (tem 22 remates no campeonato) e que menos marca. É, sem dúvida, um momento do jogo que Paulinho tem de evoluir. Apesar de não ser propriamente fraco a finalizar, neste momento acredito que atravessa uma grande falta de confiança que, como é lógico, não ajuda em nada. Tendo todos estes argumentos em conta, num momento normal, o melhor para Paulinho seria descansar um/dois jogos, “limpar” a cabeça, ganhar confiança e voltar em força.

No entanto, o Sporting CP não tem outro avançado para substituir imediatamente Paulinho e dar as mesmas garantias que o ex-SC Braga, daí também me parecer que é uma das razões para Paulinho ainda não ter descansado. Isto leva-nos a outra questão, que é a do Sporting não ter conseguido garantir um avançado que desse garantias no mercado de verão. Por isso, é esperar que esta crise de confiança de Paulinho passe, que o mesmo comece a marcar, que vá rodando também com Tiago Tomás e que, no mercado de inverno, chegue um avançado que dê garantias para entrar (ou ser titular) a qualquer momento. 

 

Alexandre Sequeira Ribeiro
Alexandre Sequeira Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado na ilha Terceira, nascido e criado para o futebol. Desde cedo aprendeu, viveu e vibrou com o desporto rei. Com o futebol e a escrita espero proporcionar um espetáculo fora das quatro linhas para todos aqueles que partilhem o gosto pela bola e pelos seus artistas.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.