SC Braga 2-3 Sporting CP: Dost a partir pedra

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

O Sporting amealhou hoje mais três pontos em Braga, num excelente espetáculo de futebol. Num jogo com várias alterações no marcador, os leões foram mais felizes e beneficiaram da eficácia de Bas Dost que, com mais um hat trick, contribuiu de forma decisiva para a vitória.

Jorge Jesus apenas colocou Zeegelaar no lugar de Jefferson como única alteração em relação ao onze que disputou o dérbi. Os leões entraram melhor na partida, com Gelson Martins a testar o regressado Marafona e com o Sporting a ter mais domínio territorial. Contudo, foram os minhotos que chegaram à vantagem. Após um lance em que Rui Fonte rematou à trave, Ricardo Horta fugiu a Gelson Martins e marcou na recarga. Um golo contra a corrente do jogo, mas que colocou o Braga em vantagem.Mais uma vez, os problemas defensivos do Sporting vieram à tona.

À passagem da meia hora, muita coisa aconteceu. Alan Ruiz lesionou-se sozinho no joelho (pode ser uma lesão grave) e foi substituído por alguém que foi dos melhores em campo, Daniel Podence. O jovem supersónico entrou a todo o gás e ganhou uma grande penalidade logo de seguida, sendo derrubado por Lazar Rosic no interior da área. Contudo, o capitão Adrien Silva rematou ao lado da baliza encarnada e o Sporting iria para o intervalo em desvantagem, apesar de estar a jogar claramente melhor que o adversário, agora orientado de forma definitiva por Abel Ferreira. Faltou alguma objetividade à reação leonina, mas os leões tiveram sempre mais vontade de jogar e marcar que os visitados.

A segunda metade iniciou praticamente com o empate dos verde e brancos. Naquilo que é uma raridade, foi apitada uma segunda grande penalidade a favor do Sporting (a diferença que se nota em algumas arbitragens assim que o Sporting sai da luta do título é abismal) e Bas Dost foi chamado a bater, enganando Marafona. O lance é de falta clara sobre Gelson Martins, a dúvida reside se a falta é dentro ou fora da área. Estava reposta a igualdade na Pedreira. Jesus retirou então Bruno César, substituindo-o por Bryan Ruiz, enquanto Abel Ferreira foi mais defensivo e retirou Stojiljkovic para colocar Xadas em campo. A um quarto de hora do final, Podence iniciou mais uma jogada pelo centro do terreno entregou na esquerda em Zeegelaar, que cruzou para o cabeceamento certeiro de Bas Dost.

Quando a vitória dos leões parecia certa, a defesa voltou a fraquejar e Rui Fonte empatou o encontro, após um lance em que Pedro Santos ganhou o ressalto a Paulo Oliveira. Porém, quem tem Bas Dost tem quase tudo. Schelotto subiu bem pela direita e cruzou para um cabeceamento fulminante do holandês, que deu a vitória à sua equipa. Já é o terceiro hat trick de um avançado leonino neste estádio do Sporting de Braga. Pinilla, em 2005, e Van Wolfswinkel, em 2013, foram os anteriores autores desta proeza. O Sporting ganhou bem, de forma justa, na Pedreira.

Com este resultado, o SC Braga ficou praticamente arredado do quarto lugar, que será para o seu grande rival Vitória de Guimarães. Valeu aos bracarenses a derrota do Marítimo em Santa Maria da Feira, senão podiam ter ficado apenas a um ponto dos arsenalistas. Já o Sporting praticamente confirmou o terceiro lugar, apesar de ainda espreitar improváveis escorregadelas do FC Porto para tentar chegar ao segundo lugar. Na próxima jornada, os leões recebem o Belenenses, com uma curiosidade. Daniel Podence e Gelson Martins estarão castigados, enquanto Alan Ruiz deverá estar lesionado. Será que teremos, finalmente, Francisco Geraldes na equipa titular dos leões e, ainda por cima, em Alvalade?

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Andebol: Jogo entre AA Avanca e Benfica interrompido aos cinco minutos devido às más condições do piso

O AA Avanca x Benfica dos 16-avos de final da Taça de Portugal foi interrompido devido à condições do piso e será retomado numa data ainda por definir.

Athletic e Real Sociedad apuram-se para as meias-finais da Taça do Rei

O Athletic bateu o Valencia por 2-1 com um golo nos descontos e a Real Sociedad visitou e venceu o Alavés por 3-2, nos quartos-de-final da Taça do Rei.

Fafe e Torreense empatam e decidem finalista da Taça de Portugal na segunda-mão

O Fafe e o Torreense empataram a uma bola durante a noite desta quarta-feira, num encontro válido pela meia-final da Taça de Portugal.

Lyon de Paulo Fonseca vence 11.º jogo consecutivo e Nice completa reviravolta histórica: Eis os resultados do dia na Taça de França

Nos 16-avos de final da Taça de França, o Lyon venceu por 2-0 frente ao Laval e o Nice completou uma enorme reviravolta e bateu o Montpellier por 3-2.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez com muito para pensar: a situação dos pontas de lança candidatos a serem chamados por Portugal

Portugal deverá levar três pontas de lança para o Mundial 2026. Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos serão incluídos.

Estugarda bate equipa da segunda divisão e garante o lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha

O Estugarda marcou o seu lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha, esta terça-feira, com a vitória por 3-0 no terreno do Holstein Kiel.

Renato Nhaga deixa os cofres do Casa Pia cheios: venda do médio e a maior da história dos gansos

Renato Nhaga foi vendido ao Galatasaray, rendendo ao Casa Pia uma verba fixa de seis milhões e meio de euros.