Sem erros de arbitragem, o líder seria outro

sporting cp cabeçalho 2

É costume os adeptos das equipas mais beneficiadas pelas arbitragens dizerem frases como “todos os clubes grandes são beneficiados”, numa tentativa de relativizar tudo e de passar uma esponja por aquilo que se vai passando nos relvados. Numa altura em que se cumpre um ano desde o último penálti e expulsão assinalados contra o Benfica (Marco Ferreira, autor de tal imprudência, seria despromovido no fim da época e viu-se obrigado a deixar a arbitragem), e em que o líder e o vice-líder do campeonato estão separados por uma distância ínfima, torna-se relevante saber se o tratamento dado a Sporting e Benfica pelas arbitragens foi realmente idêntico ou se, por outro lado, alguma destas equipas tem razões de queixa (não se incluiu o Porto sobretudo por razões logísticas, uma vez que os dragões estão longe de estar arredados da luta pelo título).

Analisando os casos controversos mais evidentes, conclui-se neste texto aquilo que só será surpresa para o adepto benfiquista mais tendencioso: o clube da Luz tem sido, de facto, mais ajudado pelas arbitragens, e os lances que beneficiaram a equipa de Rui Vitória foram em maior número do que aqueles que a prejudicaram. Com o Sporting acontece o fenómeno oposto: apesar de os leões também terem sido favorecidos em alguns lances – neste texto conclui-se que ambas as equipas têm mais pontos do que deveriam, embora uma em bastante maior grau do que outra… – a quantidade de vezes que foram prejudicados é superior. Acresce o facto de, com os erros, o Sporting só não estar mais longe do Benfica – provavelmente até arredado do título em definitivo… – porque conseguiu ganhar jogos em que foi bastante fustigado por más arbitragens (casos dos jogos com o Nacional, Braga e Académica, todos em casa).

Apesar de apetecer dizer a frase “só no golo do Tondela contra o Sporting, na 1ª jornada, há mais ilegalidades (3: falta mal assinalada, golo em fora-de-jogo e marcado com a mão) do que aquelas que prejudicaram o Benfica até à 8ª jornada”, é evidente que a análise através das imagens será bem mais útil e categórica. Tendo isso em conta, resolveu apresentar-se as imagens de todos os lances – para ambos os lados e em igualdade de circunstâncias, para que se acabe com a conversa do “os árbitros erram para todos os lados” e com comentários vazios e a atirar areia para os olhos como “ai o penálti do Tonel”. Iremos analisar, em primeiro lugar, os lances que beneficiaram e prejudicaram o Benfica, fazendo de seguida o mesmo para o Sporting.

Importante: as jornadas escritas a maiúsculas e sublinhado (ex: “1ª JORNADA“) correspondem aos jogos em que o referido clube foi beneficiado/prejudicado com influência no resultado; da mesma forma, as jornadas escritas a letra minúscula e sem sublinhado (ex: “1ª jornada“) dizem respeito às partidas em que houve erros, a favor ou contra, mas sem influência no resultado.

Vejamos, pois:

BENFICA

Lances que beneficiaram o Benfica:

– 1ª JORNADA

– penálti não assinalado de Luisão no Benfica-Estoril (resultado em 0-0) – 1º penálti por assinalar:

luisao estoril

– 6ª JORNADA:

– penálti não assinalado de Mitroglou no Benfica-Paços de Ferreira (resultado em 0-0) – 2º penálti por assinalar:

penalti mitro

 

– 8ª jornada:

– expulsão perdoada a Samaris (resultado em 0-3 para o Sporting):

8 benfica samaris agressao

– expulsão perdoada a Fejsa (resultado em 0-3 para o Sporting):

8 benfica fejsa agressao

– 11ª jornada:

– penálti não assinalado de Lisandro (resultado em 2-0 para o Benfica, com quase meia hora para jogar) – 3º penálti por assinalar:

11 lisandro braga melhor

 

João V. Sousa
João V. Sousahttp://www.bolanarede.pt
O João Sousa anseia pelo dia em que os sportinguistas materializem o orgulho que têm no ecletismo do clube numa afluência massiva às modalidades. Porque, segundo ele, elas são uma parte importantíssima da identidade do clube. Deseja ardentemente a construção de um pavilhão e defende a aposta nos futebolistas da casa, enquadrados por 2 ou 3 jogadores de nível internacional que permitam lutar por títulos. Bate-se por um Sporting sério, organizado e vencedor.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Dias: «Mais um troféu e uma vitória categórica que não deixa dúvidas»

Nuno Dias analisou o desfecho do duelo entre o Sporting e o Benfica. Leões conquistaram a Supertaça de Futsal em Gondomar numa vitória por 6-1.

Cassiano Klein: «Competir contra a arbitragem emocionalmente é desafiante. Não podemos, estamos aqui para jogar e eles para arbitrar»

Cassiano Klein analisou o desfecho do duelo entre o Sporting e o Benfica. Leões conquistaram a Supertaça de Futsal em Gondomar com um 6-1 na final.

Sporting goleia Benfica por 6-1 e vence Supertaça de Futsal

O Sporting não deu quaisquer hipóteses ao Benfica na Supertaça de Futsal. Triunfo contundente por 6-1 dos leões sobre o eterno rival em Gondomar.

Nun’Álvares vence Benfica no prolongamento e conquista Supertaça Feminina de Futsal

O Nun'Álvares venceu a Supertaça Feminina de Futsal. Na final diante do Benfica, triunfo por 3-2 só surgiu no prolongamento.

PUB

Mais Artigos Populares

Jeremiah St. Juste pede respeito ao Sporting e garante: «O verde e o branco bombeia nas minhas veias e vou vestir a camisola da...

Jeremiah St. Juste reagiu em comunicado à decisão do Sporting em despromovê-lo à equipa B. Defesa pediu mais respeito e garantiu que vestirá a camisola com orgulho.

Frederico Varandas com mensagem de confiança aos adeptos do Sporting: «A nossa estratégia é igual desde 2018 e ninguém ganhou tantos campeonatos como nós»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.

Frederico Varandas responde aos agentes de Viktor Gyokeres e Conrad Harder: «São excelentes agentes porque fiz 90 milhões de euros e não paguei comissão»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.