Sem erros de arbitragem, o líder seria outro

Sendo o autor destas linhas um assumido Sportinguista, optou-se, para prevenir eventuais acusações de “cegueira” (que irão sempre acontecer, bem entendido) por, na dúvida, dar razão à perspectiva benfiquista. Desse modo, apenas se incluíram lances óbvios e foram deixados de fora jogadas mais duvidosas, tais como:

– o golo anulado a Slimani no Boavista-Sporting, por se considerar que há efectivamente falta do argelino. Este lance, contudo, tem a particularidade de ter sido julgado por Soares Dias, que aqui sancionou um leve contacto mas que, no Sporting-Benfica, deixou passar um puxão mais nítido de Lindelof ao mesmo Slimani, como veremos aqui;

– um suposto penálti na área axadrezada no Boavista-Sporting (que Bruno de Carvalho incluiu no seu protesto recente), por não ser claro nem sequer com repetições;

– um suposto penálti no Sporting-Moreirense (antes do golo irregular dos leões, num jogo em que este artigo contabiliza como o Sporting tendo sido beneficiado), por não ser nítido se há ou não empurrão a Gelson;

– o penálti que dá o segundo golo do Benfica-Estoril, por não ser claro se há ou não mão do atleta estorilista;

– um lance no Benfica-Tondela, com o resultado em 1-0, em que o árbitro marca falta do jogador visitante mas foi Lindelof quem o empurrou. Não se inclui este lance porque se julga aceitável considerar que o contacto do sueco não é suficiente para ser assinalada grande penalidade – o que não seria de certeza era falta do atleta do Tondela, que o árbitro assinalou.

Lances como foras-de-jogo mal tirados em jogadas flagrantes (como, por exemplo, a João Pereira no Boavista-Sporting ou a Teo Gutiérrez no Sporting-Moreirense) também não foram contabilizados, por a margem de erro sobre se realmente seria golo ou não ser maior. No entanto, considera-se pertinente mencioná-los aqui – por serem jogadas de golo iminente – embora não os incluindo na contabilização.

 

Este texto sustenta também que a denúncia, por parte de Bruno de Carvalho, de que o Benfica oferece 1120 jantares por ano a árbitros desempenhou um papel importante no presente campeonato. Há, por assim dizer, um “antes”, um “durante” e um “depois” da denúncia dos vouchers, sendo que foi apenas no “durante” – isto é, ao longo do período em que o efeito das palavras do presidente do Sporting foi notório – que os benefícios de que o Benfica usufruiu devido a arbitragens (premeditadamente ou não) conheceram um abrandamento. Tentaremos sustentar o que aqui é dito com a seguinte tabela, feita tendo em conta os lances que atrás se mostraram:

TABELA FINAL

 

Nesta época houve, como vimos, quatro momentos-chave: a denúncia dos vouchers (com o consequente período de amenização nas arbitragens), a pressão de Luís Filipe Vieira aos árbitros após o Benfica-Rio Ave da 14ª jornada, a entrevista de Vítor Pereira a desvalorizar o assunto dos vouchers e, por fim, o arquivamento do caso, na consequência do qual os erros a beneficiar directa ou indirectamente o Benfica dispararam. Esses quatro momentos originaram três períodos muito diferentes na temporada 2015/16: antes, durante e depois da denúncia dos jantares. Vejamos como se repartem os erros nos jogos de Benfica e Sporting em cada um desses três períodos:

SLB TABELA

 

 

 

SCP TABELA

 

Conclusão: o Benfica foi beneficiado num total de 11 vezes e prejudicado num total de 5; o Sporting foi beneficiado num total de 8 vezes e prejudicado num total de 15.

Vejamos agora as tabelas relativas apenas aos erros de arbitragem, a favor e contra os dois clubes, que tiveram influência no resultado:

João V. Sousa
João V. Sousahttp://www.bolanarede.pt
O João Sousa anseia pelo dia em que os sportinguistas materializem o orgulho que têm no ecletismo do clube numa afluência massiva às modalidades. Porque, segundo ele, elas são uma parte importantíssima da identidade do clube. Deseja ardentemente a construção de um pavilhão e defende a aposta nos futebolistas da casa, enquadrados por 2 ou 3 jogadores de nível internacional que permitam lutar por títulos. Bate-se por um Sporting sério, organizado e vencedor.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Christian Eriksen esteve perto da La Liga e cenário não está descartado

Christian Eriksen está livre no mercado, mas é um nome que interessa à Real Sociedad, conjunto que atua na La Liga.

Barcelona ganha espaço para poder inscrever reforço do mercado de verão

O Barcelona vai poder inscrever Roony Bardghji, jogador que foi contratado durante este verão, após ter rescindido com Oriol Romeu.

Eis o primeiro onze oficial de Luís Freire como selecionador dos Sub-21 de Portugal

Luís Freire estreia-se como selecionador dos Sub-21 de Portugal nesta sexta-feira. A equipa das quinas vai defrontar o Azerbaijão.

Rui Borges é o novo treinador da Natação do FC Porto

Rui Borges foi confirmado como treinador da Natação do FC Porto. O técnico está de volta ao clube azul e branco, onde conquistou 258 títulos de campeão.

PUB

Mais Artigos Populares

Diretor do Union Berlin explica: Jeremiah St. Juste não foi contratado devido a um português

A contratação de Jeremiah St. Juste para o Union Berlin foi abortada no mercado de verão e a justificação está em Diogo Leite. O clube alemão não quis contratar mais jogadores.

FC Porto já treinou esta sexta-feira e há grande novidade

O FC Porto treinou esta sexta-feira aos treinos no Olival. Situação física de Pepê é a principal novidade desta sessão de treino.

Neemias Queta sofre racismo nas redes sociais: «Há pessoas portuguesas que são vítimas de racismo no seu próprio país»

Neemias Queta tem sido alvo de racismo nas redes sociais. GAC faz levantamento de insultos e reflexão.