📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

SL Benfica 1-3 Sporting CP: Leões dominam na Luz e não abrandam o ritmo

- Advertisement -

A CRÓNICA: LENÇOS BRANCOS CRITICAM UM BENFICA SEM IDEIAS

SL Benfica e Sporting CP mediram forças na 13.ª jornada do campeonato. Num Estádio da Luz com as bancadas cheias pelos adeptos de ambas as equipas, o derby iniciou como se podia esperar: com ambas as equipas a procurarem o golo e a colocarem em campo toda a sua intensidade.

Os “leões” mostraram-se mais acutilantes no ataque à baliza adversária e colocaram muitas dificuldades à equipa da casa. Foi através da inspiração de Pote e do talento de Sarabia que surgiu o primeiro golo, com o médio a encontrar o avançado espanhol entre os centrais “encarnados” e este a finalizar de primeira.

O Benfica não se encolheu e procurou o empate, mas vacilava no momento da decisão. O Sporting aproveitava o pendor ofensivo adversário para atacar em contra-ataque e conseguiu marcar novamente, mas o tento de Paulinho foi anulado por fora de jogo e o encontro seguiu para intervalo com 1-0 no marcador.

A saída para o descanso fez bem aos comandados de Jorge Jesus, que começaram a aproximar-se mais da baliza “leonina” e a importunar Adán – que até então fora praticamente sempre um espectador. Primeiro por Darwin e depois João Mário desperdiçaram oportunidades e a formação de Alvalade respondeu a contar. Matheus Nunes progrediu no campo e encontrou Paulinho que picou a bola sobre Odysseas e fez o 2-0.

Tal como acontecera na primeira parte, as “águias” voltaram a reagir, mas Rafa não conseguiu finalizar e levou o esférico à trave. Desta vez Matheus Nunes assumiu o papel de finalizador e marcou, fazendo o 3-0 e levando vários adeptos “encarnados” a deixar as bancadas do estádio.

Até ao final o Benfica conseguiu reduzir por intermédio de Pizzi, mas os três pontos seguiram para Alvalade.

 

A FIGURA
Sporting x Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Pablo Sarabia – O avançado espanhol foi sempre uma seta apontada à baliza adversária e nunca permitiu que a defesa adversária descansasse. Matheus Nunes também esteve em evidência e pode partilhar esta distinção.

 

O FORA DE JOGO
Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Everton – O médio brasileiro até entrou bem no jogo, evidenciando-se como um dos principais “motores” ofensivos das “águias” que se balanceavam no corredor esquerdo. Contudo, Everton foi perdendo influência com o passar dos minutos e a transição para ala direita apenas veio dificultar ainda mais a sua exibição.

 

ANÁLISE TÁTICA – SL BENFICA

Na procura do 3-4-3, Jorge Jesus apostou em André Almeida para a posição de terceiro central e a falta de velocidade e entrosamento com os seus colegas de setor fez-se sentir, com Sarabia a aproveitar o espaço para inaugurar o marcador e assistir Paulinho para um golo que seria anulado por fora de jogo.

Ofensivamente o Benfica voltou a mostrar dificuldades no momento da decisão. Tanto na hora de finalizar como de encontrar o homem mais avançado, a equipa da Luz mostrou alguma infelicidade ao atirar dois remates aos ferros, mas faltou sangue-frio para ultrapassar Adán.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Odysseas Vlachodimos (6)

Grimaldo (6)

Vertonghen (6)

Otamendi (7)

André Almeida (5)

Valentino Lázaro (6)

Julian Weigl (6)

João Mário (7)

Rafa (6)

Everton (5)

Darwin (6)

SUBS UTILIZADOS 

Yaremchuck (6)

Pizzi (6)

Gilberto (6)

Taarabt (5)

Gonçalo Ramos (5)

ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

Sem João Palhinha nem Sebastian Coates, Ruben Amorim apostou em Ugarte e Feddal para assumirem as posições de médio defensivo e central, respetivamente, e a formação de Alvalade não se ressentiu. A dupla de centrocampistas formada por Ugarte e Matheus Nunes controlou o meio-campo e o médio português foi fundamental com a forma como marcou e assistiu Paulinho para o segundo golo.

O tridente ofensivo composto por Pote, Paulinho e Sarabia – apelidado de PSP pelos adeptos leoninos – mostra-se cada vez mais habituado a jogar junto e causou o caos frente a uma defesa do Benfica que teve muitas dificuldades em lidar com a sua velocidade e mobilidade.

Defensivamente também importa mencionar a exibição do trio defensivo do emblema de Alvalade, que conseguiu sempre limitar as ações de Darwin e Yaremchuk.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Adán (7)

Luís Neto (6)

Gonçalo Inácio (6)

Feddal (6)

Matheus Reis (6)

Pedro Porro (7)

Manuel Ugarte (7)

Matheus Nunes (7)

Pedro Gonçalves (8)

Pablo Sarabia (8)

Paulinho (7)

SUBS UTILIZADOS 

Ricardo Esgaio (6)

Tiago Tomás (6)

Nuno Santos (-)

Daniel Bragança (-)

 

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

SL Benfica

Não foram colocadas questões ao treinador do SL Benfica, Jorge Jesus

Sporting CP

Não foram colocadas questões ao treinador do Sporting CP, Rúben Amorim

 

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto toma decisão sobre o mercado após lesão de Luuk de Jong e define 2 posições a reforçar em janeiro

O FC Porto continua com as mesmas prioridades no mercado de janeiro. Dragões não vão mudar estratégia após a lesão de Luuk de Jong.

Pep Guardiola aborda lesão de médio do Manchester City: «Depois dos acontecimentos anteriores com contratempos, temos de ter mais cuidado»

Pep Guardiola abordou a lesão de Rodri Hernández. O médio espanhol falhou os últimos cinco jogos dos cityzens.

Roberto Martínez elogia Colômbia e Uzbequistão e mostra-se feliz com detalhe no Mundial 2026: «Alguns jogadores tiveram épocas muito longas e precisam de se...

Roberto Martínez, treinador de Portugal confessou-se muito feliz com o sorteio do Mundial 2026. Seleção sorteada no Grupo K.

Luis Enrique sobre a Ligue 1 2025/26: «O campeonato é mais motivador»

Luis Enrique comentou a atual classificação da Ligue 1 e destacou a competitividade do campeonato na presente temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Selecionador da Colômbia feliz com sorteio do Mundial 2026: «Dá-me gosto enfrentar uma equipa como Portugal»

Néstor Lorenzo, treinador da Colômbia, confessou-se muito feliz com o sorteio do Mundial 2026. Seleção colombiana no grupo de Portugal.

Carlo Ancelotti sobre Neymar: «Se merecer ir, se estiver melhor ou igual a outro jogador, ele vai jogar o Mundial»

Carlo Ancelotti voltou a falar sobre Neymar e a possível convocatória do avançado brasileiro para o Mundial 2026.

Vitinha brinca com António Raminhos, faz convite a Costinha e fala do grupo de Portugal no Mundial 2026: «Qualquer fosse o sorteio ia ficar...

Vitinha comentou o sorteio de Portugal no Mundial 2026. Médio do PSG mostrou-se feliz e brincou mesmo com António Raminhos e Costinha.