Sporting CP | As 5 figuras que reforçaram o estatuto de “grande”

- Advertisement -

O Sporting é maior do que qualquer figura, mas… (foi a competência de algumas figuras que o tornou grande)

Todos já ouvimos a velha frase de que o clube é mais importante do que qualquer jogador, presidente ou treinador. A verdade é que o Sportinguistas escolheram apoiar o Sporting, não por esta ou aquela figura, mas pelos valores que o clube defende e pelos quais se rege.

Os sportinguistas orgulhosamente ostentam a bandeira de apoiarem um dos clubes mais titulados do mundo, o mais eclético, e definitivamente uma instituição que nunca se viu arrolada em nenhum processo judicial em que se provasse garantir vantagens desportivas e políticas de uma forma menos leal.

Apesar disso, a grandeza do clube foi construída pela competência e feitos de algumas figuras importantes na história do clube. Ou seja, ainda que sejamos sportinguistas independentemente de quem o represente, seja em campo ou no pelouro, a história do Sporting depende de alguns profissionais que se destacaram a defender o mesmo.

Por isso, e apesar de ficarem em falta os nomes de milhares de personalidades que fizeram e pertenceram à história gloriosa do clube leonino, passando desde os administrativos, roupeiros, dirigentes, treinadores, jogadores das mais diversas modalidades, e por aí fora, irei deixar-vos alguns nomes que para mim foram importantes, seja por saber a importância que tiveram ou por ter vivenciado os feitos já no meu tempo de sportinguismo.

(Darei maior incidência ao futebol por ter sido a modalidade que impulsionou o clube e continuar a ser a mais representativa para os sócios e adeptos. Poderia fazer vários TOPs para as mais diversas modalidades, sendo que pelo menos três dos nomes abaixo indicados estariam representados em todos eles.)

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

O que dizem as lágrimas de Lionel Messi? – Diário do Mundial 2026 #27

A Argentina bem pode agradecer a Lionel Messi por ter evitado uma surpresa contra o Egito. No Mundial 2026, a última vaga nos quartos de final ficou com a Suíça.

Eis o quadro final dos quartos de final do Mundial 2026

Já são conhecidos todos os quatro jogos dos quartos de final do Mundial 2026. Argentina e Suíça juntam-se ao chaveamento já conhecido.

Decisão nos penáltis: Suíça vence a Colômbia e é a última seleção apurada para os quartos de final do Mundial 2026

A Suíça venceu a Colômbia e continua no Mundial 2026. Decisão só foi conhecida através da marcação das grandes penalidades.

Lyon de Paulo Fonseca pede adiamento da estreia na Ligue 1 devido à Champions League

O Lyon solicitou à Liga de Futebol Profissional francesa o adiamento do jogo da primeira jornada da Ligue 1, caso siga em frente na Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Sacavenense reforça plantel enquanto aguarda decisão sobre vaga no Campeonato de Portugal

O Sacavenense continua a preparar a temporada 2026/27 e mantém a esperança de integrar o Campeonato de Portugal.

Thibaut Courtois responde às críticas: «Recebemos muitas faltas de respeito nos últimos dias»

Depois da vitória da Bélgica sobre os Estados Unidos, por 4-1, Thibaut Courtois reagiu às críticas dirigidas aos Diabos Vermelhos.

João Mário mexe com o mercado: Juventus tem nas mãos proposta de 9 milhões de euros

João Mário pode trocar a Juventus pela Fiorentina no mercado de transferências de verão. Os viola fizeram uma oferta de nove milhões de euros.