Sporting CP | As 5 figuras que reforçaram o estatuto de “grande”

- Advertisement -

O Sporting é maior do que qualquer figura, mas… (foi a competência de algumas figuras que o tornou grande)

Todos já ouvimos a velha frase de que o clube é mais importante do que qualquer jogador, presidente ou treinador. A verdade é que o Sportinguistas escolheram apoiar o Sporting, não por esta ou aquela figura, mas pelos valores que o clube defende e pelos quais se rege.

Os sportinguistas orgulhosamente ostentam a bandeira de apoiarem um dos clubes mais titulados do mundo, o mais eclético, e definitivamente uma instituição que nunca se viu arrolada em nenhum processo judicial em que se provasse garantir vantagens desportivas e políticas de uma forma menos leal.

Apesar disso, a grandeza do clube foi construída pela competência e feitos de algumas figuras importantes na história do clube. Ou seja, ainda que sejamos sportinguistas independentemente de quem o represente, seja em campo ou no pelouro, a história do Sporting depende de alguns profissionais que se destacaram a defender o mesmo.

Por isso, e apesar de ficarem em falta os nomes de milhares de personalidades que fizeram e pertenceram à história gloriosa do clube leonino, passando desde os administrativos, roupeiros, dirigentes, treinadores, jogadores das mais diversas modalidades, e por aí fora, irei deixar-vos alguns nomes que para mim foram importantes, seja por saber a importância que tiveram ou por ter vivenciado os feitos já no meu tempo de sportinguismo.

(Darei maior incidência ao futebol por ter sido a modalidade que impulsionou o clube e continuar a ser a mais representativa para os sócios e adeptos. Poderia fazer vários TOPs para as mais diversas modalidades, sendo que pelo menos três dos nomes abaixo indicados estariam representados em todos eles.)

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Vincent Kompany rendido a jogador do Bayern Munique: «O pacote completo impressionou-me»

Vincent Kompany deixou muitos elogios a Michael Olise. Avançado francês brilhou na goleada do Bayern Munique.

Ousmane Dembélé escolhe companheiro do PSG para a sucessão da Bola de Ouro: «É o melhor do mundo»

Ousmane Dembélé surpreendeu com a sua escolha para a Bola de Ouro 2026, apontando para o colega do PSG, Khvicha Kvaratskhelia.

Gustavo Varela impressiona Itália e destaca outro ex-Benfica como referência: «Admiro-o»

Gustavo Varela tem encantado Itália e a Serie A. Depois de bisar para dar a vitória ao Monza, avançado reagiu.

Carlos Vicens já é um dos 10 treinadores mais vencedores da história do Braga

Com o triunfo por 1-0 sobre o Estoril Praia, Carlos Vicens entrou no top-10 de treinadores com mais vitorias no comando do Braga.

PUB

Mais Artigos Populares

Mikel Arteta sobre Viktor Gyokeres: «Precisamos de lhe dar todo o apoio e confiança. Conhecemos o jogador que temos»

Mikel Arteta abordou a utilização de Viktor Gyokeres neste início de época. Avançado sueco foi titular uma vez em quatro jogos.

Vincenzo Montella convoca Tiknaz para os próximos jogos da Turquia

Demir Ege Tıknaz foi chamado pelo selecionador da Turquia, Vincenzo Montella, para os próximos jogos da Liga das Nações.

UFC 331 | Roubo da coroa

Arman Tsarukyan encontra-se numa situação peculiar, ele é claramente a pessoa que deveria ter uma hipótese de lutar pelo cinturão do UFC