Publicidade

Sporting CP: Jogador do Ano, Desilusão e Revelação de 2019

Tiago Silva · 5 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

O Natal já passou, mas ainda há muitos adeptos a sonhar com aquela prenda no sapatinho com o aproximar do mercado de transferências. Esta altura, de época festiva, serve também para fazer uma retrospetiva daquilo que foi o ano civil de 2019 em vários aspetos e no futebol não é diferente. Golos, emoção, desilusão, fracasso, sucesso. Vários treinadores e vários jogadores. Muitas mudanças, é certo. Um ano cheio de jogos e de diferentes sentimentos. É altura de olhar para os que se destacaram e para os que, por outro lado, deixam um pouco a desejar.

O JOGADOR DO ANO

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Bruno Fernandes – Quando se fala de jogador do ano, só nos pode ocorrer este nome. É o maestro leonino e enquanto continuar de leão ao peito será o dono da baqueta. Um jogador que é um líder em campo, que é a voz do treinador, que é um motivador e um inconformado que procura sempre mais e melhor. O peso excessivo que por sua vez tem no coletivo leonino leva-o constantemente a um jogo de permanente risco, numa ideia de que se não for ele, mais ninguém o fará.

Por vezes, esse seu risco e maior atrevimento levam Bruno a ter um pior discernimento e uma pior tomada de decisão, somando até uma percentagem significativa de passes errados. Mas é essa irreverência que o caracteriza e é essa sua decisão de arriscar que por vezes colhe bons frutos, como é caso do golo que vemos na imagem em anexo. Carrega o Sporting CP de forma abismal nos seus melhores momentos e resultados, com um número fantástico de golos e assistências, e confirma cada vez mais todo o seu potencial e toda a sua qualidade.

É um jogador que na presente época desportiva ocupa posições no terreno mais longe da zona de decisão mas mais próximo das zonas de criação e, por vezes, por ter menos golos e assistências leva a que os adeptos não atentem tanto nas suas exibições, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores que nos presenteou com mais golos. No entanto, é um jogador fundamental e é um jogador que joga e faz jogar. Apesar de tudo o que se passou fora do relvado, Bruno Fernandes mostra dentro de campo que é um Leão e que será sem dúvida um dos melhores jogadores que jogou de verde e branco. Só terá de melhorar mais a sua parte cerebral e ser menos emotivo, certamente todos ficarão a ganhar com isso.

A DESILUSÃO DO ANO

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Jesé Rodríguez – O espanhol que foi formado no Real Madrid, era em 13/14 visto como um dos mais promissores jovens e contou ainda com quase 100 jogos pela formação espanhola. Foi vendido ao PSG por 25M€, mas não rendeu. De empréstimo em empréstimo, com exibições irregulares e sobretudo pouco profissionalismo, Jesé ficou assim rotulado e tornou-se difícil de convencer alguém de que realmente tinha todo o potencial que demonstrou há uns anos atrás.

Não tendo grandes expectativas, não deixa de ser um nome sonante no futebol nacional e no Sporting CP. Tem capacidade para mais e cheguei a pensar que a vinda para o futebol português poderia ser o suficiente para realmente relançar a sua carreira, sendo que 26 anos não é de todo um velho jogador. Rende melhor como extremo esquerdo do que como falso ponta de lança, como muitas vezes joga, pois se é um avançado mais móvel não poderá estar constantemente parado entre o central e o lateral adversário, sem se dar e sem procurar o jogo. Jesé demonstra ser bom com bola e algo displicente sem ela, faltando alguma cultura tática.

As performances de Jesé não têm sido as expectadas, mas acrescento também que para avaliar isso temos de analisar também o contexto da equipa. A tática sem extremos, e jogar por vezes numa dupla de avançados, não favorece o seu estilo de jogo. Por outro lado, a crise de resultados que o Sporting atravessou pode também afetar a performance do jogador. Em suma, é um jogador que no 1×1 e nas decisões demonstra qualidade e tem de conseguir ser mais regular e ser presença mais assídua no onze leonino. Vietto e Bruno Fernandes, juntamente com Jesé e Bolasie, são mais que nomes suficientes para garantir ao Sporting CP qualidade exibicional e qualidade individual para ganhar entre 95 a 97% dos jogos das competições nacionais. Esperemos que (finalmente) o espanhol se dedique ao futebol como se dedica ao reggaeton.

A REVELAÇÃO DO ANO

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Luís Maximiano – Sempre foi visto pelos adeptos leoninos como o maior candidato a ser o sucessor de Rui Patrício. E na verdade até apresenta, nesta tenra idade, melhores características que o atual guarda-redes do Wolves. O jovem português na época transata não teve oportunidades, mas neste momento – e sobretudo com a lesão de Renan – aproveitou o momento e disse presente. Soube esperar, soube trabalhar e agora colheu os frutos. Escolho como jogador revelação, não por ser uma surpresa o que está a realizar agora e por ser de todo desconhecido o seu talento, mas escolho  como prémio pela certeza e pela afirmação que está a ter – e que muitos outros jovens e jogadores parecem não conseguir ter no Sporting CP.

Um jovem, mas que se apresenta como um adulto, bastante maduro em campo e bastante competente. Gosto mais das suas qualidades como guarda-redes e do que pode trazer à equipa. Para mim, é um jogador de equipa campeã e dá uma segurança que Renan não dava à baliza leonina. Lembro-me de ter realizado uma exibição perfeita diante do PSV, jogo a contar para a Liga Europa, em que o Sporting CP venceu por 4-0. Fez intervenções de 1×1 sem medo, determinado e concentrado. Seguro com os pés, sempre com boas decisões no passe e sem medo de ter a bola no pé. Seguro entre os postes e concentrado, com o posicionamento sempre certo. Se o Sporting CP por vezes sofre golos sem explicação e se sente que o processo defensivo não é o melhor, muito se deve ao guarda-redes. Luís Maximiano veio trazer mais tranquilidade e o Sporting CP soma melhores exibições e maior consistência defensiva, o que por sua vez também garante melhores condições para trabalhar. O futuro é agora.

Foto de Capa: Carlos Silva / Bola na Rede

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Tiago Silva

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.