Top 10: Jogadores da formação do Sporting CP

2º – Luís Figo – O polémico artista

Luís Figo
Fonte: Blog Tribunal do Futebol

O primeiro gigante do futebol português, tendo vivido numa altura absolutamente diferente da de Eusébio, Luís Figo elevou o nome de Portugal no futebol a um nível nunca antes visto!

Polémico e calculista, Figo protagonizou uma estranha transferência para Itália tendo assinado ao mesmo tempo por Juventus e Parma, ficando na altura impedido de jogar em Itália durante dois anos. Seguiu então para o FC Barcelona depois de onze épocas ao serviço dos leões, seis enquanto sénior.

Luís Figo foi ídolo em Espanha e na Catalunha, tendo sendo inclusive capitão da equipa catalã… Roberto Carlos chegou a afirmar que Figo havia sido o jogador mais difícil de marcar que defrontou durante a sua carreira. Não teria de se preocupar mais com essa questão Roberto Carlos, pois Figo, numa transferência altamente polémica, mudou-se da Catalunha para Madrid protagonizando a maior traição da história do futebol espanhol, por uma verba a rondar os cinquenta milhões de euros, a maior da história na sua época.

Figo era isto: Polémico, controverso e calculista mas cheio de talento e habilidade, Luís Figo voltou a ser ídolo em Madrid. Venceu a Liga dos Campeões e em 2000 a Bola de Ouro da France Football, sendo um ano mais tarde galardoado com o prémio FIFA que distingue o melhor jogador do Mundo de futebol. Foi internacional 127 vezes pela selecção nacional e um grande capitão, sendo apenas ultrapassado por Cristiano Ronaldo. Esteve presente no Euro 1996, Euro 2000, Mundial 2002, Euro 2004 e Mundial 2006, sendo o maior rosto da famosíssima Geração de Ouro do futebol português. Acabou a sua carreira no Inter de Milão, ídolo como sempre, Luís soube perceber as limitações físicas que a idade lhe foi trazendo, adaptando com sucesso o seu jogo, tendo acabado a sua carreira como um jogador de posições mais interiores, sendo que ao longo da mesma, foi claramente um extremo puro. Luís Figo nunca realizou a promessa de voltar a vestir a camisola do Sporting, e sendo assumidamente sportinguista, manchou o seu sportinguismo quando em Milão, no banco de suplentes, festejou um golo que a sua equipa da altura, o Inter, marcou contra o clube que o formou.

Apesar disso, Figo é e será um dos maiores nomes do futebol nacional e do Sporting Clube de Portugal.

Vasco Mata
Vasco Matahttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado incondicional pelo Sporting Clube de Portugal, quem lhe tira o futebol, tira-lhe a alegria de viver. Não se deixa cegar pelo clubismo, mas não deixa que ninguém espezinhe “o leão de Alvalade”. Embora esteja a 2000 km, não perde pitada do futebol português!                                                                                                                                                 O Vasco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras define preço de Richard Ríos

Richard Ríos pode deixar o Palmeiras no mercado de transferências de verão. O jogador está a ser associado a equipas europeias.

Braga fecha médio do PSG por empréstimo

O Braga ganha a corrida por Real Betis e Sevilha. Gabriel Moscardo está a caminho de Portugal para reforçar minhotos.

Umar Abubakar reforça o Famalicão após muitos golos na Bélgica

Umar Abubakar foi oficializado como novo jogador do Famalicão. O avançado nigeriano chega a Portugal após percurso no Gent.

Adrian Bajrami oficializado no Luzern por empréstimo do Benfica

Adrian Bajrami já foi oficializado como novo jogador do Luzern. Defesa albanês emprestado pelo Benfica aos suíços.

PUB

Mais Artigos Populares

Gerson oficializado como reforço do Zenit por 25 milhões de euros

Gerson foi apresentado como novo jogador do Zenit. O médio deixa 25 milhões de euros nos cofres do Flamengo.

Benfica perde corrida por Thiago Almada

O Benfica não vai conseguir contratar Thiago Almada neste mercado de transferências. O jogador vai rumar ao Atlético Madrid.

Sinfonia Azul em Nova Jérsia | PSG 0-3 Chelsea

O Chelsea de Enzo Maresca expôs, com requinte e precisão, as fissuras de um PSG que entrou em campo de salto alto e foi goleado por 3-0.