Um campeão europeu com a espinha dorsal errada

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Agora que vamos entrar num período de jogos de selecção, volto ao tema dos clubes que mais ajudaram à conquista do Europeu de futebol. E apesar de muitos não quererem ouvir, ou queiram simplesmente esquecer, foi o Sporting com a sua formação, e um meio campo que ainda joga maioritariamente no clube, que tornou isso possível.

Bem sei que outros já se propuseram a isso mas até agora tem sido o Sporting o principal municiador. Isso, documentado por uma das fotos que mais notoriedade teve, com dez jogadores formados na academia dos leões, criou pruridos em muita gente que imediatamente se mexeu nos bastidores. Facilmente constatamos isso com os recentes acontecimentos e convocatórias.

Nem toda a "cacetada" do mundo pode desmentir esta imagem Fonte: Sporting CP
Nem toda a “cacetada” do mundo pode desmentir esta imagem
Fonte: Sporting CP

 

Rui Jorge convocou três jogadores do plantel do Sporting, mas só porque acha que Podence e Francisco Geraldes ainda jogam no Moreirense. E, em último caso, talvez até ache que o Ruben Semedo ainda esteja em Setúbal. Não fosse isso, e o Sporting não teria nenhum dos seus jogadores nesta selecção considerando a cara de poucos amigos quando lhe falaram do Sporting como um clube que aposta em jovens. (Não foi esse o intuito? Pois bem, não tem que se ser só sério, também tem que parecê-lo.)

É que se formos ver bem, neste momento qualquer um dos três tem mais minutos jogados pelo Sporting que um que foi convocado para a selecção principal e mesmo assim foi “suficiente”. Se juntarmos a isto o facto de, olhando para a selecção sub-19, ter mais convocados de um clube que está nos últimos lugares da fase de apuramento de campeões em juniores, conseguimos perceber qual o caminho que foi escolhido por um determinado presidente para cumprir uma promessa eleitoral que já vem de há mais de dez anos: “fazer da sua formação a espinha dorsal da selecção”. Se não é possível com o talento, terá que ser pelas influências. Parabéns, estes últimos sinais estão a demonstrar que estão no bom caminho.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.

Vítor Pereira enaltece vitória na sua estreia pelo Nottingham Forest: «Foi um jogo consistente para nós, merecemos o resultado»

Vítor Pereira fez a análise da vitória do Nottingham Forest frente ao Fenerbahçe, na primeira-mão dos playoffs da Europa League.

Antigo assessor do Benfica sai em defesa de Gianluca Prestianni: «Não é racista»

O antigo assessor de comunicação do Benfica, Ricardo Lemos, saiu em defesa de Gianluca Prestianni, no âmbito da acusação de Vinícius Júnior contra o avançado argentino.

FPF abre inquérito após incidentes entre adeptos antes do Sporting x Benfica em Futsal

A Federação Portuguesa de Futebol abriu um inquérito para apurar responsabilidades sobre os confrontos entre adeptos, antes do Sporting x Benfica, em Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal celebra mesmo sem jogar: eis o Ranking UEFA depois dos jogos da Europa League e da Conference League

Boas notícias para Portugal depois da quinta-feira europeia. Eis as consequências dos jogos da Europa League e da Conference League.

Wolfsburgo elimina a Juventus em Turim e Manchester United confirma qualificação: Eis os resultados do dia na Champions League Feminina

Esta quinta-feira, o Wolfsburgo e o Manchester United garantiram a passagem aos quartos-de-final da Champions League Feminina.

Portugal está a apenas uma vitória de terminar a época no 6º lugar do Ranking UEFA.

Portugal precisa que apenas uma das suas equipas vença mais um jogo para garantir o sexto lugar do Ranking UEFA e uma terceira equipa na Champions League.