Cápsula Lusitana: Diamantino Miranda- O Diamante Português

- Advertisement -

Quem é?

Diamantino Manuel Fernandes Miranda, Diamantino aquando a sua carreira como jogador e Diamantino Miranda como treinador é o escolhido para a nossa Cápsula Lusitana. Nascido a 3 de Agosto de 1959, na Moita, Diamantino tornou-se  um dos jogadores mais emblemáticos e característicos do futebol português.

A carreira como jogador de futebol começou em 1976 no Vitória FC, onde ficou uma temporada. Diamantino continuou em busca de projetos que o cativassem, passou por clubes como Amora, Boavista FC, mas foi no SL Benfica que se destacou e deixou a sua maior marca.

Foi nos encarnados que ficou grande parte da sua carreira como jogador, desde 1982 a 1990, com 296 jogos marcou 82 golos. O avançado acabou mesmo por ser um dos jogadores mais marcantes dos anos 80/90 nos encarnados. A capacidade de desequilíbrio, a bola colada no pé, a acutilância que conseguia imprimir no jogo foram características que fizeram Diamantino perdurar no imaginário dos adeptos do SL Benfica.

Diamantino destacou-se como jogador ao serviço do SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Como treinador, Diamantino Miranda, começou a sua carreira em 1994 no Vitória FC, onde havia sido jogador, durante uma época. Passou por clubes como Desp. Beja (1995-1996), Campomaiorense (1995-1997), Gil Vicente (1997-1998) , Felgueiras (1998-2000), Vitória FC (2002-2003), Felgueiras (2003-2005), Portimonense (2005-2007), Varzim (2007) e Olhanense (2008). Ainda passou pelos juniores do Benfica na época de 2009/2010, pelo Fátima em 2010/2011 e pelo Costa do Sol, em Moçambique, entre 2012 e 2013.

Diamantino teve a sua última experiência enquanto treinador ao serviço do Costa del Sol, em Moçambique, em 2012 e 2013. Mas mais uma vez, o estilo demasiado frontal do técnico acabou por o prejudicar. O técnico acabou expulso de Moçambique depois de acusações explícitas de corrupção.

Vestiu a camisola das quinas por 22 ocasiões (1981-1986), marcando cinco golos pela seleção. Ainda fez parte da seleção que participou no Campeonato Europeu de Futebol de 1984 e na fase final do Mundial de 1986.

O que ganhou?

Diamantino, enquanto jogador,conseguiu vencer 11 títulos, todos eles ao serviço do SL Benfica. Ao todo foram quatro Campeonatos, cinco Taças de Portugal e duas Supertaças.

Enquanto treinador conquistou dois títulos: um na Segunda Liga, ao serviço do histórico Campomaiorense e ainda uma Liga Intercalar.

Onde está?

Depois do seu tempo como treinador, Diamantino Miranda deixou os relvados e começou uma carreira diferente. Atualmente é comentador em programas de futebol na televisão portuguesa e ainda faz análise de jogos em diversos jornais desportivos.

Diamantino deixou os relvados e dedicou-se à comunicação, marcando presença em programas relacionados com o futebol
Fonte: FPF

Futuro?

Calcula-se que não seja possível voltar a ver o craque nos relvados, enquanto treinador. As suas constantes declarações polémicas não são muito abonatórias para que este cenário passe a ser uma opção. Assim, espera-se continuar a ver Diamantino, incisivo e frontal, a comentar jogos nos mais diversos canais desportivos, sempre com o profissionalismo que lhe é característico.

Foto de Capa: Bola na Rede

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Estoril Praia: João Carvalho é o Médio do Mês da Liga Portugal

João Carvalho, do Estoril Praia, foi distinguido pela Liga Portugal como o Médio do Mês. Prémio é referente a janeiro.

Moreirense: Maracás é o Defesa do Mês da Liga Portugal

Maracás, defesa-central do Moreirense, venceu o prémio de Defesa do Mês da Liga Portugal referente a janeiro.

Mateus Fernandes encaminhou reforço para o Sporting e já pensa no Mundial: «Cabe-me a mim mostrar qualidade e consistência e que possa acrescentar à...

Mateus Fernandes revelou que recomendou o Sporting a Luís Guilherme, falou da qualidade de Rafik Guitane e refletiu sobre o sonho de estar no Mundial 2026.

Armando Evangelista descontente no Damac: eis o que o Bola na Rede sabe

Armando Evangelista está insatisfeito devido ao facto de o Damac ter contratado vários jogadores sem o seu conhecimento e consentimento.

PUB

Mais Artigos Populares

Lenda da Premier League reacende debate: «Não sei se Mainoo não devia processar Ruben Amorim»

Gary Lineker criticou a forma como Ruben Amorim afastou Kobbie Mainoo do onze titular. O médio inglês tem sido destaque sob o comando de Michael Carrick.

Franjo Ivanovic ainda não jogou pelo Benfica na segunda volta da Primeira Liga

Franjo Ivanovic não foi utilizado ainda por José Mourinho na segunda volta da Primeira Liga. É atualmente a terceira opção para o posto de ponta de lança no Benfica.

Custou 70 milhões ao Liverpool e não joga mais esta temporada: Jérémy Jacquet sofre lesão grave

Jérémy Jacquet será afastado até ao final da época devido à lesão grave no ombro contraída durante a derrota diante do Lens.