Cápsula Lusitana: Diamantino Miranda- O Diamante Português

- Advertisement -

Quem é?

Diamantino Manuel Fernandes Miranda, Diamantino aquando a sua carreira como jogador e Diamantino Miranda como treinador é o escolhido para a nossa Cápsula Lusitana. Nascido a 3 de Agosto de 1959, na Moita, Diamantino tornou-se  um dos jogadores mais emblemáticos e característicos do futebol português.

A carreira como jogador de futebol começou em 1976 no Vitória FC, onde ficou uma temporada. Diamantino continuou em busca de projetos que o cativassem, passou por clubes como Amora, Boavista FC, mas foi no SL Benfica que se destacou e deixou a sua maior marca.

Foi nos encarnados que ficou grande parte da sua carreira como jogador, desde 1982 a 1990, com 296 jogos marcou 82 golos. O avançado acabou mesmo por ser um dos jogadores mais marcantes dos anos 80/90 nos encarnados. A capacidade de desequilíbrio, a bola colada no pé, a acutilância que conseguia imprimir no jogo foram características que fizeram Diamantino perdurar no imaginário dos adeptos do SL Benfica.

Diamantino destacou-se como jogador ao serviço do SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Como treinador, Diamantino Miranda, começou a sua carreira em 1994 no Vitória FC, onde havia sido jogador, durante uma época. Passou por clubes como Desp. Beja (1995-1996), Campomaiorense (1995-1997), Gil Vicente (1997-1998) , Felgueiras (1998-2000), Vitória FC (2002-2003), Felgueiras (2003-2005), Portimonense (2005-2007), Varzim (2007) e Olhanense (2008). Ainda passou pelos juniores do Benfica na época de 2009/2010, pelo Fátima em 2010/2011 e pelo Costa do Sol, em Moçambique, entre 2012 e 2013.

Diamantino teve a sua última experiência enquanto treinador ao serviço do Costa del Sol, em Moçambique, em 2012 e 2013. Mas mais uma vez, o estilo demasiado frontal do técnico acabou por o prejudicar. O técnico acabou expulso de Moçambique depois de acusações explícitas de corrupção.

Vestiu a camisola das quinas por 22 ocasiões (1981-1986), marcando cinco golos pela seleção. Ainda fez parte da seleção que participou no Campeonato Europeu de Futebol de 1984 e na fase final do Mundial de 1986.

O que ganhou?

Diamantino, enquanto jogador,conseguiu vencer 11 títulos, todos eles ao serviço do SL Benfica. Ao todo foram quatro Campeonatos, cinco Taças de Portugal e duas Supertaças.

Enquanto treinador conquistou dois títulos: um na Segunda Liga, ao serviço do histórico Campomaiorense e ainda uma Liga Intercalar.

Onde está?

Depois do seu tempo como treinador, Diamantino Miranda deixou os relvados e começou uma carreira diferente. Atualmente é comentador em programas de futebol na televisão portuguesa e ainda faz análise de jogos em diversos jornais desportivos.

Diamantino deixou os relvados e dedicou-se à comunicação, marcando presença em programas relacionados com o futebol
Fonte: FPF

Futuro?

Calcula-se que não seja possível voltar a ver o craque nos relvados, enquanto treinador. As suas constantes declarações polémicas não são muito abonatórias para que este cenário passe a ser uma opção. Assim, espera-se continuar a ver Diamantino, incisivo e frontal, a comentar jogos nos mais diversos canais desportivos, sempre com o profissionalismo que lhe é característico.

Foto de Capa: Bola na Rede

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Taça de Portugal: Queixa do FC Porto contra Luis Suárez «arquivada parcialmente»

Já se conhece a decisão do Conselho de Disciplina da FPF sobre a queixa do FC Porto contra Luis Suárez. Processo foi «arquivado parcialmente».

Chegou no mercado de inverno e já ganhou 1 título pelo Manchester City: «Deus tem um plano»

Antoine Semenyo foi um dos titulares do Manchester City contra o Arsenal na final da Taça da Liga Inglesa. Extremo já reagiu.

Atenção, Portugal Sub-21: Há alteração na convocatória e trata-se de uma estreia

Miguel Nogueira, do Vitória SC, estreia-se na convocatória da Seleção Sub-21 para substituir Gustavo Sá, médio que atua no Famalicão.

Bayern Munique já renovou contrato com jovem português

O Bayern Munique já renovou contrato com David Daiber. Médio português já se estreou pela equipa principal dos bávaros.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogadores do Botafogo tentaram impedir demissão de Martín Anselmi e contactaram John Textor sem sucesso

Martín Anselmi foi despedido do comando técnico do Botafogo. Os jogadores aurinegros tentaram evitar a saída do treinador.

Agente de Enzo Fernández comenta futuro do médio: «São apenas rumores»

Enzo Fernández estará a considerar sair do Chelsea no final da época, apesar de ser titular e capitão, procurando um novo desafio num clube de maior nível, com Real Madrid e PSG atentos à situação.

Pep Guardiola aumentou registo de troféus no Manchester City

O Manchester City derrotou o Arsenal por 2-0, em Wembley, garantindo a conquista da Taça da Liga Inglesa. Pep Guardiola soma o seu quinto título na competição, tornando-se o treinador mais vitorioso da história do torneio.