Cápsula Lusitana: Diamantino Miranda- O Diamante Português

- Advertisement -

Quem é?

Diamantino Manuel Fernandes Miranda, Diamantino aquando a sua carreira como jogador e Diamantino Miranda como treinador é o escolhido para a nossa Cápsula Lusitana. Nascido a 3 de Agosto de 1959, na Moita, Diamantino tornou-se  um dos jogadores mais emblemáticos e característicos do futebol português.

A carreira como jogador de futebol começou em 1976 no Vitória FC, onde ficou uma temporada. Diamantino continuou em busca de projetos que o cativassem, passou por clubes como Amora, Boavista FC, mas foi no SL Benfica que se destacou e deixou a sua maior marca.

Foi nos encarnados que ficou grande parte da sua carreira como jogador, desde 1982 a 1990, com 296 jogos marcou 82 golos. O avançado acabou mesmo por ser um dos jogadores mais marcantes dos anos 80/90 nos encarnados. A capacidade de desequilíbrio, a bola colada no pé, a acutilância que conseguia imprimir no jogo foram características que fizeram Diamantino perdurar no imaginário dos adeptos do SL Benfica.

Diamantino destacou-se como jogador ao serviço do SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Como treinador, Diamantino Miranda, começou a sua carreira em 1994 no Vitória FC, onde havia sido jogador, durante uma época. Passou por clubes como Desp. Beja (1995-1996), Campomaiorense (1995-1997), Gil Vicente (1997-1998) , Felgueiras (1998-2000), Vitória FC (2002-2003), Felgueiras (2003-2005), Portimonense (2005-2007), Varzim (2007) e Olhanense (2008). Ainda passou pelos juniores do Benfica na época de 2009/2010, pelo Fátima em 2010/2011 e pelo Costa do Sol, em Moçambique, entre 2012 e 2013.

Diamantino teve a sua última experiência enquanto treinador ao serviço do Costa del Sol, em Moçambique, em 2012 e 2013. Mas mais uma vez, o estilo demasiado frontal do técnico acabou por o prejudicar. O técnico acabou expulso de Moçambique depois de acusações explícitas de corrupção.

Vestiu a camisola das quinas por 22 ocasiões (1981-1986), marcando cinco golos pela seleção. Ainda fez parte da seleção que participou no Campeonato Europeu de Futebol de 1984 e na fase final do Mundial de 1986.

O que ganhou?

Diamantino, enquanto jogador,conseguiu vencer 11 títulos, todos eles ao serviço do SL Benfica. Ao todo foram quatro Campeonatos, cinco Taças de Portugal e duas Supertaças.

Enquanto treinador conquistou dois títulos: um na Segunda Liga, ao serviço do histórico Campomaiorense e ainda uma Liga Intercalar.

Onde está?

Depois do seu tempo como treinador, Diamantino Miranda deixou os relvados e começou uma carreira diferente. Atualmente é comentador em programas de futebol na televisão portuguesa e ainda faz análise de jogos em diversos jornais desportivos.

Diamantino deixou os relvados e dedicou-se à comunicação, marcando presença em programas relacionados com o futebol
Fonte: FPF

Futuro?

Calcula-se que não seja possível voltar a ver o craque nos relvados, enquanto treinador. As suas constantes declarações polémicas não são muito abonatórias para que este cenário passe a ser uma opção. Assim, espera-se continuar a ver Diamantino, incisivo e frontal, a comentar jogos nos mais diversos canais desportivos, sempre com o profissionalismo que lhe é característico.

Foto de Capa: Bola na Rede

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Matheus Nunes escolhe melhor momento na carreira: eleição foi conquista no Sporting

Matheus Nunes representa o Manchester City, mas indicou que a Primeira Liga vencida pelo Sporting foi o momento mais alto da sua carreira.

Barcelona atento a defesa-central do Manchester United com apenas mais um ano de contrato

O Barcelona tem interesse no argentino Lisandro Martínez e está confiante de que conseguiriam chegar a acordo com o Manchester United.

Fez um hat-trick frente a Portugal e ajudou a Espanha conquistar o Euro Futsal 2026: quem é Antonio Pérez?

A Espanha venceu Portugal na final do Euro Futsal 2026 por 5-3. Antonio Pérez marcou três dos golos do triunfo.

Já passou pelo Braga e está a ser apontado à seleção de Espanha: «Espero que possamos vê-lo em níveis mais alto»

Roberto Fernández é um dos jogadores em destaque no Espanyol e Kike García considera que o avançado pode ser chamado à seleção espanhola.

PUB

Mais Artigos Populares

Sidny Cabral revela interesse do Sporting aborda a sua carreira: «É uma história louca»

Sidny Cabral trocou o Estrela da Amadora pelo Benfica e considerou a sua carreira como uma 'história louca'.

Portugal derrotado pela Espanha na final do Euro Futsal 2026

Portugal e Espanha enfrentaram-se durante este sábado, na final do Euro Futsal 2026. A partida terminou com um 5-3 para os espanhóis.

Olheiro BnR | Seko Fofana

Calmo com a bola nos pés, Fofana tem também no seu arsenal uma boa capacidade de drible e de remate a longa distância