Força da Tática: 4-4-2 Losango, um sistema para quem pode

- Advertisement -

Na noite da passada sexta-feira, RasenBallsport Leipzig e. V foi à Coface Arena, empatar a três com o 1. Fußball- und Sportverein Mainz 05.

O resultado pode dar a ideia de um jogo equilibrado, mas a superioridade do Leipzig foi evidente. Acabou por construir, com alguma facilidade, uma vantagem parcial de 1-3, contudo a qualidade dos primeiros 45 minutos deu lugar ao relaxamento.

Este foi um jogo muito interessante de acompanhar. O Mainz apresentou um 442 losango, onde foi possível observar como este é um sistema “para quem pode e não para quem quer”.

O sucesso/insucesso deste sistema passa pela resposta à pergunta: “Em um sistema que por defeito é muito estreito, quem garante a largura? “. Com o extra de o Mainz apresentar um início de construção lento, onde os defesas laterais são (demasiado) pacientes na subida pelo corredor. Uma atitude que não facilita a progressão da bola, particularmente frente a um adversário que se alimenta de equipas que circulem a bola de forma previsível.

Fonte: Eleven Sports
Fonte: Eleven Sports

Reparem como o Lateral Direito está na mesma linha horizontal dos Defesas Centrais, quando poderia (e deveria) estar mais projetado para facilitar a progressão da bola. No lado esquerdo Aarón (defesa lateral esquerdo) é ligeiramente mais ofensivo, mas só se projeta pelo corredor quando o médio interior preenche a sua posição. Tudo isto é paciente e lento, ou seja, tudo isto facilita o pressing adversário.

Fonte: Eleven Sports

Vejam como Latza (médio Iinterior esquerdo) baixa, e acaba por ocupar uma posição redundante. Isto é:

– Está a cortar a linha de passe do Defesa Central para o Defesa Lateral.

– Facilita/Permite/Convida a vida ao adversário. O jogador do Leipzig estará sempre condições de o pressionar, na eventualidade de ele receber.

Tudo isto somado dava … bola na frente.

Onde o Leipzig conseguia recolher a maioria das bolas, já que tinha superioridade numérica e jogador fisicamente mais fortes.

Este lance, é perfeito para ilustrar.  Gbamin recolhe a bola, levanta a cabeça, e onde estão colocados os Defesas laterais? Aliás, reparem como os jogadores do Mainz estão todos condensados no corredor central. Ninguém a garantir largura.

Fonte: Eleven Sports

A responsabilidade para compensar a ausência de extremos, realizando movimentos dentro-fora, recaia nos ombros dos dois avançados (isto no último terço), mas não era suficiente.

Esta construção lenta, paciente e que necessitava de muito tempo para os defesas laterais assumirem uma posição segura, é manteiga para um Leipzig que é das equipas que melhor reage a estímulos para iniciar o pressing.

Vejam como a equipa reage ao estímulo (passe “sujo”) e coletivamente salta no pressing, acabando por recuperar a bola.

Finalmente, mas não menos importante, particularmente perante um 532 adversário, é importante responder à pergunta: “Quem pressiona os corredores?”.

Como o Leipzig construía com 3, o Mainz tinha sempre desvantagem perante essa 1ª linha. Assim, quando outro jogador do Leipzig vinha receber ao corredor (em amarelo) a dúvida instalava-se.

Fonte: Eleven Sports

Como podemos ver, era o médio interior a sair para pressionar o corredor. Assim, com médio a sair no corredor e com o DL fixando à linha defensiva pelo adversário (azul na imagem anterior), o Leipzig ia aproveitando os espaços que se abriam nos corredores interiores. Corredores interiores, onde Forsberg pode fazer cenas …

Fonte: Eleven Sports

Foto de Capa: FS Mainz 05

João Mateus
João Mateushttp://www.bolanarede.pt
A probabilidade de o Robben cortar sempre para a esquerda quando vinha para dentro é a mesma de ele estar sempre a pensar em Futebol. Com grandes sonhos na bagagem, está a concluir o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Uni-Nova e procura partilhar a forma como vê o jogo com todos os que partilham a sua paixão.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Onde ver o Sporting x Famalicão da Primeira Liga no regresso dos leões em Alvalade?

O Sporting recebe o Famalicão na 22.ª jornada da Primeira Liga. Duelo marca regresso dos leões a Alvalade.

Já há data e local para a operação de Samu Aghehowa

Samu Aghehowa vai ser operado na próxima quinta-feira em Madrid, depois de ter sofrido uma grave lesão durante o FC Porto x Sporting.

Onde ver o CD Nacional x FC Porto da Primeira Liga?

O CD Nacional recebe o FC Porto na 22.ª jornada da Primeira Liga. Dragões chegam ao jogo numa sequência de dois desaires consecutivos.

Mauricio Pinilla, antigo avançado do Sporting, foi diagnosticado com cancro

Mauricio Pinilla foi diagnosticado com cancro. O antigo avançado do Sporting já iniciou o tratamento e referiu que «hoje em dia já se sente melhor».

PUB

Mais Artigos Populares

A reação de Hansi Flick à goleada do Barcelona frente ao Atlético Madrid: «Não estou desapontado com a equipa»

Hansi Flick analisou a derrota do Barcelona frente ao Atlético Madrid e afirmou «A primeira parte foi uma grande lição para nós».

Álvaro Arbeloa dá novidades em relação a Kylian Mbappé

Álvaro Arbeloa deu novidades em relação à situação de Kylian Mbappé, que está convocado para o jogo frente à Real Sociedad.

FC Porto continua a preparar partida frente ao Nacional da Madeira e Francesco Farioli chamou 4 jovens

Francesco Farioli chamou quatro jovens para o treino desta sexta-feira, que serviu de preparação para o Nacional da Madeira x FC Porto.