O Passado Também Chuta: Boavista FC na Taça UEFA de 2003

- Advertisement -

O Boavista FC do início do século é, certamente, recordado com um grande carinho pelos adeptos. Depois da conquista inédita do campeonato nacional na época 2000/2001, a equipa liderada por Jaime Pacheco – que esteve ao serviço dos axadrezados nove anos – voltou a quebrar barreiras, desta feita na Europa.

Estávamos na temporada 2002/2003. No ano anterior, os boavisteiros não revalidaram o título, mas conseguiram um honroso segundo lugar na liga. O troféu desse ano acabou por ir parar ao museu do Sporting CP, que conquista o campeonato pela segunda vez em três épocas. Já em 2002/2003, o Boavista FC assiste, claramente, a uma perda de força no campeonato nacional, acabando mesmo a época na décima posição. Contudo, brilhava noutro lado.

Após a eliminação na terceira pré-eliminatória Liga dos Campeões ante o Liverpool FC, os boavisteiros são repescados para a Taça UEFA e é aqui que iniciam uma caminhada gloriosa quase perfeita. A primeira vítima foi o Maccabi Tel Aviv. Os israelenses ainda ousaram sonhar com a passagem, ao vencerem em casa o Boavista FC. Mas os panteras negras terminaram logo com a ilusão ao ganhar de forma categórica por 4-1 na segunda mão.

A eliminatória seguinte também não trouxe grande dificuldade para os portuenses. Duas vitórias nos dois jogos frente ao Anorthosis Famagusta FC, do Chipre, arrumaram com a questão. Na terceira ronda apareceu um adversário mais complexo: Paris Saint Germain (PSG). Os parisienses de 2002/2003 não eram a “super equipa” dos dias de hoje, mas, ainda assim, representaram o primeiro oponente de peso para os boavisteiros.

A primeira partida teve lugar na capital francesa e, apesar de passar grande parte do jogo em superioridade numérica, o Boavista FC não foi além de uma derrota por 2-1. Contudo, este golo marcado por Luiz Cláudio aos 75 minutos de jogo (tinha entrado apenas 10 minutos antes) revelou-se decisivo nas contas da eliminatória: uma vitória por 1-0 no antigo Estádio do Bessa empatou a ronda em número de golos, mas foi suficiente para garantir a passagem dos axadrezados pelo golo fora.

A quarta pré-eliminatória da Taça UEFA teve uma história semelhante à anterior: derrota em Berlim frente ao Hertha BSC por 3-2, pelo que “bastou” ao Boavista FC uma vitória em casa por 1-0 para selar a presença nos quartos de final. Neste momento, os corações dos adeptos boavisteiros já batiam mais rápido. Eliminatória após eliminatória, jogo após jogo, o sonho de trazer um troféu internacional para o museu do Boavista FC tornava-se cada vez mais uma realidade.

A 1ª mão das meias-finais jogou-se no mítico Celtic Park
Fonte: UEFA

Quartos de final. Adversário: Málaga CF. Os panteras negras não conseguiram responder ao golo de Júlio Dely Valdés aos 17 minutos, no Estádio La Rosaleda. A remontada teria que acontecer em casa, no Estádio do Bessa. E aconteceu. Após uns penosos 83 minutos de jogo, Luiz Cláudio marca para a equipa da casa e empata a eliminatória, levando a partida para prolongamento. O filme do jogo não se alterou e foi necessária a marcação de grandes penalidades. Aqui, os boavisteiros não vacilaram e marcaram 4 penáltis, contra um do Málaga FC. O guarda-redes Ricardo foi um dos que fez gosto ao pé.

Chega o momento da meia final. O sorteio dita um embate com o Celtic FC, enquanto que na outra meia final entram em campo o FC Porto e a SS Lazio. A vontade de jogar a final da Taça UEFA (e conquistá-la) era o principal estímulo dos boavisteiros. A possibilidade de jogá-la frente ao rival da cidade, o FC Porto, seria a “cereja no topo do bolo”.

A primeira mão deu alguma esperança aos axadrezados, com um empate por 1-1 no Celtic Park. Os escoceses ainda tiveram oportunidade de passar para a frente do marcador aos 74 minutos, através da marcação de um penálti. Contudo, Ricardo comprovou que a sua especialidade era mesmo defender penáltis – viria a ser o talismã da Seleção Nacional no Euro 2004 – e negou o golo a Henrik Larsson.

Adivinhava-se uma segunda mão aguerrida no Estádio do Bessa. Ao Boavista FC bastava o empate sem golos para carimbar a passagem à final, mas não resistiu a um golo de… Henrik Larsson. O sueco vingou-se da oportunidade falhada na partida da primeira mão e acabou com o sonho dos boavisteiros, com um tiro certeiro aos 79 minutos.

Na outra meia final, o FC Porto não deu hipótese à SS Lazio e foi vingar os axadrezados na final jogada em Sevilha: vitória por 3-2 frente ao Celtic FC e a taça veio mesmo parar à cidade do Porto, mas não à Boavista.

Diana Oliveira
Diana Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Diana é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e, desde cedo, que a escrita faz parte de si. Poder conjugá-la com o futebol, outra das suas paixões, é a cereja no topo do bolo. A Diana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alexis Tibid é reforço confirmado pelo FC Vizela

Alexis Tibid assinou contrato com o Vizela. O extremo francês chega ao clube minhoto para reforçar o setor ofensivo.

Golaço de Michael Olise garante vitória de França e Itália goleia na Turquia: Eis os resultados do dia na Liga das Nações

França derrotou a Bélgica por 1-0 com um grande golo de Michael Olise e Itália venceu a Turquia por 4-1, na segunda jornada da Liga das Nações.

Imprensa inglesa rendida ao momento de João Félix: «Não é como da última vez, nem como nas cinco vezes anteriores»

O jornal inglês The Athletic destacou o momento de forma de João Félix sob o comando do novo selecionador nacional, Jorge Jesus.

Página especializada revela possível equipamento do Benfica para 2027/28: Inspiração na camisola de 1997/98

O portal Footy Headlines revelou aquele que poderá ser o terceiro equipamento do Benfica para a temporada 2027/28, com muitas semelhanças à camisola utilizada há 30 anos

PUB

Mais Artigos Populares

Treino de Portugal traz novidades no boletim clínico para Jorge Jesus após triunfo em Oslo

Bruno Fernandes realizou treino integrado na Suécia, enquanto Francisco Conceição foi entregue ao departamento clínico da Seleção Nacional.

Atenção, Sporting: Georgios Vagiannidis pode falhar o próximo jogo da Grécia por lesão

Segundo o portal grego Enikos, Georgios Vagiannidis está em dúvida para o Grécia x Países Baixos, depois de apresentar queixas durante a vitória sobre a Alemanha.

Portugal regressa ao Mundialito de Futebol de Praia: Eis a convocatória da Seleção Nacional

Três anos depois da última participação, Bruno Torres anunciou a convocatória de Portugal para o Mundialito de Futebol de Praia.