Olheiro BnR | Deniz Gul

- Advertisement -

Nascido a 2 de julho de 2004, Deniz Gul é um jovem jogador sueco que atua como avançado, mais propriamente como ponta de lança. Gul nasceu em Estocolmo, na Suécia, mas tem dupla nacionalidade turca. Desde cedo, Gul demonstrou talento em várias academias de futebol, incluíndo clubes como Stuvsta IF, Segeltorps IF, IF Brommapojkarna, AIK Solna e FC Djursholm, antes de se juntar ao Hammarby IF em 2022.

Em janeiro de 2023, Gul assinou um contrato profissional de três anos com o Hammarby IF, clube que compete na Allsvenskan, a primeira divisão do futebol sueco. Inicialmente, jogou principalmente por uma espécie de equipa B do Hammarby, o Hammarby TFF, onde se destacou ao marcar 14 golos em 23 partidas na Ettan, a terceira divisão sueca. Este elevado rendimento rendeu-lhe uma promoção à equipa principal, onde fez a estreia na Allsvenskan em outubro de 2023.

Além da carreira nos clubes, Deniz Gul também representou várias das camadas jovens da Suécia, incluindo a seleção sub-19 e sub-21. Aliás, ele continua a ser visto como uma promessa no futebol sueco, com potencial para crescer ainda mais nos próximos anos.

Ora, em 2024, o avançado sueco fez 19 jogos (dois pela seleção sub-21), com uma média de 55 minutos por jogo, tendo marcado três golos pelo clube (onde jogou adaptado a extremo-direito) e dois pela Suécia.

Em relação às suas características, Gul é um jogador de grande porte físico, com uma qualidade técnica considerável para a sua estatura. Conta com um excelente posicionamento e movimentações, que, a meu ver, são as suas melhores qualidades. É, por isso, um jogador que consegue jogar bem com os espaços e com os timings de antecipação e de movimentação.

Com 1,90m, é um avançado relativamente rápido, muito forte do ponto de vista físico, usando esse mesmo físico quase na perfeição quando surge de costas para a baliza, ganhando, também, grande parte dos duelos aéreos, embora, neste caso, precise de aperfeiçoar a técnica de cabeceamento.

Não sendo nenhum prodígio técnico, mostra recursos suficientes para encontrar espaços dentro da área para, depois, finalizar com um remate potente, isto tudo mesmo em espaços mais curtos, onde um jogador com a sua estampa física normalmente sentiria mais dificuldades, sendo que até por isso pode atuar numa das linhas. No entanto, vejo-o mais como um jogador de área e penso mesmo que é assim que Vítor Bruno o irá utilizar.

Assim sendo, e por ter uma disponibilidade física e de pressão acima da média, bem como pelas suas características no jogo sem bola e pela agressividade e predisposição no aspeto defensivo, vejo-o mais como um substituto de Mehdi Taremi e não tanto de Evanilson.

No entanto, é, claramente, uma aposta a médio/longo prazo, pelo que duvido que vá ser titular em jogos próximos, uma vez que, apesar de ter qualidade e potencial, ainda precisa de amadurecer em certos aspetos técnicos para chegar a um estatuto de titular numa equipa como o FC Porto.

A verdade é que parece chegar no momento certo, já que permite a sua contratação por valores relativamente baixos e decentes, sendo, por isso, um negócio de baixo risco, e tendo, assim, a oportunidade de evoluir na sombra de alguém e ir tendo minutos ao longo do tempo para seguir o seu processo de adaptação e maturação.

Digo que terá de evoluir na sombra de alguém, porque, neste momento, não me parece que nenhum dos avançados presentes no plantel portista vá ser titular indiscutível, pelo que me parece ser necessária uma nova abordagem ao mercado por outro ponta de lança com créditos mais firmados. Veremos e aguardemos pelos próximos acontecimentos.

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto encaminha contratação de Souza e vai pagar 0 euros além dos salários: eis todos os detalhes

Souza vai reforçar o FC Porto. Acordo com o Tottenham muito bem encaminhado para empréstimo sem opção de compra.

Famalicão e Gil Vicente empatam 0-0 e FC Porto passa a ser a única equipa só com vitórias na Primeira Liga

O Famalicão e o Gil Vicente empataram por 0-0 no último jogo de domingo da Primeira Liga. Gilistas perdem primeiros pontos.

Já chegou a Portugal o próximo reforço do FC Porto

Santiago Giménez já está na cidade Invicta. Avançado mexicano prepara-se para reforçar o ataque do FC Porto de Francesco Farioli.

Flamengo de Leonardo Jardim goleia Botafogo e já só está a 3 pontos do Palmeiras de Abel Ferreira no Brasileirão

O Flamengo de Leonardo Jardim venceu um dos dérbis do Rio de Janeiro e goleou o Botafogo. Regresso às vitórias para o conjunto rubro-negro.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Mónaco vence Marselha e na próxima semana pode impedir PSG de depender apenas de si para ser campeão: eis os resultados do dia...

O AS Mónaco continua a encantar com Filipe Luís como treinador. Na segunda jornada da Ligue 1, vitória por 2-0 sobre o Marselha.

Souffian El Karouani fechado como reforço do Benfica: eis os detalhes do negócio

Souffian El Karouani vai mesmo reforçar o Benfica. Lateral chega do Al Qadsiah por empréstimo com opção de compra.

Fenerbahçe de Nélson Semedo chega às 3 vitórias consecutivas na época e Alanyaspor de João Pereira soma 1.ª derrota: eis os resultados do dia...

O Fenerbahçe garantiu uma vitória sobre o Samsunspor na Liga Turca. Sorte diferente teve o Alanyaspor de João Pereira, que perdeu.