Olheiro BnR | Deniz Gul

- Advertisement -

Nascido a 2 de julho de 2004, Deniz Gul é um jovem jogador sueco que atua como avançado, mais propriamente como ponta de lança. Gul nasceu em Estocolmo, na Suécia, mas tem dupla nacionalidade turca. Desde cedo, Gul demonstrou talento em várias academias de futebol, incluíndo clubes como Stuvsta IF, Segeltorps IF, IF Brommapojkarna, AIK Solna e FC Djursholm, antes de se juntar ao Hammarby IF em 2022.

Em janeiro de 2023, Gul assinou um contrato profissional de três anos com o Hammarby IF, clube que compete na Allsvenskan, a primeira divisão do futebol sueco. Inicialmente, jogou principalmente por uma espécie de equipa B do Hammarby, o Hammarby TFF, onde se destacou ao marcar 14 golos em 23 partidas na Ettan, a terceira divisão sueca. Este elevado rendimento rendeu-lhe uma promoção à equipa principal, onde fez a estreia na Allsvenskan em outubro de 2023.

Além da carreira nos clubes, Deniz Gul também representou várias das camadas jovens da Suécia, incluindo a seleção sub-19 e sub-21. Aliás, ele continua a ser visto como uma promessa no futebol sueco, com potencial para crescer ainda mais nos próximos anos.

Ora, em 2024, o avançado sueco fez 19 jogos (dois pela seleção sub-21), com uma média de 55 minutos por jogo, tendo marcado três golos pelo clube (onde jogou adaptado a extremo-direito) e dois pela Suécia.

Em relação às suas características, Gul é um jogador de grande porte físico, com uma qualidade técnica considerável para a sua estatura. Conta com um excelente posicionamento e movimentações, que, a meu ver, são as suas melhores qualidades. É, por isso, um jogador que consegue jogar bem com os espaços e com os timings de antecipação e de movimentação.

Com 1,90m, é um avançado relativamente rápido, muito forte do ponto de vista físico, usando esse mesmo físico quase na perfeição quando surge de costas para a baliza, ganhando, também, grande parte dos duelos aéreos, embora, neste caso, precise de aperfeiçoar a técnica de cabeceamento.

Não sendo nenhum prodígio técnico, mostra recursos suficientes para encontrar espaços dentro da área para, depois, finalizar com um remate potente, isto tudo mesmo em espaços mais curtos, onde um jogador com a sua estampa física normalmente sentiria mais dificuldades, sendo que até por isso pode atuar numa das linhas. No entanto, vejo-o mais como um jogador de área e penso mesmo que é assim que Vítor Bruno o irá utilizar.

Assim sendo, e por ter uma disponibilidade física e de pressão acima da média, bem como pelas suas características no jogo sem bola e pela agressividade e predisposição no aspeto defensivo, vejo-o mais como um substituto de Mehdi Taremi e não tanto de Evanilson.

No entanto, é, claramente, uma aposta a médio/longo prazo, pelo que duvido que vá ser titular em jogos próximos, uma vez que, apesar de ter qualidade e potencial, ainda precisa de amadurecer em certos aspetos técnicos para chegar a um estatuto de titular numa equipa como o FC Porto.

A verdade é que parece chegar no momento certo, já que permite a sua contratação por valores relativamente baixos e decentes, sendo, por isso, um negócio de baixo risco, e tendo, assim, a oportunidade de evoluir na sombra de alguém e ir tendo minutos ao longo do tempo para seguir o seu processo de adaptação e maturação.

Digo que terá de evoluir na sombra de alguém, porque, neste momento, não me parece que nenhum dos avançados presentes no plantel portista vá ser titular indiscutível, pelo que me parece ser necessária uma nova abordagem ao mercado por outro ponta de lança com créditos mais firmados. Veremos e aguardemos pelos próximos acontecimentos.

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Sergi Altimira esteve sempre ligado, sempre nos sítios certos, recuperou muitas bolas à equipa»

Rui Borges respondeu a uma pergunta do Bola na Rede depois do empate do Sporting contra o Estrela da Amadora por 2-2.

Liga Portugal e o relvado da Reboleira após o Estrela da Amadora x Sporting: «A avaliação final será necessariamente negativa»

A Liga Portugal atribuiu nota negativa ao relvado da Reboleira após o empate de duas bolas entre Estrela da Amadora e o Sporting.

Rui Borges faz rescaldo do empate entre o Sporting e o Estrela da Amadora: eis a conferência de imprensa do treinador

Rui Borges analisou com uma maior profundidade o encontro entre o Sporting e o Estrela da Amadora, relativo à Primeira Liga.

Mitchell van der Gaag e a vitória sobre o Casa Pia no regresso do Marítimo à Primeira Liga: «Estamos de parabéns porque eu sei...

O Marítimo venceu o Casa Pia por 1-0 no regresso à Primeira Liga, com Mitchell van der Gaag a destacar o apoio dos adeptos.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges analisa empate do Sporting e avisa reforços: «Chegaram a um grande clube e exige mais do que o melhor que podemos dar»

Rui Borges analisou o encontro entre o Estrela da Amadora e o Sporting, partida relativa à primeira jornada da Primeira Liga.

Leandro Antonetti iniciou resgate do Estrela da Amadora e promete: «Tenho muito para dar à equipa e será uma grande época»

Leandro Antonetti analisou o encontro entre o Estrela da Amadora e o Sporting, partida relativa à primeira jornada da Primeira Liga.

Rodrigo Zalazar explica derrocada do Sporting na estreia na nova época: «Creio que relaxámos um pouco nos últimos minutos»

Rodrigo Zalazar analisou o encontro entre o Estrela da Amadora e o Sporting, partida relativa à primeira jornada da Primeira Liga.