Olheiro BnR | Deniz Gul

Nascido a 2 de julho de 2004, Deniz Gul é um jovem jogador sueco que atua como avançado, mais propriamente como ponta de lança. Gul nasceu em Estocolmo, na Suécia, mas tem dupla nacionalidade turca. Desde cedo, Gul demonstrou talento em várias academias de futebol, incluíndo clubes como Stuvsta IF, Segeltorps IF, IF Brommapojkarna, AIK Solna e FC Djursholm, antes de se juntar ao Hammarby IF em 2022.

Em janeiro de 2023, Gul assinou um contrato profissional de três anos com o Hammarby IF, clube que compete na Allsvenskan, a primeira divisão do futebol sueco. Inicialmente, jogou principalmente por uma espécie de equipa B do Hammarby, o Hammarby TFF, onde se destacou ao marcar 14 golos em 23 partidas na Ettan, a terceira divisão sueca. Este elevado rendimento rendeu-lhe uma promoção à equipa principal, onde fez a estreia na Allsvenskan em outubro de 2023.

Além da carreira nos clubes, Deniz Gul também representou várias das camadas jovens da Suécia, incluindo a seleção sub-19 e sub-21. Aliás, ele continua a ser visto como uma promessa no futebol sueco, com potencial para crescer ainda mais nos próximos anos.

Ora, em 2024, o avançado sueco fez 19 jogos (dois pela seleção sub-21), com uma média de 55 minutos por jogo, tendo marcado três golos pelo clube (onde jogou adaptado a extremo-direito) e dois pela Suécia.

Em relação às suas características, Gul é um jogador de grande porte físico, com uma qualidade técnica considerável para a sua estatura. Conta com um excelente posicionamento e movimentações, que, a meu ver, são as suas melhores qualidades. É, por isso, um jogador que consegue jogar bem com os espaços e com os timings de antecipação e de movimentação.

Com 1,90m, é um avançado relativamente rápido, muito forte do ponto de vista físico, usando esse mesmo físico quase na perfeição quando surge de costas para a baliza, ganhando, também, grande parte dos duelos aéreos, embora, neste caso, precise de aperfeiçoar a técnica de cabeceamento.

Não sendo nenhum prodígio técnico, mostra recursos suficientes para encontrar espaços dentro da área para, depois, finalizar com um remate potente, isto tudo mesmo em espaços mais curtos, onde um jogador com a sua estampa física normalmente sentiria mais dificuldades, sendo que até por isso pode atuar numa das linhas. No entanto, vejo-o mais como um jogador de área e penso mesmo que é assim que Vítor Bruno o irá utilizar.

Assim sendo, e por ter uma disponibilidade física e de pressão acima da média, bem como pelas suas características no jogo sem bola e pela agressividade e predisposição no aspeto defensivo, vejo-o mais como um substituto de Mehdi Taremi e não tanto de Evanilson.

No entanto, é, claramente, uma aposta a médio/longo prazo, pelo que duvido que vá ser titular em jogos próximos, uma vez que, apesar de ter qualidade e potencial, ainda precisa de amadurecer em certos aspetos técnicos para chegar a um estatuto de titular numa equipa como o FC Porto.

A verdade é que parece chegar no momento certo, já que permite a sua contratação por valores relativamente baixos e decentes, sendo, por isso, um negócio de baixo risco, e tendo, assim, a oportunidade de evoluir na sombra de alguém e ir tendo minutos ao longo do tempo para seguir o seu processo de adaptação e maturação.

Digo que terá de evoluir na sombra de alguém, porque, neste momento, não me parece que nenhum dos avançados presentes no plantel portista vá ser titular indiscutível, pelo que me parece ser necessária uma nova abordagem ao mercado por outro ponta de lança com créditos mais firmados. Veremos e aguardemos pelos próximos acontecimentos.

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

Diomande mais perto de trocar Sporting por Crystal Palace: Eis todos os detalhes

Oumane Diomande aproxima-se da Premier League. Sporting pode vender defesa ao Crystal Palace por 55 milhões de euros.

Bernardo Silva após Al Hilal eliminar o Manchester City: «Mereceram ganhar»

O Al Hilal venceu o Manchester City por 4-3 e avançou no Mundial de Clubes 2025. Bernardo Silva destacou falta de concentração.

Vitória do Al Hilal frente ao Manchester City faz história para o continente asiático

O Al Hilal bateu o Manchester City e tornou-se no primeiro clube asiático a bater uma equipa da Europa num torneio organizado pela FIFA.

Já estão definidos três dos quatro jogos dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025

Após os triunfos de Fluminense e Al Hilal, ficou definido o terceiro encontro dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting perto de fechar venda por 55 milhões de euros

O Sporting está em vias de transferir Ousmane Diomande. O defesa-central costa-marfinense deve reforçar o Crystal Palace, da Premier League.

Fenerbahçe de José Mourinho garante reforço de luxo para a frente de ataque

Já está fechada a contratação de Jhon Durán para o Fenerbahçe. O avançado colombiano vai ser emprestado pelo Al Nassr.

Presidente do Inter Milão arrasa jogador após derrota: «Se houver condições para a sua saída, fá-lo-emos com zero problemas»

O presidente do Inter Milão, Giuseppe Marotta, arrasou Hakan Çalhanoglu, após a derrota da equipa italiana frente ao Fluminense no Mundial de Clubes 2025.