Olheiro BnR | Deniz Gul

- Advertisement -

Nascido a 2 de julho de 2004, Deniz Gul é um jovem jogador sueco que atua como avançado, mais propriamente como ponta de lança. Gul nasceu em Estocolmo, na Suécia, mas tem dupla nacionalidade turca. Desde cedo, Gul demonstrou talento em várias academias de futebol, incluíndo clubes como Stuvsta IF, Segeltorps IF, IF Brommapojkarna, AIK Solna e FC Djursholm, antes de se juntar ao Hammarby IF em 2022.

Em janeiro de 2023, Gul assinou um contrato profissional de três anos com o Hammarby IF, clube que compete na Allsvenskan, a primeira divisão do futebol sueco. Inicialmente, jogou principalmente por uma espécie de equipa B do Hammarby, o Hammarby TFF, onde se destacou ao marcar 14 golos em 23 partidas na Ettan, a terceira divisão sueca. Este elevado rendimento rendeu-lhe uma promoção à equipa principal, onde fez a estreia na Allsvenskan em outubro de 2023.

Além da carreira nos clubes, Deniz Gul também representou várias das camadas jovens da Suécia, incluindo a seleção sub-19 e sub-21. Aliás, ele continua a ser visto como uma promessa no futebol sueco, com potencial para crescer ainda mais nos próximos anos.

Ora, em 2024, o avançado sueco fez 19 jogos (dois pela seleção sub-21), com uma média de 55 minutos por jogo, tendo marcado três golos pelo clube (onde jogou adaptado a extremo-direito) e dois pela Suécia.

Em relação às suas características, Gul é um jogador de grande porte físico, com uma qualidade técnica considerável para a sua estatura. Conta com um excelente posicionamento e movimentações, que, a meu ver, são as suas melhores qualidades. É, por isso, um jogador que consegue jogar bem com os espaços e com os timings de antecipação e de movimentação.

Com 1,90m, é um avançado relativamente rápido, muito forte do ponto de vista físico, usando esse mesmo físico quase na perfeição quando surge de costas para a baliza, ganhando, também, grande parte dos duelos aéreos, embora, neste caso, precise de aperfeiçoar a técnica de cabeceamento.

Não sendo nenhum prodígio técnico, mostra recursos suficientes para encontrar espaços dentro da área para, depois, finalizar com um remate potente, isto tudo mesmo em espaços mais curtos, onde um jogador com a sua estampa física normalmente sentiria mais dificuldades, sendo que até por isso pode atuar numa das linhas. No entanto, vejo-o mais como um jogador de área e penso mesmo que é assim que Vítor Bruno o irá utilizar.

Assim sendo, e por ter uma disponibilidade física e de pressão acima da média, bem como pelas suas características no jogo sem bola e pela agressividade e predisposição no aspeto defensivo, vejo-o mais como um substituto de Mehdi Taremi e não tanto de Evanilson.

No entanto, é, claramente, uma aposta a médio/longo prazo, pelo que duvido que vá ser titular em jogos próximos, uma vez que, apesar de ter qualidade e potencial, ainda precisa de amadurecer em certos aspetos técnicos para chegar a um estatuto de titular numa equipa como o FC Porto.

A verdade é que parece chegar no momento certo, já que permite a sua contratação por valores relativamente baixos e decentes, sendo, por isso, um negócio de baixo risco, e tendo, assim, a oportunidade de evoluir na sombra de alguém e ir tendo minutos ao longo do tempo para seguir o seu processo de adaptação e maturação.

Digo que terá de evoluir na sombra de alguém, porque, neste momento, não me parece que nenhum dos avançados presentes no plantel portista vá ser titular indiscutível, pelo que me parece ser necessária uma nova abordagem ao mercado por outro ponta de lança com créditos mais firmados. Veremos e aguardemos pelos próximos acontecimentos.

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

Gusttavo Sousa reforça Estoril Praia: «Podem ter a certeza que serei mais um adepto deste clube que estará dentro de campo»

Gusttavo Sousa foi emprestado pelo Flamengo ao Estoril Praia até ao final da temporada. Lê o que disse o jovem lateral de 20 anos.

FC Porto: Gabriel Verón tem 2 interessados no Japão e outro no Brasil

Gabriel Verón tem vários interessados: Remo (apesar de descarta, por agora, um regresso ao Brasil), FC Tokyo e o Vissel Kobe, do Japão.

Brasileirão: Vasco da Gama de Pedro Emanuel derrotado na casa do Fluminense

O Vasco da Gama de Pedro Emanuel foi derrotado na casa do Fluminense por 1-0 para a jornada 26 do Brasileirão.

Inter Miami de Lionel Messi não segura vitória e empata com Atlanta United nos últimos minutos

O Inter Miami empatou 2-2 esta madrugada com o Atlanta United na MLS. Lionel Messi fez uma assistência na partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Dias: «Apesar de tudo, é um resultado que se ajusta ao que foi o nosso desempenho e somos uns justos vencedores desta Supertaça»

O Sporting venceu o Benfica por 3-2 e conquistou a Supertaça de Futsal. Eis o que disse o treinador Nuno Dias no final do jogo.

Santa Clara empresta João Costa ao Felgueiras

João Costa é reforço do Felgueiras. O ponta de lança chega do Santa Clara por empréstimo até ao final da temporada.

Facundo Cáseres troca o Gil Vicente pelo Santos Laguna de Renato Paiva

Facundo Cáseres foi anunciado no Santos Laguna. O médio-centro chega do Gil Vicente por três milhões de euros e assina por quatro épocas.