Recordar é Viver: Nicky Hayden sagra-se campeão do mundo

- Advertisement -

2006 parece-me demasiado longínquo, mas é preciso recuar até lá para recordar o dia em que um rapaz do Kentucky roubou a coroa a uma das maiores estrelas do mundial de motociclismo. Estranho e surpreendente? Sem dúvida. Valentino Rossi tinha o trono desde 2001.

É certo e sabido que em 2006, eu ainda não me tinha apaixonado pelas duas rodas. Mas a quarentena deu-me a possibilidade de rever provas e temporadas antigas. A de 2006 foi uma delas. E verdade seja dita: este campeonato foi o momento alto da vida do saudoso Nicky Hayden no mundo do motociclismo.

Há campeonatos que são decididos no último GP e o de 2006 não foi exceção. O circuito de Valência foi o palco para a vitória de Nicky Hayden – numa prova de loucos.

Valentino Rossi chegava à cidade espanhol com oito pontos de vantagem sobre o americano – que parecia ter perdido a esperança em conquistar o título, depois de ter sido atropelado pelo seu companheiro de equipa no Grande Prémio de Portugal – mais um momento demasiado longínquo.

Mas tal como na vida, também no desporto é necessário ter sorte. Que faltou a Rossi, e sobrou a Hayden. O italiano perdeu a frente da sua Yamaha e foi fazer uma visita à gravilha do circuito Ricardo Torno – atirando fora qualquer hipótese de conquistar mais um título na sua carreira.

O rapaz do Kentucky – uma pequena cidade nos Estados Unidos, só precisou de terminar a prova em terceiro lugar para conseguir roubar a coroa a Valentino Rossi.

Não acredito que este título de Hayden tenha sido ‘apenas’ sorte como tantos defendem. É certo que só venceu duas provas em toda a temporada, mas apostou na regularidade e os números não mentem: terminou no pódio em 10 das 17 provas e pontuou em todos os grandes prémios – exceto em Portugal.

Depois de 2006, Hayden acabou por ter uma carreira discreta no mundial de motociclismo. Deixou a Honda em 2009 para assinar pela Ducati, mas também não teve qualquer sucesso aos comandos da moto italiana. Em 2016, rumou até ao mundial de Superbikes. O saudoso ‘The Kentucky Kid’ acabou por falecer, aos 35 anos, depois de um acidente de bicicleta.

Hayden será sempre recordado por este título em 2006.

Foto de Capa: MotoGP

Carolina Neto
Carolina Neto
O desporto está-lhe no sangue, o futebol e o mundo das duas rodas são as suas verdadeiras paixões.                                                                                                                                                 A Carolina escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Kenneth Taylor revela tristeza por não ter assinado pelo FC Porto e mensagem de Francesco Farioli depois da transferência para a Lazio: «Disse-me que...

Kenneth Taylor concedeu uma entrevista onde falou nesta temporada. Médio falou da transferência para a Lazio e do interesse do FC Porto.

José Mourinho revela: «O Braga é o primeiro clube que me faz o convite para ser treinador principal. Eu tenho aquele impulso e o...

José Mourinho recordou histórias com o pai, Mourinho Félix. Técnico confessou que o Braga foi o primeiro clube que o quis.

Sporting interessado em Cesare Casadei, antigo alvo do FC Porto: eis a lista de clubes de olho no médio

O Sporting é um dos clubes interessados em Cesare Casadei. Médio representa o Torino e já foi associado ao FC Porto.

Eis os onzes prováveis do FC Porto x Estugarda que vale bilhete para os quartos de final da Europa League

O FC Porto recebe o Estugarda nos oitavos de final da Europa League. Dragões em vantagem depois da vitória na primeira mão.

PUB

Mais Artigos Populares

Voar em direção aos quartos | FC Porto x Estugarda

O Estádio do Dragão vai vestir-se de azul e branco para mais uma noite de gala do FC Porto na presente edição da Liga Europa.

Neemias Queta volta a somar e contribuir para a vitória dos Boston Celtics contra os Golden State Warriors na NBA

Os Boston Celtics somaram a terceira vitória consecutiva na época. Neemias Queta somou contribuição importante no triunfo.

Calcanhar de Paulinho abrilhanta goleada do Toluca e remontada para chegar aos quartos de final da Champions League CONCACAF

O Toluca de Paulinho e companhia está nos quartos de final da Champions League CONCACAF. Goleada sobre o San Diego resolveu contas.