Última horaRelatório e Contas: FC Porto SAD apresenta saldo negativo de 21,1 milhões de euros em 2025/26
Publicidade

Recordar é Viver: Nicky Hayden sagra-se campeão do mundo

Carolina Neto · 2 min

Recordar é Viver: Nicky Hayden sagra-se campeão do mundo
Foto: MotoGP

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

2006 parece-me demasiado longínquo, mas é preciso recuar até lá para recordar o dia em que um rapaz do Kentucky roubou a coroa a uma das maiores estrelas do mundial de motociclismo. Estranho e surpreendente? Sem dúvida. Valentino Rossi tinha o trono desde 2001.

É certo e sabido que em 2006, eu ainda não me tinha apaixonado pelas duas rodas. Mas a quarentena deu-me a possibilidade de rever provas e temporadas antigas. A de 2006 foi uma delas. E verdade seja dita: este campeonato foi o momento alto da vida do saudoso Nicky Hayden no mundo do motociclismo.

Há campeonatos que são decididos no último GP e o de 2006 não foi exceção. O circuito de Valência foi o palco para a vitória de Nicky Hayden – numa prova de loucos.

Valentino Rossi chegava à cidade espanhol com oito pontos de vantagem sobre o americano – que parecia ter perdido a esperança em conquistar o título, depois de ter sido atropelado pelo seu companheiro de equipa no Grande Prémio de Portugal – mais um momento demasiado longínquo.

Mas tal como na vida, também no desporto é necessário ter sorte. Que faltou a Rossi, e sobrou a Hayden. O italiano perdeu a frente da sua Yamaha e foi fazer uma visita à gravilha do circuito Ricardo Torno – atirando fora qualquer hipótese de conquistar mais um título na sua carreira.

O rapaz do Kentucky – uma pequena cidade nos Estados Unidos, só precisou de terminar a prova em terceiro lugar para conseguir roubar a coroa a Valentino Rossi.

Não acredito que este título de Hayden tenha sido ‘apenas’ sorte como tantos defendem. É certo que só venceu duas provas em toda a temporada, mas apostou na regularidade e os números não mentem: terminou no pódio em 10 das 17 provas e pontuou em todos os grandes prémios – exceto em Portugal.

Depois de 2006, Hayden acabou por ter uma carreira discreta no mundial de motociclismo. Deixou a Honda em 2009 para assinar pela Ducati, mas também não teve qualquer sucesso aos comandos da moto italiana. Em 2016, rumou até ao mundial de Superbikes. O saudoso ‘The Kentucky Kid’ acabou por falecer, aos 35 anos, depois de um acidente de bicicleta.

Hayden será sempre recordado por este título em 2006.

Foto de Capa: MotoGP

Carolina Neto

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.