📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Regresso a Casa: A Liga dos Campeões e os 3 jogos de Messi em Lisboa

- Advertisement -

1.

Fonte: André Maia / Bola na Rede

Sporting CP 2-5 FC Barcelona, 26 de Novembro de 2008– A estreia de Messi em Lisboa viria assim a ser no Estádio José Alvalade XXI, um dos primeiros palcos da Europa de futebol que conheceu o Barcelona de Pep Guardiola, que estava a cumprir os primeiros meses como treinador da equipa principal. Era a fase de grupos da Liga dos Campeões 2008/2009.

Depois de uma derrota por 3-1 em Camp Nou, o Sporting CP, orientado por Paulo Bento, voltou a perder para o FC Barcelona, mas quem estava em Alvalade viu Lionel Messi e testemunhou uma festa do golo.

O argentino fez a assistência para Thierry Henry para o 0-1; Gerard Piqué fez o 0-2 após canto e uma assistência com as costas do islandês Eidur Gudjohnsen. Na segunda parte, Messi marca o seu primeiro (e algo polémico) golo em Lisboa depois de Daniel Alves ter batido um livre rápido à frente da grande área do Sporting CP, após mão de Anderson Polga.

0-3 no placard e o resultado parecia pesado para o Sporting que em dois minutos conseguiu reduzir a desvantagem: 1-3 após livre directo de Miguel Veloso e 2-3 por Liedson. Mas, logo a seguir, Marco Caneira, ao tentar evitar golo de Pedro Rodríguez, fez auto-golo e o 2-4 para o FC Barcelona. Os catalães selaram o resultado final com penalty de Bojan Krkic, depois de Rui Patrício ter visto o cartão vermelho porque derrubou o suspeito do costume, Lionel Messi, dentro da grande área.

FC Barcelona, Sporting CP, Shakthar Donetsk e FC Basileia compunham este grupo e os primeiros clubes tomaram caminhos bastante (curiosos e) diferentes. O conjunto “blaugrana” venceu o grupo e iria ser o vencedor desta Liga dos Campeões, e a filosofia de Guardiola ganhou os seus primeiros passos, mostrando que era algo para ficar. Lionel Messi foi o melhor marcador do torneio com 9 golos e, mais tarde, foi galardoado com a Bola D’Ouro, porque campeonato, Taça do Rei e Mundial de Clubes também tinham sido conquistados.

O Shakthar Donetsk terminou em terceiro nesta fase de grupos, mas terminou a época mais feliz, pois venceu a Taça UEFA. Já o Sporting, segundo classificado, avançou para os oitavos-de-final, onde encontrou o FC Bayern Munique para os fatídicos encontros que terminaram 0-5 e 1-7 – total de 12-1 a favor dos “bávaros”. No entanto, o Sporting CP terminava mais uma vez em segundo lugar no campeonato e nomes como Rui Patrício, Daniel Carriço, Adrien Silva e João Moutinho continuavam a crescer no seio do clube, ao lado de Marat Izmailov, Fábio Rochemback, Hélder Postiga, Derlei e Liedson.

Francisco Correia
Francisco Correiahttp://www.bolanarede.pt
Desde os galácticos do Real Madrid, do grandioso Barcelona de Rijkaard e Guardiola, e ainda a conquista da Liga dos Campeões do Porto de Mourinho em 2004, o Francisco tem o talento de meter bola em tudo o que é conversa, apesar de saber que há muitas mais coisas que importam. As ligas inglesa e alemã são as suas predilectas, mas a sua paixão pelo futebol português ainda é desmedida a par com a rádio. Tem também um Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «É difícil para os adversários partirem-nos»

O Benfica venceu o Famalicão por 1-0 no Estádio da Luz. José Mourinho respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Mario Balotelli tem novo interessado e pode regressar em breve aos relvados

Mario Balotelli pode estar de regresso aos relvados. O Al Ittifaq, clube dos Emirados Árabes Unidos, está interessado no avançado italiano.

Miguel Ribeiro e a grande penalidade no Benfica x Famalicão: «Hoje é um caso a ser estudado pelo IPMA, uma réplica do ciclone dos...

Miguel Ribeiro marcou presença na sala de imprensa do Estádio da Luz, depois da derrota do Famalicão frente ao Benfica.

Hugo Oliveira: «Quem definiu melhor o jogo, definiu o resultado»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni: «As pessoas do Benfica que fiquem descansados, vou sempre dar 200%»

Gianluca Prestianni analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Gil Dias: «O jogo ficou decidido por um penálti»

Gil Dias analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Eis os 5 destaques da vitória do Benfica contra o Famalicão na Primeira Liga

O Benfica derrotou por 1-0 Famalicão na 15ª jornada Primeira Liga. Eis os cinco destaques da vitória encarnada.