📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Regresso a Casa: A Liga dos Campeões e os 3 jogos de Messi em Lisboa

- Advertisement -

1.

Fonte: André Maia / Bola na Rede

Sporting CP 2-5 FC Barcelona, 26 de Novembro de 2008– A estreia de Messi em Lisboa viria assim a ser no Estádio José Alvalade XXI, um dos primeiros palcos da Europa de futebol que conheceu o Barcelona de Pep Guardiola, que estava a cumprir os primeiros meses como treinador da equipa principal. Era a fase de grupos da Liga dos Campeões 2008/2009.

Depois de uma derrota por 3-1 em Camp Nou, o Sporting CP, orientado por Paulo Bento, voltou a perder para o FC Barcelona, mas quem estava em Alvalade viu Lionel Messi e testemunhou uma festa do golo.

O argentino fez a assistência para Thierry Henry para o 0-1; Gerard Piqué fez o 0-2 após canto e uma assistência com as costas do islandês Eidur Gudjohnsen. Na segunda parte, Messi marca o seu primeiro (e algo polémico) golo em Lisboa depois de Daniel Alves ter batido um livre rápido à frente da grande área do Sporting CP, após mão de Anderson Polga.

0-3 no placard e o resultado parecia pesado para o Sporting que em dois minutos conseguiu reduzir a desvantagem: 1-3 após livre directo de Miguel Veloso e 2-3 por Liedson. Mas, logo a seguir, Marco Caneira, ao tentar evitar golo de Pedro Rodríguez, fez auto-golo e o 2-4 para o FC Barcelona. Os catalães selaram o resultado final com penalty de Bojan Krkic, depois de Rui Patrício ter visto o cartão vermelho porque derrubou o suspeito do costume, Lionel Messi, dentro da grande área.

FC Barcelona, Sporting CP, Shakthar Donetsk e FC Basileia compunham este grupo e os primeiros clubes tomaram caminhos bastante (curiosos e) diferentes. O conjunto “blaugrana” venceu o grupo e iria ser o vencedor desta Liga dos Campeões, e a filosofia de Guardiola ganhou os seus primeiros passos, mostrando que era algo para ficar. Lionel Messi foi o melhor marcador do torneio com 9 golos e, mais tarde, foi galardoado com a Bola D’Ouro, porque campeonato, Taça do Rei e Mundial de Clubes também tinham sido conquistados.

O Shakthar Donetsk terminou em terceiro nesta fase de grupos, mas terminou a época mais feliz, pois venceu a Taça UEFA. Já o Sporting, segundo classificado, avançou para os oitavos-de-final, onde encontrou o FC Bayern Munique para os fatídicos encontros que terminaram 0-5 e 1-7 – total de 12-1 a favor dos “bávaros”. No entanto, o Sporting CP terminava mais uma vez em segundo lugar no campeonato e nomes como Rui Patrício, Daniel Carriço, Adrien Silva e João Moutinho continuavam a crescer no seio do clube, ao lado de Marat Izmailov, Fábio Rochemback, Hélder Postiga, Derlei e Liedson.

Francisco Correia
Francisco Correiahttp://www.bolanarede.pt
Desde os galácticos do Real Madrid, do grandioso Barcelona de Rijkaard e Guardiola, e ainda a conquista da Liga dos Campeões do Porto de Mourinho em 2004, o Francisco tem o talento de meter bola em tudo o que é conversa, apesar de saber que há muitas mais coisas que importam. As ligas inglesa e alemã são as suas predilectas, mas a sua paixão pelo futebol português ainda é desmedida a par com a rádio. Tem também um Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Neymar faz hat-trick na luta pela manutenção: quem desce no Brasileirão?

O Santos venceu o Juventude por 3-0 e saiu da zona de despromoção do Brasileirão. Neymar destacou-se e marcou os três golos.

Filipe Luís em final de contrato no Flamengo: «Se depender de mim, estou renovado»

O Flamengo conquistou esta madrugada o Brasileirão. Filipe Luís falou sobre a possibilidade de renovar contrato.

Filipe Luís não esquece Jorge Jesus após conquista: «Melhor de todos os tempos no Brasileirão»

O Flamengo conquistou esta madrugada o Brasileirão. Filipe Luís falou aos jornalistas sobre vários temas, incluindo o feito.

Abel Ferreira após perder Brasileirão: «Ganhamos, perdemos, mas não há asteriscos nos nossos títulos»

O Palmeiras perdeu a corrida do Brasileirão para o Flamengo. Abel Ferreira reagiu, após vitória sobre o Atlético Mineiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Quarta-feira recheada de surpresas da Taça do Rei: várias equipas profissionais eliminadas

Realizaram-se durante esta quarta-feira vários jogos dos 32avos da Taça do Rei e aconteceram várias surpresas.

Francesco Farioli pode estrear reforço no FC Porto x Vitória SC

João Costa pode ser titular no encontro entre o FC Porto e o Vitória SC, para os quartos de final da Taça da Liga.

«Está cada vez mais difícil para o treinador em Portugal» – Entrevista Bola na Rede a Nuno Pereira

Com o peso da experiência e a ambição intacta, Nuno Pereira revisita a carreira para mostrar porque se sente pronto para abraçar um desafio a solo.