Os 5 melhores médios defensivos portugueses da atualidade

- Advertisement -

É, provavelmente, uma das posições mais difíceis do futebol atual, especialmente para os clubes! A escassez de médios defensivos de valor superior é clara, e os grandes clubes estão particularmente atentos aos jovens que se mostram em bom plano nas suas equipas, investindo neles valores muito altos e sem, muitas das vezes, o justificarem.

Mas o mundo do futebol é como o mundo em geral, baseia-se na lei da oferta e da procura, por isso se existem poucos jogadores de qualidade e com margem de progressão, têm de ser necessariamente muito caros. Portugal é um dos países com tradição na formação deste tipo de médios.

O nosso país é, cada vez mais, uma das maiores fábricas de talentos do futebol mundial. A conjuntura fala por si, porque temos jogadores portugueses e formados em Portugal a representarem as melhores equipas do mundo, para além de que temos aquele que é, para mim, o melhor jogador de todos os tempos, Cristiano Ronaldo.

O jogador português tem muito valor, independentemente da sua posição, porque é um jogador fiável, é um trabalhador, é interessado, aprende rápido e mostra vontade nessa aprendizagem. Além disso, tem uma cultura técnica e tática muito rica, fruto daquilo que é passado nos escalões de formação, onde os jovens são sempre bem acompanhados para poderem crescer dentro de vários sistemas táticos. O crescimento também é feito na vertente pessoal, fazendo deles um alvo muito apetecível para todos os clubes do velho continente.

5.

Sérgio Oliveira foi um dos médios utilizados por Conceição
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Sérgio Oliveira – Não é certamente um dos mais puros médios defensivos, capaz de jogar sozinho e garantir todos os equilíbrios que a equipa necessita, mas, para mim, já mostrou que se sente mais confortável a jogar num duplo pivot defensivo do que “mais à frente” no terreno. Por isso, acredito que faz sentido colocar Sérgio Oliveira nesta shortlist como uma boa alternativa que tem sempre de ser levada em conta, até pelo seu bom momento na Turquia.

4.

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Danilo Pereira – Não é a quarta opção devido à sua qualidade ou aquilo que traz ao jogo, mas sim por considerar que hoje é mais central do que médio, e isso vê-se no papel que tem desempenhado em Paris. Danilo é um jogador fiável, daqueles que não são exuberantes no seu jogo, mas que se nota quando não estão lá.

3.

Rúben Neves – Há quem o chame de oito, mas para mim é claramente um seis.

Apareceu ainda muito jovem na equipa principal do FC Porto, imediatamente antes da sua saída para o Wolverhampton FC, onde se assumiu com um dos grandes craques emergentes em Inglaterra. Encantou até o FC Barcelona, que viu nele qualidades para substituir o lendário Sergio Busquets, que foi para mim o melhor médio defensivo que alguma vez pisou um relvado.

Quando a sua saída parecia inevitável, sem necessariamente ter de sair de Inglaterra, eis que apareceram os milhões da Arábia Saudita, e levaram Rúben para o Médio Oriente, onde é treinado por Jorge Jesus, e onde se assume como um dos esteios da equipa!

2.

Florentino é o único destes médios defensivo da lista que ainda atua em Portugal.
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Florentino Luís – Quando “Tino” joga, o SL Benfica é mais equipa!

Apelidado carinhosamente como “polvo” pelos adeptos encarnados, o jovem médio de 24 anos é um tratado para quem aprecia verdadeiramente futebol!

Calmo com a bola nos pés, transporta o esférico como ninguém e dá outra dimensão ao jogo dos encarnados. Florentino dá os equilíbrios que a equipa de Schmidt e sabe sempre como tem de estar posicionado, tendo potencial para ser um dos melhores médios do mundo na sua posição.

1.

Palhinha esteve quase a ser reforço do Bayern
Fonte: Carlos SIlva/Bola na Rede

João PalhinhaPara mim, nem merece discussão. Aos 28 anos, e após estar muito perto de reforçar o FC Bayern, o médio ex-Sporting CP é, claramente, o melhor médio defensivo português da actualidade. Evoluiu muito no capítulo da construção de jogo com a sua saída para Inglaterra e, aos poucos, fixou-se com um top 10 da sua posição!

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Simon Adingra bisa na vitória do AS Mónaco diante do Nantes

O AS Mónaco recebeu e bateu o Nantes por três bolas a uma, este sábado, num encontro da 22.ª jornada da Ligue 1.

Sérgio Conceição sem dúvidas: «Não sinto a minha carreira a estagnar na Arábia Saudita»

Sérgio Conceição analisou a vitória do Al Ittihad diante do Al Fayha. Triunfo foi conseguido nos últimos minutos do jogo.

Tondela aproveita vantagem numérica para empatar a uma bola diante do Alverca

No encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga, o Tondela empatou a uma bola frente ao Alverca, que esteve com 10 elementos desde os 67 minutos.

Alteração de última hora: eis o novo horário da conferência de Francesco Farioli na antevisão ao CD Nacional x FC Porto

Francesco Farioli vai realizar este sábado a antevisão do CD Nacional x FC Porto. Horário da conferência de imprensa alterado.

PUB

Mais Artigos Populares

Elche de André Silva empata sem golos na receção ao Osasuna

Na 24.ª ronda da La Liga, o Elche recebeu...

José Mourinho conta história dos bastidores em que jogador do Santa Clara defendeu Schjelderup: «Não se chateie com o seu jogador»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou no estado do relvado nos Açores.

José Mourinho fala em 2 penáltis por assinalar para o Benfica: «Se fossem camisolas de cor diferente…»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou de penáltis por assinalar e do estado do relvado.