📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 5 melhores médios defensivos portugueses da atualidade

- Advertisement -

É, provavelmente, uma das posições mais difíceis do futebol atual, especialmente para os clubes! A escassez de médios defensivos de valor superior é clara, e os grandes clubes estão particularmente atentos aos jovens que se mostram em bom plano nas suas equipas, investindo neles valores muito altos e sem, muitas das vezes, o justificarem.

Mas o mundo do futebol é como o mundo em geral, baseia-se na lei da oferta e da procura, por isso se existem poucos jogadores de qualidade e com margem de progressão, têm de ser necessariamente muito caros. Portugal é um dos países com tradição na formação deste tipo de médios.

O nosso país é, cada vez mais, uma das maiores fábricas de talentos do futebol mundial. A conjuntura fala por si, porque temos jogadores portugueses e formados em Portugal a representarem as melhores equipas do mundo, para além de que temos aquele que é, para mim, o melhor jogador de todos os tempos, Cristiano Ronaldo.

O jogador português tem muito valor, independentemente da sua posição, porque é um jogador fiável, é um trabalhador, é interessado, aprende rápido e mostra vontade nessa aprendizagem. Além disso, tem uma cultura técnica e tática muito rica, fruto daquilo que é passado nos escalões de formação, onde os jovens são sempre bem acompanhados para poderem crescer dentro de vários sistemas táticos. O crescimento também é feito na vertente pessoal, fazendo deles um alvo muito apetecível para todos os clubes do velho continente.

5.

Sérgio Oliveira foi um dos médios utilizados por Conceição
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Sérgio Oliveira – Não é certamente um dos mais puros médios defensivos, capaz de jogar sozinho e garantir todos os equilíbrios que a equipa necessita, mas, para mim, já mostrou que se sente mais confortável a jogar num duplo pivot defensivo do que “mais à frente” no terreno. Por isso, acredito que faz sentido colocar Sérgio Oliveira nesta shortlist como uma boa alternativa que tem sempre de ser levada em conta, até pelo seu bom momento na Turquia.

4.

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Danilo Pereira – Não é a quarta opção devido à sua qualidade ou aquilo que traz ao jogo, mas sim por considerar que hoje é mais central do que médio, e isso vê-se no papel que tem desempenhado em Paris. Danilo é um jogador fiável, daqueles que não são exuberantes no seu jogo, mas que se nota quando não estão lá.

3.

Rúben Neves – Há quem o chame de oito, mas para mim é claramente um seis.

Apareceu ainda muito jovem na equipa principal do FC Porto, imediatamente antes da sua saída para o Wolverhampton FC, onde se assumiu com um dos grandes craques emergentes em Inglaterra. Encantou até o FC Barcelona, que viu nele qualidades para substituir o lendário Sergio Busquets, que foi para mim o melhor médio defensivo que alguma vez pisou um relvado.

Quando a sua saída parecia inevitável, sem necessariamente ter de sair de Inglaterra, eis que apareceram os milhões da Arábia Saudita, e levaram Rúben para o Médio Oriente, onde é treinado por Jorge Jesus, e onde se assume como um dos esteios da equipa!

2.

Florentino é o único destes médios defensivo da lista que ainda atua em Portugal.
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Florentino Luís – Quando “Tino” joga, o SL Benfica é mais equipa!

Apelidado carinhosamente como “polvo” pelos adeptos encarnados, o jovem médio de 24 anos é um tratado para quem aprecia verdadeiramente futebol!

Calmo com a bola nos pés, transporta o esférico como ninguém e dá outra dimensão ao jogo dos encarnados. Florentino dá os equilíbrios que a equipa de Schmidt e sabe sempre como tem de estar posicionado, tendo potencial para ser um dos melhores médios do mundo na sua posição.

1.

Palhinha esteve quase a ser reforço do Bayern
Fonte: Carlos SIlva/Bola na Rede

João PalhinhaPara mim, nem merece discussão. Aos 28 anos, e após estar muito perto de reforçar o FC Bayern, o médio ex-Sporting CP é, claramente, o melhor médio defensivo português da actualidade. Evoluiu muito no capítulo da construção de jogo com a sua saída para Inglaterra e, aos poucos, fixou-se com um top 10 da sua posição!

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Já foi alvo do Benfica e pode regressar à La Liga: há 3 candidatos à contratação

Enes Unal representa atualmente o Bournemouth, mas já esteve na órbita do Benfica, antes de rumar a Inglaterra.

Jogador que entrou na história do Alverca vai sair do clube em janeiro

Diogo Martins não vai prosseguir a sua carreira no Alverca. O jogador prepara-se para deixar o Ribatejo no próximo mercado de transferências.

Antigo candidato a primeiro-ministro com afirmação curiosa: «O primeiro-ministro pede-nos o desempenho do Ronaldo e oferece a performance do Esgaio»

Rui Rocha, antigo líder da Iniciativa Liberal, utilizou o nome de jogadores de futebol para reagir à mensagem de Natal de Luís Montenegro.

Flamengo não está para brincadeiras e quer mais títulos: brasileiros oferecem 25 milhões de euros por avançado da Serie A

O Flamengo está preparado para oferecer 25 milhões de euros para garantir a contratação de Taty Castellanos, jogador da Lazio.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: lateral esquerdo tem abordagens de Espanha para sair já em janeiro

David Moreira pode deixar o Sporting no mercado de janeiro. O lateral esquerdo soma interessados em Espanha, tanto na La Liga como na La Liga 2.

Pouca margem de negociação: Bayer Leverkusen define preço de Alejandro Grimaldo

O Bayer Leverkusen tem pouco interesse em perder Alejandro Grimaldo neste mercado de transferências de inverno, mas podem chegar ofertas.

Rúben Amorim e os jovens da formação no banco de suplentes do Manchester United: «É uma oportunidade perfeita»

Rúben Amorim convocou vários jovens do Manchester United para a partida frente ao Newcastle United, para a Premier League.