Os 5 melhores médios defensivos portugueses da atualidade

- Advertisement -

É, provavelmente, uma das posições mais difíceis do futebol atual, especialmente para os clubes! A escassez de médios defensivos de valor superior é clara, e os grandes clubes estão particularmente atentos aos jovens que se mostram em bom plano nas suas equipas, investindo neles valores muito altos e sem, muitas das vezes, o justificarem.

Mas o mundo do futebol é como o mundo em geral, baseia-se na lei da oferta e da procura, por isso se existem poucos jogadores de qualidade e com margem de progressão, têm de ser necessariamente muito caros. Portugal é um dos países com tradição na formação deste tipo de médios.

O nosso país é, cada vez mais, uma das maiores fábricas de talentos do futebol mundial. A conjuntura fala por si, porque temos jogadores portugueses e formados em Portugal a representarem as melhores equipas do mundo, para além de que temos aquele que é, para mim, o melhor jogador de todos os tempos, Cristiano Ronaldo.

O jogador português tem muito valor, independentemente da sua posição, porque é um jogador fiável, é um trabalhador, é interessado, aprende rápido e mostra vontade nessa aprendizagem. Além disso, tem uma cultura técnica e tática muito rica, fruto daquilo que é passado nos escalões de formação, onde os jovens são sempre bem acompanhados para poderem crescer dentro de vários sistemas táticos. O crescimento também é feito na vertente pessoal, fazendo deles um alvo muito apetecível para todos os clubes do velho continente.

5.

Sérgio Oliveira foi um dos médios utilizados por Conceição
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Sérgio Oliveira – Não é certamente um dos mais puros médios defensivos, capaz de jogar sozinho e garantir todos os equilíbrios que a equipa necessita, mas, para mim, já mostrou que se sente mais confortável a jogar num duplo pivot defensivo do que “mais à frente” no terreno. Por isso, acredito que faz sentido colocar Sérgio Oliveira nesta shortlist como uma boa alternativa que tem sempre de ser levada em conta, até pelo seu bom momento na Turquia.

4.

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Danilo Pereira – Não é a quarta opção devido à sua qualidade ou aquilo que traz ao jogo, mas sim por considerar que hoje é mais central do que médio, e isso vê-se no papel que tem desempenhado em Paris. Danilo é um jogador fiável, daqueles que não são exuberantes no seu jogo, mas que se nota quando não estão lá.

3.

Rúben Neves – Há quem o chame de oito, mas para mim é claramente um seis.

Apareceu ainda muito jovem na equipa principal do FC Porto, imediatamente antes da sua saída para o Wolverhampton FC, onde se assumiu com um dos grandes craques emergentes em Inglaterra. Encantou até o FC Barcelona, que viu nele qualidades para substituir o lendário Sergio Busquets, que foi para mim o melhor médio defensivo que alguma vez pisou um relvado.

Quando a sua saída parecia inevitável, sem necessariamente ter de sair de Inglaterra, eis que apareceram os milhões da Arábia Saudita, e levaram Rúben para o Médio Oriente, onde é treinado por Jorge Jesus, e onde se assume como um dos esteios da equipa!

2.

Florentino é o único destes médios defensivo da lista que ainda atua em Portugal.
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Florentino Luís – Quando “Tino” joga, o SL Benfica é mais equipa!

Apelidado carinhosamente como “polvo” pelos adeptos encarnados, o jovem médio de 24 anos é um tratado para quem aprecia verdadeiramente futebol!

Calmo com a bola nos pés, transporta o esférico como ninguém e dá outra dimensão ao jogo dos encarnados. Florentino dá os equilíbrios que a equipa de Schmidt e sabe sempre como tem de estar posicionado, tendo potencial para ser um dos melhores médios do mundo na sua posição.

1.

Palhinha esteve quase a ser reforço do Bayern
Fonte: Carlos SIlva/Bola na Rede

João PalhinhaPara mim, nem merece discussão. Aos 28 anos, e após estar muito perto de reforçar o FC Bayern, o médio ex-Sporting CP é, claramente, o melhor médio defensivo português da actualidade. Evoluiu muito no capítulo da construção de jogo com a sua saída para Inglaterra e, aos poucos, fixou-se com um top 10 da sua posição!

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Agente de Stefan Baiaram confirma rejeição do Benfica e avaliação do FC Porto: «Mourinho disse-me que ele não é jogador para o Benfica»

Stefan Baiaram foi oferecido ao Benfica e ao FC Porto. O avançado romeno de 23 anos está ao serviço do Universitatea Craiova, orientado por Filipe Coelho.

Confirmada a mudança de selecionador em Marrocos: Hoalid Regragui deixa o cargo e é rendido por Mohamed Ouahbi com o português João Sacramento como...

Marrocos confirmou a mudança de selecionador. Mohamed Ouahbi foi eleito o novo timoneiro da equipa e Hoalid Regragui foi despedido.

Igor Tudor continua só a perder pelo Tottenham e recusa-se a pensar em despedimento: «Pode parecer estranho, mas acredito mais depois deste jogo do...

Igor Tudor analisou a derrota do Tottenham diante do Crystal Palace. Técnico continua a guiar o clube a apenas derrotas.

Afonso Assis renova contrato com o Moreirense até junho de 2030

Afonso Assis renovou o contrato com o Moreirense. O médio de 19 anos estendeu a sua ligação ao clube até 2030.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica Cristian Lema anuncia fim de carreira: «Quando a cabeça diz que é altura de parar, não faz sentido insistir»

Cristian Lema terminou a carreira de futebolista profissional aos 35 anos. O antigo defesa do Benfica pendurou as chuteiras de forma definitiva após rescindir com o Boca Juniors.

Rodrigo Ramos troca o Ararat-Armenia pelo Dínamo Tibilisi

Rodrigo Ramos, extremo português de 22 anos, reforça o Dinamo Tbilisi, vindo do Ararat‑Armenia, onde participou de nove partidas na última temporada.

Giacomo Bonaventura anuncia adeus ao futebol aos 36 anos: «Hoje é o momento de dizer stop ao futebol jogado»

Giacomo Bonaventura anunciou o final da sua carreira como jogador profissional de futebol aos 36 anos. O antigo internacional italiano pendura as chuteiras após uma última passagem pelo Al Shabab.