O 11 da Década no Futebol Nacional

Extremo Direito – “Hulk”

Registo, a partir da época 2009/2010): 74 jogos, 46 golos e 36 assistências

Fonte: FC Porto

“Hulk Paraíba” foi, na minha opinião, um dos jogadores mais exuberantes que passou por Portugal. Rápido, forte fisicamente e detentor de um remate potentíssimo, o extremo brasileiro constituiu um verdadeiro carrasco para as equipas adversárias Fonte: Globo Esporte

Recordar aquela que foi a última década do FC Porto, sem se fazer referência a “Hulk” é quase como que «ir a Roma e não ver o Papa», tal foi êxito (os números falam por si) granjeado por este extremo brasileiro, de Dragão ao peito.

Proveniente da periférica J2 League (segunda principal divisão do futebol japonês), o atacante nascido na Campina Grande (estado da Paraíba) chegou ao clube como um perfeito desconhecido, pese embora a considerável quantidade de golos que trazia na bagagem. Ainda assim, tal não foi impeditivo para que o futebolista se cimentasse como titular dos Azuis e Brancos, à passagem da 10.ª jornada do campeonato, na sua primeira época ao serviço do clube (2008/2009). Nas temporadas seguintes, a preponderância de “Hulk” acresceu, e, para além dos já habituais desequilíbrios (decorrentes da grande capacidade de drible e poder físico), passou também a refletir-se numa fenomenal veia goleadora (23 golos em 26 jogos, na temporada 2010/2011, que o tornaram no melhor marcador da Liga; 16 golos em 26 jogos na época subsequente).

A nível coletivo, o contributo do extremo canarinho repercutiu-se na conquista do tricampeonato, no final da época 2012/2013 (visto que ainda participou em três partidas da referida temporada, antes de rumar ao FC Zenit Saint Petersburg).

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid: Xabi Alonso impõe-se e expulsa peso pesado do treino da equipa principal

Xabi Alonso não mostrou qualquer receio em expulsar Antonio Rudiger do treino, depois de um conflito com Vinícius Júnior.

Kylian Mbappé já quis ser português, diz mãe do jogador

Mãe do jogador conta em entrevista como o fascínio de Kylian Mbappé por Cristiano Ronaldo em criança levou o francês a declarar-se português.

Diego Simeone não hesita em eleger um jogador seu como o melhor do mundo

O treinador do Atlético de Madrid, quando questionado sobre quem é o melhor jogador do mundo, respondeu sem hesitar: Julián Álvarez.

Ange Postecoglou cobiça caras familiares do Tottenham para a sua nova equipa

Ange Postecoglou, recentemente contratado pelo Nottingham Forest quer reforçar o seu plantel com vários jogadores do seu antigo clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Presença em particular pode impossibilitar Mile Svilar de representar país onde nasceu

Guarda Redes da AS Roma quer jogar pela seleção da Bélgica, porém a sua presença pela Sérvia num particular pode impossibilitar esta transição.

Real Madrid pode surpreender na escolha do substituto para Rodrygo

O Real Madrid procura já uma alternativa para a possível saída de Rodrygo e pode tentar roubar talento do PSG no mercado de inverno.

Chelsea arrisca castigo pesado e pode mesmo perder pontos na Premier League

O Chelsea está a ser acusado de ter cometido 74 crimes entre o período de 2009 e 2022, correndo o sério risco de ser castigado severamente.