O 11 da Década no Futebol Nacional

- Advertisement -

Extremo Direito – “Hulk”

Registo, a partir da época 2009/2010): 74 jogos, 46 golos e 36 assistências

Fonte: FC Porto

“Hulk Paraíba” foi, na minha opinião, um dos jogadores mais exuberantes que passou por Portugal. Rápido, forte fisicamente e detentor de um remate potentíssimo, o extremo brasileiro constituiu um verdadeiro carrasco para as equipas adversárias Fonte: Globo Esporte

Recordar aquela que foi a última década do FC Porto, sem se fazer referência a “Hulk” é quase como que «ir a Roma e não ver o Papa», tal foi êxito (os números falam por si) granjeado por este extremo brasileiro, de Dragão ao peito.

Proveniente da periférica J2 League (segunda principal divisão do futebol japonês), o atacante nascido na Campina Grande (estado da Paraíba) chegou ao clube como um perfeito desconhecido, pese embora a considerável quantidade de golos que trazia na bagagem. Ainda assim, tal não foi impeditivo para que o futebolista se cimentasse como titular dos Azuis e Brancos, à passagem da 10.ª jornada do campeonato, na sua primeira época ao serviço do clube (2008/2009). Nas temporadas seguintes, a preponderância de “Hulk” acresceu, e, para além dos já habituais desequilíbrios (decorrentes da grande capacidade de drible e poder físico), passou também a refletir-se numa fenomenal veia goleadora (23 golos em 26 jogos, na temporada 2010/2011, que o tornaram no melhor marcador da Liga; 16 golos em 26 jogos na época subsequente).

A nível coletivo, o contributo do extremo canarinho repercutiu-se na conquista do tricampeonato, no final da época 2012/2013 (visto que ainda participou em três partidas da referida temporada, antes de rumar ao FC Zenit Saint Petersburg).

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges analisa golo anulado ao Famalicão: «É claramente fora de jogo antes e, depois disso, é falta»

Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa após a vitória diante do Famalicão. O técnico abordou o lance que tem gerado alguma polémica.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Pote e o Trincão são jogadores de ligação, de transporte e definição refinada e precisávamos de...

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 na 22.ª jornada da Primeira Liga. Rui Borges respondeu à questão do Bola na Rede.

Hugo Oliveira responde ao Bola na Rede: «O adversário cria-nos dificuldade, perdemos confiança e perdemos ligação, mas temos de ter coragem para procurar outros...

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 na 22.ª jornada da Primeira Liga. Hugo Oliveira respondeu à questão do Bola na Rede.

Miguel Ribeiro faz apelo à UEFA para ver golo anulado ao Famalicão e aponta responsabilidades: «O VAR não deve andar de lupa à procura...

O Famalicão perdeu com o Sporting. No final do jogo, Miguel Ribeiro, presidente dos famalicenses falou do papel do VAR.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges e a vitória do Sporting: «Vai ser cada vez mais difícil ganhar, as equipas jogam bem e querem os pontos»

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Daniel Bragança e o golo da vitória: «Surpreendi-me a mim próprio»

Daniel Bragança analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Gustavo Sá aborda a derrota diante do Sporting: «Foi um jogo extremamente difícil contra o campeão nacional»

Gustavo Sá analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.