Tribuna VIP: A tasca europeia do Rui

- Advertisement -

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site. O técnico de 52 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e o Naft Maysan, do Iraque, e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

Chamar “tasqueiro” a um treinador diz mais sobre quem o diz do que sobre quem o recebe. No caso de Rui Borges, a realidade é simples, há trabalho, há ideia, houve evolução e há resultados visíveis dentro de campo.

No Sporting CP desta época, não há acaso, há um modelo claro, há identidade e há uma equipa que sabe exatamente o que faz em cada momento do jogo. Organização com bola, critério na construção, capacidade de variar ritmos e uma ocupação racional dos espaços.

Sem bola, uma equipa agressiva, compacta e com comportamentos coletivos bem definidos, isto não nasce por geração espontânea, quem conhece o relvado sabe que isto é treino, é liderança.

Rui Borges Sporting
Fonte: Ana Beles / Bola na Rede

Rui Borges não herdou apenas um plantel, fez ajustes, impôs a sua ideia. E isso, no futebol atual, separa treinadores de gestores de grupo. O Sporting joga com intenção, não joga por jogar, há princípios, há padrões e há repetição de comportamentos que mostram trabalho diário.

 E mais, há evolução, a equipa hoje é melhor do que era há meses. Isso é o maior indicador de qualidade de um treinador.

Dizer que é a equipa que melhor joga em Portugal não é opinião emocional, é análise objetiva. O Sporting apresenta consistência, qualidade no processo ofensivo, defensivo e equilíbrio competitivo.

E depois há esta eliminatória com o Arsenal. Quem viu os jogos percebe que o detalhe decidiu, bolas nos postes, momentos que podiam ter mudado a narrativa. Mas no futebol de alto nível, competir assim contra uma equipa deste calibre não é sorte, é competência. O Sporting não foi inferior, foi competitivo, organizado e fiel à sua identidade, jogou olhos nos olhos com uma das melhores equipas da Europa.

Rui Borges Sporting x Arsenal
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

No futebol, há uma tendência perigosa, rotular rápido e analisar pouco. Rui Borges é o oposto disso, é trabalho consistente, é ideia clara e é capacidade de transformar uma equipa numa estrutura competitiva sólida.

No fim, o futebol não se decide nas palavras, decide-se dentro de campo. E aí, Rui Borges tem respondido como os melhores, com futebol e liderança..

João Prates
João Prateshttp://www.bolanarede.pt
João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site. O técnico de 52 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e o Naft Maysan, do Egito, e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

Subscreve!

Artigos Populares

Carolina Correia despede-se do Torreense, com Fiorentina como destino

A defesa Carolina Correia deixa o Torrense após três temporadas de ligação, com a transferência para a Fiorentina em negociações avançadas.

Jimmy Jay Morgan reforça o West Bromwich Albion

Jimmy Jay Morgan deixa o Chelsea para se estrear no Championship pelo West Bromwich Albion, após época de empréstimo no Peterborough United.

FPF distribui verba recorde de 8,5 milhões de euros aos clubes da Primeira Liga

A FPF anunciou a distribuição de uma verba a clubes da Primeira Liga sem participação nas competições europeias em 2025/26.

César Peixoto no Wolves | Missão: regresso à Premier League

Os Wolves das West Midlands vão voltar a disputar o Championship, nove épocas após a última subida à Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Ronaldo no centro do debate, mas não do problema

Nos últimos dias, muito se tem discutido a presença de Cristiano Ronaldo no onze inicial da Seleção Nacional.

Carlos Vicens confiante no futuro de José Mourinho no Real Madrid: «Está preparado para qualquer desafio»

Numa longa entrevista à Marca, Carlos Vicens refletiu sobre a época de estreia no Braga, o regresso de José Mourinho ao Real Madrid e a saída de Rodrigo Zalazar.

Borja Sainz continua na mira do Athletic Club: FC Porto define o preço do extremo espanhol

Segundo A Bola, o FC Porto pretende receber de volta o investimento de 13,5 milhões de euros por Borja Sainz, que atrai o interesse do Athletic Club.