Tribuna VIP: A tasca europeia do Rui

- Advertisement -

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site. O técnico de 52 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e o Naft Maysan, do Iraque, e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

Chamar “tasqueiro” a um treinador diz mais sobre quem o diz do que sobre quem o recebe. No caso de Rui Borges, a realidade é simples, há trabalho, há ideia, houve evolução e há resultados visíveis dentro de campo.

No Sporting CP desta época, não há acaso, há um modelo claro, há identidade e há uma equipa que sabe exatamente o que faz em cada momento do jogo. Organização com bola, critério na construção, capacidade de variar ritmos e uma ocupação racional dos espaços.

Sem bola, uma equipa agressiva, compacta e com comportamentos coletivos bem definidos, isto não nasce por geração espontânea, quem conhece o relvado sabe que isto é treino, é liderança.

Rui Borges Sporting
Fonte: Ana Beles / Bola na Rede

Rui Borges não herdou apenas um plantel, fez ajustes, impôs a sua ideia. E isso, no futebol atual, separa treinadores de gestores de grupo. O Sporting joga com intenção, não joga por jogar, há princípios, há padrões e há repetição de comportamentos que mostram trabalho diário.

 E mais, há evolução, a equipa hoje é melhor do que era há meses. Isso é o maior indicador de qualidade de um treinador.

Dizer que é a equipa que melhor joga em Portugal não é opinião emocional, é análise objetiva. O Sporting apresenta consistência, qualidade no processo ofensivo, defensivo e equilíbrio competitivo.

E depois há esta eliminatória com o Arsenal. Quem viu os jogos percebe que o detalhe decidiu, bolas nos postes, momentos que podiam ter mudado a narrativa. Mas no futebol de alto nível, competir assim contra uma equipa deste calibre não é sorte, é competência. O Sporting não foi inferior, foi competitivo, organizado e fiel à sua identidade, jogou olhos nos olhos com uma das melhores equipas da Europa.

Rui Borges Sporting x Arsenal
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

No futebol, há uma tendência perigosa, rotular rápido e analisar pouco. Rui Borges é o oposto disso, é trabalho consistente, é ideia clara e é capacidade de transformar uma equipa numa estrutura competitiva sólida.

No fim, o futebol não se decide nas palavras, decide-se dentro de campo. E aí, Rui Borges tem respondido como os melhores, com futebol e liderança..

João Prates
João Prateshttp://www.bolanarede.pt
João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site. O técnico de 52 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e o Naft Maysan, do Egito, e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

Subscreve!

Artigos Populares

Liga 3: Amarante garante subida à Segunda Liga após triunfo nos últimos minutos

O Amarante venceu o União de Santarém por 1-0 na jornada 13 e garantiu assim a qualificação para a Segunda Liga.

Jogo do título: onde ver o Al Nassr x Al Hilal que pode ajudar a resolver as contas da Liga Saudita

O Al Nassr recebe o Al Hilal na 33.ª jornada da Liga Saudita. Jogo pode ser determinante nas contas do título.

Antigo alvo do FC Porto é a prioridade do Crystal Palace para o mercado de verão

Hayden Hackney é o alvo prioritário do Crystal Palace para o mercado de verão. Médio do Middlesbrough foi apontado ao FC Porto em janeiro.

José Mourinho revela decisão mais difícil e ainda diz: «Gosto de muitos jogadores deste Inter, mas nenhum teria jogado na equipa do Triplete»

José Mourinho concedeu entrevista mais pessoal. Técnico português revelou qual foi a decisão mais difícil da sua carreira.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho em entrevista mais pessoal: «Talvez seja por isso que decidi ser treinador»

José Mourinho concedeu entrevista mais pessoal. Fica com várias das respostas do treinador português do Benfica.

Shakhtar Donetsk vence Poltava e volta a sagrar-se campeão na Ucrânia

O Shakhtar Donetsk é novamente o campeão ucraniano. Vitória sobre o Poltava resolve as contas do título para o conjunto de Arda Turan.

Aston Villa tropeça e Nottingham Forest conquista ponto importante frente ao Newcastle: Eis os resultados da tarde na Premier League

O Aston Villa empatou a duas bolas na visita ao Burnley e o Nottingham Forest empatou 1-1 com o Newcastle, na 36.ª jornada da Premier League.