Brasil 0-0 Paraguai (4-3 g.p.): “Canarinha” sofre para ultrapassar “autocarro” paraguaio

- Advertisement -

No primeiro jogo referente aos quartos de final da Copa América 2019, o Brasil venceu o Paraguai por 4-3 no desempate pela marcação de grandes penalidades, após um 0-0 durante o tempo regulamentar.

Como anfitrião e perante os seus adeptos exigentes (dada a quantidade e qualidade dos jogadores que têm ao seu dispor) o encontro começou, como seria de esperar, com a “Canarinha” a tomar iniciativa na construção de jogo e com pressa em visar a baliza paraguaia.

Do outro lado estava um Paraguai a procurar a velocidade de Derlis González (hoje como ponta-de-lança), tendo como elemento de ligação, o criativo Miguel Almirón, utilizando como principal arma para ferir o Brasil, o contra-ataque. O estilo típico de formações de menor nomeada: “dar” a bola ao adversário e tentar surpreender após a recuperação de bola.

É caso para dizer que o argentino Eduardo Berizzo estacionou, não um, mas dois autocarros em frente à baliza de “Gatito” Fernández. Não tendo o mesmo tipo de recursos que o Brasil, montou um sistema de 4-4-1-1, com as linhas muito próximas, de forma a não dar espaço entre linhas ao Escrete.

À passagem do primeiro quarto de hora, a “torcida” dos homens da casa começava a ficar impaciente, perante o jogo previsível e sem ninguém para desequilibrar ou mexer com o jogo. Pairava no ar o “fantasma” de Neymar…

A maior ocasião de perigo da primeira parte pertenceu ao Paraguai. Até então, frente a um Brasil com muita bola, muito esforçado, mas a jogar mais com o coração do que com a cabeça.

Fonte: CBF – Confederação Brasileira de Futebol

Já no segundo tempo, quando se esperava que Tite deixasse o seu conservadorismo personificado pelos dois pivôs que mantinha à frente da defesa (Allan e Arthur) e metesse toda a “carne no assador”, o sistema defensivo de Berizzo continuava a funcionar.

Ao minuto 54′ foi assinalado penálti para o Brasil, mas após a análise do VAR o árbitro retificou a decisão e marcou livre e consequente expulsão de Balbuena. Intervenção acertada, mas mais uma vez, como temos sido habituados nesta Copa, com bastante tempo perdido.

Com uma unidade a mais, o Escrete fez notar a superioridade numérica e deu-se início a um autêntico festival de golos falhados. Primeiro Gabriel Jesus, depois Firmino, Éverton, Willian… era uma daquelas noites em que parecia que a bola não queria entrar. Foi preciso o desempate pela marca dos 11 metros.

Na lotaria dos penáltis, para os homens da casa, marcaram Willian, Marquinhos, Coutinho e Gabriel Jesus, enquanto que Almirón, Váldez e Rojas fizeram os tentos da “Albirroja”.

O Brasil é assim o primeiro semifinalista, e aguarda pelo vencedor do Venezuela – Argentina, que será o seu próximo adversário.

 

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Brasil: Alisson, Filipe Luís (Alex Sandro, ’46), Thiago Silva, Marquinhos, Dani Alves (Lucas Paquetá, ’85), Allan (Willian, ’70), Arthur, Coutinho, Everton, Gabriel Jesus e Firmino.

Paraguai: Fernandez, Piris, Gomez, Balbuena, Alonso, Arzamendia (Váldez, ’61), Pérez (Rojas, ’74), Ortiz, Sanchez (Escobar, ’78), Almirón e Derlis Gonzalez.

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Há mais 2 clubes interessados em Gustavo Varela e ambos de Itália

O Venezia e o Parma estão interessados em Gustavo Varela. Avançado do Benfica também está na mira do PAOK (Grécia).

Sporting: Morten Hjulmand continua na lista do Atlético Madrid e Diego Simeone aprova perfil

O Atlético Madrid continua interessado em Morten Hjulmand, diz a imprensa espanhola. Diego Simeone aprecia o perfil do médio do Sporting.

Fernando Muslera após noite complicada: «Nunca pensei sofrer tanto por este desporto»

Fernando Muslera não esteve bem no golo sofrido do Uruguai e saiu ao intervalo. Guarda-redes prestou depois declarações.

Fechado: Sporting paga 18 milhões de euros por médio da La Liga

O Sporting fechou a contratação de Sergi Altimira. Médio espanhol de 24 anos deixa o Real Bétis e vai juntar-se aos leões.

PUB

Mais Artigos Populares

Marcelo Bielsa explica saída de guarda-redes ao intervalo: «Ele decidiu sair»

Fernando Muslera não ficou bem na fotografia no golo sofrido do Uruguai e saiu ao intervalo. Eis o que disse Marcelo Bielsa.

Jesé Rodríguez renova com o Las Palmas

O Las Palmas anunciou a renovação com Jesé Rodríguez. O avançado de 33 anos assinou um novo contrato com a equipa espanhola até 2028.

Cluj contrata André Moreira

André Moreira terminou contrato com o Volos da Grécia. O guarda-redes assinou com o Cluj para a próxima temporada.