LA Lakers | As estrelas que não se alinham

- Advertisement -

Uma das equipas que mais prometia lutar pelo título na atual época, mas que está a ser uma das desilusões. Os Los Angeles Lakers foram buscar muitos jogadores experientes e com qualidade: Russell Westbrook, Carmelo Anthony, entre outros. Porém, não estão a corresponder às expectativas e os 17 vezes campeões da NBA estão a ter uma vida complicada.

Antes de falar da atual situação da franquia, é necessário falar do passado. Os LA Lakers são, a par dos Boston Celtics, a equipa com mais campeonatos de NBA e já teve vários jogadores que pertencem ao Hall of Fame do basquetebol. Kobe Bryant, Magic Johnson, Shaquille O’Neal, Kareem Abdul-Jabbar, Wilt Chamberlain, Jerry West, Magic Johnson, entre outros. Uma equipa cheia de histórias.

As estrelas dos Lakers não estão alinhadas

Existe um grande problema: o passado não dá novos títulos. Apesar de serem uma equipa experiente, os resultados não aparecem. Uma equipa com jogadores como LeBron James (apesar de já ter falhado alguns jogos esta época), Anthony Davis e os outros já referenciados, devia estar melhor colocada na Conferência Oeste. Neste momento, os Lakers ocupam o nono lugar, com dez vitórias em 20 jogos.

Há duas épocas, os Lakers venceram, na bolha, o campeonato da NBA. Na época transata, já com adeptos, foram eliminados na primeira ronda pelos Phoenix Suns, que acabaram por ser finalistas vencidos.

Depois da eliminação madrugadora, os Lakers perceberam que a melhor opção para a franquia seria fazer umas trocas e contratar jogadores livres. A principal troca aconteceu num negócio com os Washington Wizards: os Lakers receberam Russell Westbrook e os Wizards receberam Kentavious Caldwell-Pope, Kyle Kuzma e Montrezl Harrell. Além desses três jogadores, a equipa da capital dos Estados Unidos da América também recebeu Spencer Dinwiddie, dos Brooklyn Nets, e Aaron Holiday, dos Indiana Pacers. Até ao momento, nota-se que os Wizards foram a equipa vencedora da troca – ocupam o quarto lugar da Conferência Este, com 11 vitórias em 18 jogos.

Os Lakers têm 10 jogadores com pelo menos 30 anos na equipa. Tal como já foi dito, é uma das equipas mais experientes da NBA e já têm cinco jogadores que jogaram o NBA All-Star de 2017 – LeBron James, Russell Westbrook, Anthony Davis, Carmelo Anthony e DeAndre Jordan.

LeBron, Westbrook e Davis são as principais estrelas da equipa e são o novo Big Three da NBA. Esperava-se que o trio fosse dominar a Conferência Oeste, mas não é o que está a acontecer.

Até ao momento, Westbrook está a fazer os piores números dos últimos anos: 20 pontos por jogo, 8.6 assistências por jogo, 8.4 ressaltos por jogo, 43.1% de acertos de lançamentos, 4.9 turnovers por jogo e 3.3 faltas por jogo. Apesar do quase triplo-duplo por jogo e de ter alguns jogos bons, é um jogador que está a ter várias dificuldades em muitos jogos e é muito criticado pelos adeptos.

LeBron James está a ter um início de época para esquecer. Falhou mais jogos (11) do que aqueles que jogou (nove) e já foi expulso de um jogo, após um momento mais quente do jogo com Isaiah Stewart, frente aos Detroit Pistons. Quando joga, LeBron está a ter mais minutos por jogo, mas com piores números do que na época transata. Apesar disso, já teve um game winner contra os Indiana Pacers.

Dos três jogadores, Anthony Davis é aquele que está a ter uma prestação mais digna. O antigo jogador dos NO Pelicans está com uma média de 24.3 pontos por jogo, 10.3 ressaltos por jogo e uma eficácia de 51.7% no lançamento. Além disso, é o jogador mais jovem dos três e espera-se que seja o principal nome da franquia após a saída de LeBron James.

Além desses três jogadores, há ainda outros nomes a salientar. Carmelo Anthony é um dos melhores lançadores do jogo e é um dos basquetebolistas mais desvalorizados dos últimos anos, esteve dois anos sem jogar por nenhuma equipa o querer A ida de Melo para os Portland Trail Blazers ressuscitou uma grande carreira de um jogador que veio do Draft de 2003, que também tinha LeBron James e Dwyane Wade.

Além dele, houve o regresso de dois grandes nomes: Rajon Rondo e Dwight Howard. Ambos pertencem à última equipa dos Lakers que venceram o campeonato. Na época transata, Rondo jogou pelos Atlanta Hawks e os LA Clippers, os rivais da cidade. Já Howard jogou pelos Philadelphia 76ers, onde era um habitual substituto de Joel Embiid, basquetebolista que ficou em segundo lugar na corrida pelo MVP da época 2020-21.

Após estas contratações todas, ninguém esperava ver os LA Lakers muito abaixo na tabela classificativa e com uma qualidade de jogo aquém das expectativas. Neste momento, nem são a melhor equipa da NBA a jogar no Staples Center: partilham o pavilhão com os LA Clippers que tem dez vitórias em 18 jogos.

Só o futuro dirá se a reformulação compensou. Afinal, a fase que decide tudo são as eliminatórias e, se os LA Lakers chegarem lá, vão ser um osso duro de roer para todas as equipas da NBA, mas, por enquanto, o telescópio ainda não está funcional.

Foto de Capa: NBA

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Futsal: Sporting vence Benfica com reviravolta e vai haver jogo 5

O Sporting e o Benfica enfrentaram-se esta quinta-feira no jogo 4 da final do playoff de Futsal. Leões ganharam por 3-2.

Sporting reforça a defesa com a chegada de Ágata Filipa

Ágata Filipa é reforço da equipa feminina do Sporting. A defesa-esquerda, de 31 anos, chega proveniente do Braga.

Patrick Schick despede-se da seleção checa aos 30 anos após eliminação do Mundial 2026

Patrick Schick anunciou o fim da carreira internacional na sequência da eliminação da Seleção da Chéquia do Mundial 2026.

Dani Figueira troca Gil Vicente pelo vice-campeão da Arménia

Dani Figueira foi anunciado como reforço do Noah. O guardião deixa o Gil Vicente para cumprir a primeira experiência no estrangeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Braga despede-se do Paços de Ferreira após descida: «Saio de consciência tranquila pelo trabalho efetuado»

Nuno Braga anunciou a saída do Paços de Ferreira. O treinador de 37 anos não conseguiu evitar a despromoção dos castores.

Negócio fechado e fim de telenovela de mercado: eis o novo clube de Elliot Anderson

Elliot Anderson vai ser reforço do Manchester City. O jogador abandona o Nottingham Forest para se manter na Premier League.

Para José Mourinho ter em atenção? Fulham de olho nas promessas do Real Madrid e prepara ataque

O Fulham prepara-se para ser treinado por Álvaro Arbeloa, que gostaria de contar com algumas das jovens promessas do Real Madrid.