📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Liverpool FC 2-0 Manchester United FC: Klopp ensina Solskjaer, o que é o tal futebol espetáculo

- Advertisement -

A CRÓNICA: OS ESCOLHIDOS A DEDO, VERSUS, OS IMPOTENTES

Em partida a contar para a 23ª jornada da Premier League, o Liverpool bateu em Anfield, o United, por duas bolas a zero. E com um golpe, “matou” dois “coelhos”. Matematicamente, ainda não acabou com as hipóteses do City chegar ao título, porém, enquanto uns vão perdendo pontos aqui e ali, outros não vacilam. O primeiro golo surgiu à passagem do minuto 14’, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Alexander-Arnold, que encontrou Virgil Van Djik nas alturas, cabeceando para o fundo das redes. Se duvidas houvessem, Salah, o mais desaparecido do trio de ataque, carimbou a vitória, no ultimo minuto da compensação.

Apesar do “massacre” aplicado em 80% do tempo de jogo por parte do Liverpool ao Man.United, os red devils tiveram uma entrada positiva. Conseguiam ter bola, fazendo-a circular com qualidade entre os diferentes setores… O assustador, deu-se quando os reds subiram linhas e executaram a já conhecida pressão asfixiante que costumam impor sobre qualquer adversário. Aí, o United primeiro tremeu, depois sofreu. O meio campo dos da casa, funcionou como a “caixa de velocidades” deste carro que é o Liverpool. Todo-o-terreno, diga-se.

Com o passar do tempo, a disparidade de qualidade entre os conjuntos foi-se tornando cada vez mais notória. O United, apenas a espaços conseguia criar perigo, enquanto que do outro lado, o Liverpool só não goleava, porque o esférico passava sempre a centímetros da baliza. E quando não era a falta de pontaria, era De Gea (muito provavelmente, o melhor dos visitantes, a par de Matic). A diferença mínima arrastou-se e a incerteza no resultado também. Foi preciso uma assistência de Alisson, para o egípcio selar a vitória. Três pontos mais perto do título, três pontos mais longe do Man.City.

A FIGURA

Fonte: Liverpool FC

Georginio Wijnaldum – Podia considerar o meio campo do Liverpool como a figura, mas desta vez, a escolha recai sobre o holandês. Um autêntico poço de força, mas não só! Força, técnica e conhecimento tático acima da média. A meu ver, é o protótipo de jogador “à Klopp”. O jogador mais completo deste plantel recheado de qualidade.

O FORA DE JOGO

Fonte: Manchester United FC

Victor Lindelof – Se foi pelo ex-Benfica que os red devils saíram derrotados deste jogo? Não. Porém, foi o mais instável daquela defesa, que é um monte de problemas. Saiu a jogar em situações que devia ter lançado longo na frente e vice-versa, falhou inúmeros passes em zona proibida e foi demasiado “mansinho”, perante um ataque agressivo como o do Liverpool.

ANÁLISE TÁTICA – LIVERPOOL FC

Uma equipa fantástica orientada por um treinador excêntrico. Que mais se pode dizer deste Liverpool? Atualmente tem o melhor guarda-redes, a melhor defesa (já nem interessa quem é o homem ao lado Van Djik), o melhor meio campo (Henderson, Wijnaldum e “outro”) e o melhor ataque do mundo. Parece que os jogadores foram escolhidos a dedo por Klopp, com o intuito de aniquilar qualquer equipa. A nível coletivo: perfeitos (se a perfeição existe). Do ponto de vista individual, só não têm um “Bola de Ouro”, porque Firmino, Mané e Salah, dividem equitativamente os golos, para nenhum ficar triste. Ah, e Ronaldo e Messi ainda jogam à bola… De qualquer forma, os reds alinharam no seu 4-3-3 clássico e vertiginoso, com Alisson Becker na “cadeirinha”, Arnold, Goméz, Robertson e o já referido “senhor 85 milhões”, Chamberlain, ladeado pelos “monstros” do centro do terreno, a apoiar, aqueles “rapazitos” de quem se fala.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Alisson (6)

Robertson (7)

Van Djik (7)

Joe Gomez (6)

Alexander-Arnold (6)

Henderson (7)

Wijnaldum (8)

Oxlade-Chamberlain (7)

Sadio Mané (8)

Salah (7)

Firmino (8)

 

SUBS UTILIZADOS

Lallana (6)

Fabinho (5)

Origi (5)

 

ANÁLISE TÁTICA – MANCHESTER UNITED FC

O Manchester United apresentou-se em campo com o seu 4-2-3-1 habitual, desdobrável em 3-4-1-2 no processo ofensivo. Vertente esta, devido à presença de dois laterais esquerdos (Shaw e Williams) no onze escalado por Ole Gunnar Solskjaer, certamente com a função de tentar conter as três “flechas” apontadas à sua baliza. Matic e Fred, como duplo pivô defensivo à frente dos centrais. O sérvio, naturalmente mais posicional, enquanto que o brasileiro, usufruía de maior liberdade para construir e lançar o ataque. Andreas Pereira, no papel, seria o número dez do United, mas na prática foi o oito, e por vezes, o terceiro seis (!). Na frente, James e Martial, tinham a árdua tarefa de combater com aquele que, para mim e para tantos outros, é o melhor quarteto defensivo da atualidade.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

De Gea (7)

Luke Shaw (6)

Williams (6)

Maguire (6)

Lindelof (5)

Wan-Bissaka (6)

Matic (7)

Fred (6)

Andreas Pereira (6)

Daniel James (6)

Martial (6)

 

SUBS UTILIZADOS

Juan Mata (5)

Greenwood (5)

Dalot (5)

Foto de Capa: Liverpool FC

artigo revisto por: Ana Ferreira

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

António Bagão Félix somou mais 168.910 votos que João Noronha Lopes na 2ª volta das eleições do Benfica

Já arrancou a contagem dos votos nas eleições para a presidência do Benfica. 2.ª volta opõe Rui Costa a João Noronha Lopes.

Francisco Conceição não se dirigiu a Luciano Spalletti: eis o motivo da reação do extremo após ser substituído no Juventus x Torino

Francisco Conceição não ficou satisfeito com a substituição no Juventus x Torino. Gestos do português dirigiam-se ao operador de câmara.

Já é conhecido o nome do próximo chief scout do Benfica

Rui Ferreira vai ser o novo Chief Scout do Benfica. O scout de 30 anos está n Casa Pia desde 2020 e integra este cargo desde 2021.

Benfica assinala reeleição de Rui Costa como presidente

Rui Costa já tomou posse como novo presidente do Benfica. Águias já comunicaram a reeleição do presidente nas redes sociais.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis a razão que pode precipitar a ida do Manchester United de Ruben Amorim ao mercado em janeiro

Ruben Amorim pode olhar com atenção para o mercado de janeiro. Lesão de Benjamin Sesko na base das indecisões do Manchester United.

Eis os onzes prováveis do Benfica x Casa Pia, o 1º depois das eleições e da vitória de Rui Costa

O Benfica recebe o Casa Pia esta noite. O jogo é o primeiro das águias depois das eleições que reconduziram Rui Costa à presidência.

Eis os onzes prováveis do Famalicão x FC Porto da Primeira Liga

O Famalicão recebe o FC Porto na 11.ª jornada da Primeira Liga. Eis os onzes prováveis das duas equipas antes da paragem das seleções.