A CORRIDA: CAMPEÃO VENCEU POR DUAS VEZES A CORRIDA NEERLANDESA
Max Verstappen venceu o GP dos Países Baixos e, com a volta mais rápida, conquistou 26 pontos que o ajudam a estender a sua liderança no campeonato. Atrás de si, terminou o Mercedes de George Russell e a fechar o pódio ficou o Ferrari de Charles Leclerc.
Sem grandes problemas, o início da corrida viu Max Verstappen a liderar o pelotão que o seguia em direção à primeira curva. Lewis Hamilton, pelo contrário, queria rapidamente ultrapassar o Ferrari #55 de Carlos Sainz e acabaram por se tocar, sem dano para ambos.
Depois das primeiras voltas, as distâncias entre pilotos estabilizaram, tendo somente a luta pela 11ª posição ao rubro, com Tsunoda nessa posição perseguido por Gasly e Alonso. Para felicidade da claque espanhola, o carro #14 conseguiu ultrapassar ambos os Alpha Tauri para ficar a uma posição dos pontos.
A Ferrari continua numa onda de pouca sorte (ou de falta de jeito), quando ao pararem Sainz para o seu primeiro pit-stop, os mecânicos esqueceram-se do pneu traseiro esquerdo para o piloto espanhol, que perdeu quase 30 segundos nas boxs. Atrás de si (literalmente) e sem muita margem para manobra, Perez passa por cima de uma wheel gun da Ferrari, danificando-a bastante.
Depois de fazer a sua paragem nas boxs, Hamilton, que chegou a liderar, saiu em quinto lugar, para lutar por posição com Perez. Acabariam por ter um primeiro momento na saída da primeira curva, mas sem danos. Na segunda ronda, o britânico conseguiu a ultrapassagem ao mexicano, mas encontrou um Sebastian Vettel acabado de sair das boxs e que o fez levantar o pé, tendo sido quase ultrapassado novamente por Perez. Com esta ação, o alemão seria penalizado em cinco segundo por ignorar bandeiras azuis.
Yuki Tsunoda, que parou para fazer a sua segunda paragem, para o seu Alpha Tauri e avisa a equipa de que há um problema num dos pneus, o que a equipa responde que está tudo bem. Acabaria por entrar novamente nas boxs, onde os mecânicos trocavam novamente de pneus e faziam algum ajuste no cinto. Mas durou pouco a estadia do japonês na corrida, por seria pedido para parar o seu carro e abandonar, causando o Virtual Safety-Car. Foram duas voltas em VSC e que deram a possibilidade de Max Verstappen, Hamilton e Russell pararem para trocar de pneus e continuarem nesse TOP3.
Mas seria na volta 55 que o Safety-Car sairia para a pista, depois de Bottas parar na pista, antes da primeira curva. Caos instalado na pit lane, com quase todos os pilotos a trocarem para o pneu mais suave da corrida, com exceção para Hamilton (liderava) e Perez. Nesse caos, Sainz, com ainda mais azar, acabaria por receber uma penalização de cinco segundos por uma unsafe release à frente de Alonso, onde acabariam por se tocar.
Para o reinício, Max Verstappen ultrapassou Hamilton e voltaria à liderança do seu Grande Prémio. Apimentando as coisas, Russell também ultrapassou o britânico, que não tinha como mostrar mais a sua fúria para com a equipa. Seria também ultrapassado por Leclerc, sem poder dar muita luta.
Para terminar a triple header, a Fórmula 1 viaja até ao Templo da Velocidade: Monza, casa da Ferrari e do tifosi. A escuderia não está no melhor momento, mas espera-se, pelo menos, um resultade positivo para il cavallino rampante.
PILOTO DO DIA
P2 for @GeorgeRussell63 at the #DutchGP 💪 pic.twitter.com/A3Vqy0HwM2
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) September 4, 2022
George Russell (Mercedes) – Fez uma ótima corrida, depois de começar em sexto e conseguir terminar no pódio graças a uma escolha sua mesmo no último momento possível. Para além de colecionar mais um pódio pessoal, ajudou a sua equipa a aproximar-se da Ferrari, que só conseguiu 19 pontos.
DESILUSÃO DO DIA
#Carlos55 pitting for medium tires #essereFerrari 🔴 #DutchGP pic.twitter.com/Pio7iRUbBE
— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) September 4, 2022
Carlos Sainz (Ferrari) – Não foi o pior, mas é a ele que todo o mal aconteceu nesta corrida. Foi o pneu que demorou a chegar e penalização por unsafe release, caindo de quinto para oitavo. Esperam-se melhores corridas para o espanhol, que aparenta não ter mais motivação.