WEC 8h Bahrain: Corrida de campeões e não só

modalidades cabeçalho

A última corrida do campeonato mundial de resistência (WEC) foi ganha pelo Toyota #8, que se tornou campeão na categoria de hypercar. Na categoria de LMP2, venceu o WTR #41 que também se tornou campeão à categoria. Já nos GTE AM, que disseram o seu “adeus” definitivo, ganhou o #85 das Iron Dames que, apesar de não se tornarem campeãs à categoria – isso foi o Corvette #33 – fizeram história na modalidade.

A corrida teve momentos mais monótonos até a noite se aproximar, onde começaram a existir mais lutas e alguns erros por parte dos pilotos.

Primeira volta de trapalhadas

Há um “dizer” comum no mundo das corridas e que desta vez fará sentido no primeiro incidente de oito horas de corrida: uma corrida não se ganha no início. Mas o Cadillac #2 e alguns carros da categoria de LMP2 não entenderam essa afirmação. Na primeira curva, o carro da marca americana dá um toque no Toyota #7 depois de bloquear os pneus, deixando o líder do campeonato no último lugar da categoria; algumas curvas adiante, um toque entre o Vanwall #4 e o United #23 fez com que houvessem mais envolvidos no incidente.

A luta mais interessante: Ferrari vs JOTA

Mesmo com um início de corrida chocante, o resto da mesma demonstrou menos ação que esperado. Quem andou a luta por posição durante grande parte da mesma foi o JOTA #38 com ambos os Ferrari #50 e #51. Com António Felix da Costa ao volante, a disputa de posição com o #50 teve momentos de segurar o fôlego pelas manobras feitas pelo português. Terminaram em quarto lugar, à frente do #51 e atrás do #50.

O adeus definitivo aos GTE com vitória feminina

Na última corrida dos GTE AM, foram as Iron Dames #85 que venceram as 8h de Bahrain, depois do carro irmão Iron Lynx #45 ter-se retirado da liderança da mesma. Um feito enorme para a equipa totalmente feminina que deixa um marco histórico no mundial de resistência, tornando-se também vice-campeãs na categoria, logo atrás do campeão. Houve também lutas interessantes nos GTE (como sempre a proporcionar bom entretenimento), incluindo um toque de um Aston Martin num LMP2.

Terminada assim a temporada de 2023, o próximo ano começa já com os testes, também no Bahrain, e com presenças de “novatos” interessantes. 2024 trará mudanças nos regulamentos e teremos os novos GT3.

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica x Boca Juniors: eis os onzes prováveis

O Benfica e o Boca Juniors enfrentam-se durante esta segunda-feira, em jogo da primeira jornada do Mundial de Clubes 2025.

Sporting procura fazer mudanças radicais na baliza

O Sporting deverá fazer algumas mudanças na baliza, com nomes a saírem de Alvalade durante o mercado de verão.

Manchester United de Ruben Amorim fecha a porta de saída a avançado

O Manchester United decidiu que quer manter Joshua Zirkzee no plantel. O avançado não vai ser vendido durante este mercado.

Real Madrid sobe a parada por Álvaro Carreras

O Real Madrid está interessado em garantir a contratação de Álvaro Carreras no mercado de transferências de verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Viktor Gyokeres só pensa em um destino

Viktor Gyokeres está em busca de sair do Sporting no mercado de transferências de verão. O jogador quer rumar a Inglaterra.

Botafogo estreia-se no Mundial de Clubes com 2025 com vitória

O Botafogo bateu o Seattle Sounders na última madrugada por duas bolas a uma, em jogo do Mundial de Clubes 2025.

Gianluca Prestianni admite querer ter mais minutos no Benfica: «Treino sempre a 100%»

Gianluca Prestianni fez a antevisão do encontro entre o Benfica e o Boca Juniors. Jogador das águias falou em zona mista.