Álvaro Pacheco responde ao BnR: «Se fossemos perspicazes a cortar a linha de passe e saltar num dos centrais iriamos criar desconforto»

Álvaro Pacheco e Vasco Seabra fizeram o rescaldo do Estoril Praia x Vitória SC. Os técnicos responderam à pergunta do Bola na Rede na conferência de imprensa.

Álvaro Pacheco e Vasco Seabra falaram ao Bola na Rede no final do encontro da 24ª jornada da Primeira Liga entre o Estoril Praia e o Vitória SC que terminou com uma vitória da equipa visitante por 3-1. Álvaro Pacheco falou da importância da variabilidade tática do Vitória SC.

BnR: Tem sido habitual ver ao longo da temporada o Vitória SC variar entre um 3-4-3 e um 3-5-2. Qual o gatilho para reforçar o meio-campo ou colocar mais um jogador a forçar a última linha e neste jogo em específico o objetivo era colocar um avançado em cima de um defesa adversário para provocar erros, como acabou por acontecer?

Álvaro Pacheco: Sim, sabemos que o Estoril Praia é uma equipa que gosta de sair, de ligar o seu jogo apoiado e sabíamos que se fossemos perspicazes a cortar a linha de passe e saltar num dos centrais iria criar desconforto. Foi isso que fizemos e correu bem. Passar para uma linha de três médios é uma coisa que treinamos e sentimos que era importante porque na segunda parte estávamos a jogar contra o vento, o Estoril foi crescendo e colocando mais pontas de lança e no final começou a colocar mais um central para a bola bombeada e a segunda bola. Ao termos três médios, se um dos médios saltasse na pressão, tínhamos dois médios para a segunda bola e conseguíamos fechar o espaço no corredor central. Conseguimos aguentar o jogo porque não é fácil jogar contra o vento e jogar contra uma equipa como o Estoril Praia. Era importante termos solidez para ganhar as segundas bolas, daí essa dinâmica.

BnR: Na segunda parte o Rafik Guitane esteve um bocadinho mais solto e acabou por procurar muitas vezes situações de cruzamento para a área para encontrar o Alejandro Marqués, o Cassiano e no fim do jogo também o João Carlos. Existiu alguma instrução direta para o Rafik Guitane colocar mais bolas na área e a entrada do Cassiano esteve relacionada com a intenção de atacar o segundo poste nestes lances.

Vasco Seabra: A entrada do Cassiano tem a ver precisamente com isso. É um jogador que vem de lesão, teve uma paragem mais demorada do que o que esperávamos, e é um jogador com uma energia incrível que traz à equipa poder de fogo, mobilidade e ataque às costas. A entrada dele tem a ver com o crescimento físico que vai tendo para estar preparado. Relativamente ao Rafik Guitane, o que procurámos na segunda parte já tínhamos procurado na primeira, procurámos foi aumentar a distância dele para o Handel que estava a tentar apanhá-lo na primeira parte num duelo quase individual. Tentámos soltar mais o Rafik Guitane por fora, trocando-o em alguns momentos com o Rodrigo para podermos criar espaço para os dois e soltarmos os dois jogadores para termos maior entrada e penetração no último terço. Na primeira parte com as condicionantes que tínhamos, não estávamos a penetrar o último terço tantas vezes como desejávamos e penso que na segunda parte o conseguimos.

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações!

A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus querem levar mais um internacional português para o Al Nassr

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus estão a tentar convencer Bruno Fernandes a rumar ao Al Nassr neste mercado de transferências.

Igor Paixão é reforço do Marselha por 30 milhões de euros

O Marselha oficializou a contratação de Igor Paixão, proveniente do Feyenoord. O extremo brasileiro assinou até ao verão de 2030.

Já é conhecido o árbitro do Nice x Benfica

Michael Oliver vai arbitrar o Nice x Benfica da 1ª. mão da terceira pré-eliminatória da Champions League.

Vitória SC derrota Celta de Vigo em jogo particular com golo de jovem avançado de 17 anos

O Vitória SC venceu o Celta de Vigo por 1-0. O jogo amigável realizou-se no Estádio Cidade de Barcelos.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Filipe Vieira e o Benfica District: «São as mesmas imagens que esses arquitetos fizeram para nós em 2019»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira e a transferência de João Felix: «Um jogador que sai do Benfica, para mim, só podia regressar se tivesse 31 ou...

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira critica manutenção do Estádio da Luz: «Os arcos estão todos amarelados»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.