📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Nova mudança nos fins de semana sprint: Ficou melhor ou pior? | Fórmula 1

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O Grande Prémio da China de Fórmula 1 do último fim de semana foi o primeiro de seis esta época em que é incluído o formato sprint, com a Fórmula 1 a voltar a mexer nesse formato para este ano. Vista a primeira amostra, os fins de semana sprint melhoraram ou pioraram?

Antes disso, importa explicar quais foram as alterações introduzidas para esta época. No ano passado, a qualificação para a corrida longa seguia-se ao único treino livre, com a mini-qualificação e a corrida sprint a serem disputadas no sábado. Este ano, a qualificação para a corrida sprint vem a seguir ao treino livre, com o sábado a começar com a corrida sprint e a terminar com a qualificação mais longa. Outra alteração importante tem a ver com as regras de parque fechado, com as equipas a poderem mexer livremente nos carros entre a corrida sprint e a qualificação para a corrida de domingo.

E penso que é precisamente aí, nessa regra do parque fechado, que a situação dos fins de semana sprint melhora ligeiramente. Anteriormente, aquilo que se via na mini-qualificação era praticamente uma repetição do que se via na qualificação do dia anterior, sendo que, pior ainda, a corrida sprint servia praticamente de spoiler para a corrida principal. Agora, com as equipas a poderem mexer entre as sessões sprint e as sessões principais, não se vê necessariamente a mesma coisa, até porque as equipas mudam sempre alguma coisa.

A outra questão é perceber se as corridas sprint passam a ser boas com este formato ou não. Não necessariamente. A Liberty, quando pensou neste formato, pretendia maior espetáculo aos sábados, com uma corrida em que houvesse menos gestão e mais batalhas em pista entre pilotos. Na Fórmula 1, a gestão de pneus vai estar sempre lá, a não ser que a corrida tenha um máximo de cinco voltas. Para além disso, agora os pilotos têm a corrida sprint poucas horas antes da qualificação mais importante, o que faz com que qualquer dano mais grave no carro corra o risco de fazer com que o piloto esteja severamente comprometido para a corrida importante.

Olhando para esta corrida sprint em particular, pouco aconteceu, e, se não fosse uma batalha que envolveu Fernando Alonso, Carlos Sainz, Sergio Pérez e Charles Leclerc, nada de interessante teria acontecido. Para além disso, os comissários desportivos pegaram num incidente de corrida e aplicaram uma penalização, estragando o único momento entretido da mini-corrida.

Em jeito de conclusão, acho que este formato é o mais certeiro de todos aqueles que já foram experimentados para o fim de semana sprint (se até Max Verstappen, muito crítico deste formato, elogia, alguma coisa foi bem feita). Por outro lado, acho que estas corridas não oferecem o entretenimento que se desejava e gosto de acreditar que já só lhes falta experimentar o formato da grelha invertida no próximo ano para depois acabarem com isto de vez.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Pep Guardiola analisa vitória do Manchester City e aplaude jogador: «Ele é especial. Ajudou-nos a ganhar»

O Manchester City venceu este sábado o Leeds United por 3-2 na Premier League. Pep Guardiola analisou o encontro.

Chaves aproxima-se do pódio da Segunda Liga com vitória no terreno do Torreense

O Chaves venceu em casa do Torreense por 2-0 e o Lusitânia Lourosa bateu o FC Porto B por 2-1 na Segunda Liga.

Marco Silva após ganhar na casa do Tottenham: «Estou muito orgulhoso dos rapazes»

O Fulham venceu fora de casa o Tottenham por 2-1 na Premier League. Marco Silva analisou o encontro e deixou elogios à equipa.

Liverpool: Arne Slot explica Mohamed Salah no banco de um jogo da Premier League pela primeira vez desde abril de 2024

Arne Slot, treinador do Liverpool, colocou Mohamed Salah no banco frente ao West Ham. Técnico neerlandês explicou decisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim desfaz vantagem do Crystal Palace e volta às vitórias

Este sábado, na 13.ª jornada da Premier League, o Manchester United voltou às vitórias com o triunfo frente ao Crystal Palace por 2-1.

Eis os 5 destaques da vitória do Belenenses em casa do Atlético na Liga 3

O Belenenses venceu o Atlético por 2-1 na Liga 3. Fica com os cinco principais destaques do encontro jogado na Tapadinha.

Belenenses consegue a reviravolta na Tapadinha

O Belenenses venceu o Atlético CP por 2-1 no Estádio da Tapadinha. O emblema de Belém segue na liderança do Grupo B da Liga 3.