📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Chegou a hora do mata-mata | Portugal x Eslovénia

- Advertisement -
Euro 2024, oitavos de final: segunda-feira, 1 de julho de 2024, 20h00

A ANTEVISÃO: PORTUGAL CHEGA À FASE A ELIMINAR DO CAMPEONATO DA EUROPA, COM O SONHO EM REPETIR A GLORIOSA CAMINHADA DE 2016

Terminada a fase de grupos do Euro2024, chegou a hora da fase a eliminar, aquela em que ao mínimo deslize poderá ditar o adeus definitivo à competição. Para muitas equipas, não interessa se as exibições vão ser mais ou menos conseguidas daqui em diante, desde que o trilho até à final esteja bem delineado. Ora, claro que não é bem assim, mas se me garantirem que Portugal vai ser campeão europeu com prestações como aquela que fez frente à Geórgia, assino já por baixo.

A Eslovénia é o freguês que se segue, e agora falando um pouco mais a sério, limpar a má imagem deixada na quarta-feira é o que se exige à nossa seleção no desafio de hoje, assente num triunfo que nos dê a passagem aos quartos de final.

Muito se tem falado do sistema tático que Roberto Martínez tem utilizado com mais frequência, três centrais e dois laterais mais ofensivos, mas o treinador espanhol deverá voltar a usar a fórmula que tão bem resultou frente à Turquia. O 4-3-3 parece ser mesmo o esquema mais adequado ao estilo de jogo do conjunto luso, e o onze inicial para mais logo deverá ser o mesmo que defrontou os turcos na segunda jornada da fase de grupos.

Todos os sectores da nossa seleção são fortíssimos, mas o meio-campo e as alas são aqueles que mais se destacam. Vitinha e Bruno Fernandes são o motor da equipa, na esquerda Rafael Leão usa a sua velocidade como a principal arma, e na direita Bernardo Silva dá o toque de magia que a Seleção Nacional precisa. Na frente, o melhor jogador do mundo dispensa apresentações, e o que se pede a Cristiano Ronaldo é fazer aquilo que já fez 130 vezes de quinas ao peito.

Se Portugal é favorito? É, e isso nem tem discussão possível, mas esse favoritismo terá de ser mostrado dentro das quatro linhas. Entrar em campo com a ideia de que a vitória está no papo, só porque o adversário é menos cotado, é o pior erro que se pode cometer. E como gato escaldado de água fria tem medo, o embate com a Geórgia terá de ser lembrado como um exemplo a não repetir.

A Eslovénia chega a esta fase do torneio pela primeira vez, e o selecionador Matjaz Kek já terá telefonado ao seu homólogo da Geórgia, Willy Sagnol, a perguntar qual o segredo para derrotar Portugal. Se obteve alguma informação do técnico francês, nunca iremos saber, mas o feito milagroso que a seleção eslovena conseguiu apenas com empates na fase de grupos, dá a ideia de que estamos na presença de uma equipa com estrelinha.

Desta formação, que joga habitualmente em 4-4-2, destacam-se duas peças do meio-campo. Adam Cerin, médio box-to-box, e Timi Elsnik, um médio mais ofensivo e bom de bola. A defesa é muito compacta e não é por acaso que os eslovenos só sofreram dois golos neste Europeu.

Em contrapartida, o ataque não se tem revelado muito concretizador, e só ainda fabricou dois tentos, e nenhum deles com a assinatura dos dois habituais titulares da frente, Andraz Sporar e Benjamin Sesko. Este vai ser um desafio onde a Eslovénia quer colocar toda a pressão em Portugal, e apostar no fator surpresa.

Sem qualquer tipo de presunção, e porque o estatuto de Portugal atingiu um nível ainda mais elevado depois da conquista do Euro-2016, eliminar a Eslovénia é o mínimo que se pede à nossa seleção. A nossa equipa possui um leque de futebolistas de grande qualidade, e que faz inveja a muitas outras que gostariam de ter as opções que Roberto Martínez tem à disposição.

Já se percebeu que o caminho até à final de Berlim vai ser bastante espinhoso, mas por vezes são aquelas equipas que parecem mais inofensivas, as que têm mais veneno. A Eslovénia pode ser um desses casos, por isso Portugal só tem de puxar pelos galões e mostrar que está na Alemanha para levar o caneco para casa. O árbitro da partida será o italiano Daniele Orsato.

10 DADOS RÁPIDOS

1. Portugal e Eslovénia vão defrontar-se pela segunda vez na história. O primeiro confronto ocorreu em março, em jogo de preparação para o Euro-2024. Vitória dos eslovenos por 2-0.

2. A seleção das quinas ocupa o sexto lugar no ranking FIFA, enquanto a seleção eslovena a 57.ª posição.

3. A Eslovénia ainda não perdeu, mas também ainda não ganhou neste Europeu. Três jogos na fase de grupos, três empates.

4. Frente à Geórgia, Portugal sofreu a primeira derrota oficial na era Roberto Martínez.

5. O conjunto orientado por Matjaz Kek tem uma média de 0,67 golos marcados por jogo no Euro-2024.

6. Já Portugal tem uma média de 1,67 golos marcados por partida neste torneio.

7. A seleção lusa cumpre a sua nona presença em Campeonatos da Europa. A primeira foi em 1984.

8. A Eslovénia disputa o seu segundo Europeu. A estreia aconteceu em 2000.

9. Este vai ser o 681.º jogo de Portugal em toda a história.

10. Zlatko Zahovic é um dos jogadores eslovenos mais conhecidos pelos portugueses. O antigo internacional pelo seu país representou o Vitória SC, o FC Porto e o Benfica.

JOGADORES A TER EM CONTA

Bernardo Silva Portugal
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

Bernardo Silva (Portugal) – Foi considerado o melhor em campo frente à Turquia, com um golo, e bem mereceu essa distinção. O médio do Manchester City é um virtuoso com a bola nos pés e sabe ler o jogo como poucos, ou não fosse o atual número 10 da seleção nacional, número habitualmente utilizado por jogadores criativos. Bernardo Silva está empenhado em fazer um grande Europeu e ajudar a levar Portugal à terra prometida.

Andraz Sporar (Eslovénia) – É, juntamente com o guarda-redes da Eslovénia, Jan Oblak, uma cara bem conhecida dos portugueses, principalmente para os adeptos do Sporting e do Braga, clubes que representou enquanto pisou o solo luso. O avançado de 30 anos ainda não molhou a sopa neste Europeu, mas é sempre um jogador a ter em conta pelas defesas adversárias, pois se lhe derem algum espaço, pode fazer mossa. Na fase de qualificação para o Euro-2024 marcou três golos e fez duas assistências.

XI´s PROVÁVEIS

Portugal: Diogo Costa; João Cancelo, Rúben Dias, Pepe e Nuno Mendes; João Palhinha, Vitinha e Bruno Fernandes; Rafael Leão, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo

Treinador: Roberto Martínez

«A Eslovénia é uma equipa que gosta de jogar sem bola e nós precisamos de defender bem. Há momentos-chave que são muito rápidos. Eles não precisam de muitos toques ou posse para criar perigo. Sesko e Sporar têm um remate fácil, se marcarem o jogo torna-se mais difícil. Depois é utilizar as nossas ligações, controlar o momento, os sentimentos, desfrutar, mostrar o talento individual. É aí que somos fortes. Mas claro, sempre com a ideia de que a Eslovénia é muito forte defensivamente e precisamos de ter paciência. Não podemos querer marcar golos sem jogar bem. E quando digo jogar bem, é manter a baliza a zero».

Eslovénia: Jan Oblak; Zan Karnicnik, Vanja Drkusic, Jaka Bijol e Jure Balkovec; Petar Stojanovic, Adam Cerin, Timi Elsnik e Jan Mlakar; Andraz Sporar e Benjamin Sesko

Treinador: Matjaz Kek

«Fico com dores de cabeça quando começo a ver o grupo de jogadores que Portugal tem. É incrível. Todos de uma qualidade fantástica. Sabemos que Portugal é um dos favoritos a vencer o torneio, mas isso não vai mudar a nossa atitude e a nossa forma de jogar. Cada minuto que conseguirmos que Portugal não marque ou que consigamos ter a bola, sabemos que a nossa motivação irá aumentar, assim como a ansiedade do nosso adversário. Sabemos que vamos ser pressionados, mas não temos medo e estamos muito felizes por poder jogar contra uma das melhores equipas da Europa».

PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 2-0 Eslovénia

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges na antevisão do Benfica x Sporting: «Estamos numa boa fase, num crescimento muito bom e queremos consolidar cada vez mais esse crescimento»

O Benfica x Sporting joga-se esta sexta-feira para a jornada 13 da Primeira Liga. Rui Borges já fez o lançamento do jogo.

Thibaut Courtois pede mais respeito pelos companheiros de profissão: «Não somos máquinas, somos pessoas»

Thibaut Courtois abordou os casos de Ronaldo Araújo, após o erro frente ao Chelsea, e de Vinícius Júnior, após as provocações contra o Athletic Bilbao.

Luis Suárez: eis o dinheiro que o Sporting ainda poderá ter de desembolsar para pagar o avançado

Luis Suárez chegou ao Sporting este verão por 22 milhões de euros, mas pode ainda alcançar os 27 milhões, caso cumpra determinados objetivos.

Rodrigo Zalazar castigado pela UEFA com dois jogos de suspensão

Após a expulsão no encontro da Europa League frente ao Rangers, a UEFA decidiu atribuir um castigo de dois jogos para Rodrigo Zalazar.

PUB

Mais Artigos Populares

Vinícius Júnior volta a ser o centro das atenções após resposta polémica aos adeptos do Athletic Bilbao

Vinícius Júnior, avançado do Real Madrid, voltou a ser tema em Espanha após reagir com gestos a insultos vindos das bancadas.

Sorteio Mundial 2026: eis as estrelas de vários desportos que irão conduzir o evento

Rio Ferdinand será o único ex-futebolista a participar no sorteio do Mundial 2026, contando depois com estrelas de vários desportos.

Mikel Arteta desabafa sobre nova vaga de lesões no Arsenal e o calendário apertado: «Se puderem dar-nos um pouco mais de tempo para recuperar...

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, voltou a lamentar as baixas no plantel e deixou críticas ao calendário, após a vitória frente ao Brentford.