Watford F.C. – Lutar cedo e cedo manter dá descanso e permite crescer

internacional cabeçalho

O Watford, equipa londrina treinada por Quique Flores, antigo treinador do SL Benfica, ocupa atualmente o nono posto da Premier League (à condição), nove pontos acima da linha de água, e está a quatro dos lugares de qualificação europeia.

Os Hornets subiram este ano à Barclays Premier League (BPL) depois de uma excelente campanha no Championship, em que alcançaram o segundo lugar (subida direta), com 89 pontos, a apenas um do surpreendente campeão, Bournemouth. Na luta pela subida mostraram ter veia goleadora. A dupla Deeney e Ighalo – 21 e 20 golos respetivamente – liderou o ataque, contribuindo, desta forma, para a equipa alcançar o segundo melhor registo ofensivo da competição, com 91 golos.

Este ano, numa competição muito mais exigente (sem querer desprezar a competitividade e a exigência do segundo escalão do futebol inglês) e com bastante mais qualidade, a equipa de Quique era uma das candidatas à dura luta pela manutenção. Para sobreviver, o treinador espanhol decidiu reforçar o plantel com jogadores de qualidade e já com alguma experiência. Trouxe, por isso, jogadores como Valon Behrami (ex-Hamburgo), Étienne Capoue, que não conseguiu vingar no Tottenham, Holebas (ex-Roma), Prodl (Ex-Bremen), Nyom (ex-Granada) e ainda adquiriu em definitivo Ighalo, que tinha estado emprestado no clube na época anterior.

A época começou com uma sempre difícil deslocação a Goodison Park, para defrontar o Everton. A partida terminou com um empate a duas bolas, com o Watford a deixar boas indicações, fazendo um excelente jogo. A dupla do meio campo, Capoue e Behrami, serviu como um autêntico tampão, provocando ao Everton muitas dificuldades nas transições pelo meio e na troca de bola. Aliás, a equipa de Liverpool só não perdeu porque Koné assinou um excelente golo ao minuto 86.

O início de época foi, no entanto, muito difícil para os recém-promovidos. Seguiram-se dois empates a zero em casa, com o West Brom e os Saints, e uma derrota, por duas bolas a zero, no reduto do Manchester City. A primeira vitória só surgiu à quinta jornada, no Vicarage Road, frente ao Swansea, por 1-0. A partir daqui, a performance dos Hornets melhorou e, nas dez partidas seguintes, obtiveram cinco vitórias, um empate e quatro derrotas (frente ao Palace, ao Arsenal, ao United e ao espetacular Leicester City). O sucesso deve-se, principalmente, à qualidade defensiva que a equipa do treinador castelhano tem demonstrado.

aa
A dupla de atacantes, Deeney e Ighalo, continua a render
Fonte: Watford FC

O Watford apresenta normalmente uma defesa composta por Gomes na baliza (guarda-redes muito experiente e conhecedor do futebol inglês) e por uma linha de quatro defesas: Nyom na direita, Cathcart como primeira opção para o centro da defesa, Aké/Britos, ou por vezes Prodl ao seu lado, e Anya na esquerda (sendo que o holandês cedido pelo Chelsea também já fez a posição). Além disso, Capoue, que está a fazer uma excelente época, e Watson, que está em grande forma e suplantou Behrami, ficam no meio campo, onde colaboram também no trabalho defensivo. Deste modo, a equipa é atualmente a sexta melhor defesa do campeonato, a par do Manchester City, com 16 golos sofridos.

Para além da defesa, a já referida dupla de atacantes, formada por Troy Deeney e Odion Ighalo, continua a render, e, juntos, já levam 12 golos (oito do nigeriano e quatro do inglês). São jogadores que trabalham muito bem juntos e, além de atacar, ajudam a defender. Demonstram qualidade no transporte de bola, especialmente Ighalo, e são muito fortes fisicamente, o que lhes dá maior presença na área.

Poderá, por tudo isto, dizer-se que a época está a correr muito bem e que os adeptos estarão certamente satisfeitos com o desempenho da equipa. Quanto mais cedo garantirem, teoricamente, a manutenção (leia-se: quanto mais cedo obtiverem uma vantagem tranquila sobre a linha de água), mais cedo poderão começar a preparar a próxima época, sem o sobressalto da despromoção. Uma época tranquila permite que os jogadores ponham em campo todo o seu futebol, possibilita o crescimento da equipa, evita nervosismos e problemas de balneário causados pelo medo e pela frustração da possibilidade de descida.

Em suma, se assim se confirmar, e se os Hornets conseguirem a tão desejada época tranquila (não acredito que sejam candidatos à qualificação europeia), poderão começar a procurar, finalmente, assentar no escalão de topo do futebol inglês. Os londrinos têm uma equipa muito interessante, onde jogadores como Deeney, Ighalo, Capoue, Nyom e Cathcart são claramente pedras fulcrais e com as quais se pode formar a base de uma boa equipa. Têm ainda outras opções de grande qualidade, tais como Watson, Abdi, Anya e Berghuis.

Quique Flores parece ter encontrado o seu lugar, está a fazer um excelente trabalho e está a orquestrar aquela que é, na minha opinião, além do Leicester, a melhor surpresa da época.

Foto de capa: Watford FC

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Afonso Pais
Afonso Paishttp://www.bolanarede.pt
O interesse pelo futebol surgiu já tarde, por volta dos 11 anos, mas a paixão pelo desporto rei é enorme. Em Portugal, o seu clube do coração é o Sporting Clube de Portugal. Lá fora, e pelo enorme interesse que tem na Premier League, o Chelsea FC é a equipa que apoia, pela qual também sofre e rejubila.                                                                                                                                                 O Afonso escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hóquei: Óquei de Barcelos elimina Benfica e é o primeiro finalista

O Óquei de Barcelos venceu este sábado o Benfica por 6-4 e está na final do playoff da Liga de Hóquei. Águias ficam pelo caminho.

Azar continua à porta: Neymar diagnosticado com COVID-19

Neymar Júnior foi diagnosticado com COVID-19. Santos confirmou a situação através de um comunicado oficial.

Thomas Frank toma decisão sobre ida para o Tottenham

O Tottenham já oficializou este sábado a saída de Ange Postecoglou do comando técnico. Thomas Frank quer rumar aos Spurs.

Turquia bate Estados Unidos com golo decisivo de Akturkoglu

A Turquia venceu este sábado os Estados Unidos por 2-1 num jogo particular. Kerem Akturkoglu marcou o golo decisivo.

PUB

Mais Artigos Populares

À justa: Sporting empata playoff com Leões Porto Salvo

O Sporting venceu este sábado os Leões Porto Salvo por 5-4 e empataram assim o playoff das meias finais de Futsal.

Grécia goleia Eslováquia com show de Vangelis Pavlidis

A Grécia venceu a Eslováquia por 4-1 num jogo particular. Vangelis Pavlidis marcou golo e ainda fez assistência.

Países Baixos estreia-se com vitória na Qualificação para o Mundial 2026: Eis os resultados do dia

Os Países Baixos venceram a Finlândia por 2-0 na qualificação para o Mundial de 2026. Eis todos os resultados do dia.