
Com a chegada de junho, chegam também as míticas 24 horas de Le Mans. A corrida de resistência vai acontecer de 14 a 15 com cerca de 62 carros inscritos até ao momento. Estarão presentes as classes de Hipercarros, LMGT3 e também os LMP2, que regressam nesta altura.
Serão 21 hipercarros inscritos, incluindo os quatro Porsche, quatro Cadillacs (sendo o carro #101 o de Filipe Albuquerque), três Ferrari e dois dos restantes – Toyota, Aston Martin, BMW, Alpine e Peugeot.
Já nos LMP2, são 17 inscritos, também com um português ao volante. O AF Corse #183, equipa convidada a participar este ano na corrida, contará com António Félix da Costa atrás a conduzi-lo.
Para finalizar, os LMGT3 tem 24 carros inscritos. Bernardo Silva estará no seu Ford Mustang #77 da Proton Competition. Para além dele, haverão três carros da Iron Lynx, a Awa Racing com um Corvette, a Ziggo Sport com um Ferrari e também a Manthey com o Porsche. De resto, tudo se mantém.
Depois da informação acima, vem a questão principal – como se irão desenvolver estas 24h?
E a resposta é: não creio na vitória da Ferrari para este ano. Com a quantidade de corridas que a equipa italiana venceu (ou seja, todas desde o início do ano), o BOP (Balance Of Performance) vai fazer com que a vantagem ganha seja encurtada. Ao mesmo tempo, acredito que a scuderia está preparada para essa retirada de vantagem e ganhem de uma outra forma.
Quem poderá surpreender (atualmente é esta a melhor palavra) é a Toyota ou mesmo a BMW. A equipa alemã tem feito uma melhor temporada de 2025 do que no ano anterior e isso cria muita, e boa, expectativa para as 24h. Já a equipa japonesa, segunda do campeonato de construtores, poderá dar alguma luta aos italianos nas estratégias e até mesmo nas paragens.
A Peugeot também tem dado bons sinais de melhora ao longo do tempo, mas não creio ser uma ameaça à vitória. Poderá vir a lutar, sim, pelo pódio ou TOP5. Com três carros na grelha, a Cadillac tem tudo para poder surpreender – pela positiva ou negativa.
Para os GT3, a luta é renhida – a TF Sport está com apenas quatro pontos de vantagem sobre a Vista AF Corse no campeonato. Apesar de não ter tido sorte na última corrida, o Corvette #33 tem o ritmo necessário para dar luta ao Ferrari #21 e também ao Manthey 1st Phorm #92.
Nos LMP2, não há grande premunição que possa ser feita. A classe já não compete neste campeonato desde o final de 2023, fazendo parte da ELMS e ALMS e IMSA. Para esta corrida terá o trabalho de dar ainda mais emoção e bom espetáculo, como antes. Como já começaram os testes de adaptação à pista, deixamos o melhor tempo feito por Pietro Fittipaldi.
Dito isto, está na altura de nos prepararmos para (tentar ter) uma noite inteira sem dormir enquanto acompanhamos os nossos pilotos na luta pelo título de campeões de Le Mans. As 24h de Le Mans irão acontecer no fim de semana de 14 e 15 de junho.