Os 5 pontos altos da WEC em 2025

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O Campeonato Mundial de Resistência (WEC) presenteou-nos com uma temporada maravilhosa. Uma primeira metade gerida pela Ferrari e a segunda parte a ter pelo menos quatro equipas diferentes a vencer, mas com os italianos a levarem a melhor sobre todos os seus rivais da classe Hypercar. O espetáculo destes carros fez-se por oito rondas, com a celebração final no Bahrain.

Decidimos escolher um TOP 5 de melhores momentos da temporada dos hypercars, onde tivemos oito equipas a lutar por pódios, vitórias e entradas nos TOP 10.

5.

Peugeot com dois pódios

A temporada de 2025 foi um salto na performance da Peugeot, que viu dois pódios chegarem até si. sendo eles em COTA. nos EUA e em Fuji, no Japão. Apesar dos dois marcos, conseguiu também uma quarta posição em COTA, sendo as restantes posições abaixo de sexto lugar. Mesmo assim, a segunda metade do campeonato deu bons pontos à equipa francesa, que terminou em penúltimo lugar.

4.

Aston Martin combinou com Japão

Na primeira temporada a Aston Martin, tudo o que podia ter corrido mal…correu. Porém, tudo isso faz parte da aprendizagem da equipa, incluindo o feedback dos seus pilotos. Apesar de serem mais as vezes fora do TOP10, apenas retiraram os seus carros, em conjunto, quatro vezes, dois para casa um. Por três vezes, o carro #009 conseguiu ficar dentro do TOP10. E em Fuji, mostraram um ritmo incrivel, tanto nos hypercar como nos LMGT3

3.

Vitória da Alpine na corrida 100 da WEC

Outra equipa que teve muitos altos e baixos em 2025 foi a Alpine. Conseguiram vencer a corrida do Japão e mais dois pódios em Imola e Spa Francorchamps. Foi das equipas que não retiraram uma única vez. Os dois carros juntos ficaram sete vezes fora do TOP10, sendo que o #35 só ficou em 12º no Qatar

2.

Ferrari torna-se campeã

Foram necessários dois anos para a equipa italiana conseguiu conquistar os títulos de piloto e de equipa na WEC, tendo vencido as duas 24h de Le Mans do ano em que entrou e do seguinte (sem contar com a vitória do AF Corse). Venceu as três primeiras corridas, conquistando apenas mais três pódios depois disso. Foi um bom ano para a equipa italiana, que demonstrou ritmo, mas começou a perdê-lo com a aplicação do BoP (Balance of Performance).

1.

Kubica vence Le Mans com AF Corse

Fiquei na dúvida de qual seria o meu número um, mas teve de ser esta. A história de Robert Kubica com a Ferrari na Fórmula 1 foi das mais bonitas que nunca aconteceu. Depois do seu acidente no Canadá em 2007 e mais tarde, em 2011, no rally Ronde di Andora, que o deixou com problemas no braço, ombro e perna, o polaco perdeu todas as chances de conduzir pela Scuderia. Anos mais tarde, acabaria por conduzir um Ferrari AF Corse Hypercar e vencer as míticas 24h de Le Mans à geral e ainda vencer o campeonato em que o carro se encontra. Este foi, para mim, um dos grandes momentos de 2025 e que não será esquecido tão cedo.

A WEC regressa às pistas a 28 de março de 2026 para os 1812km do Qatar. Este ano, a categoria recebe novamente oito carros (saída da Porsche e entrada da Genesis).

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

AS Roma e Atalanta continuam a ganhar: eis os resultados do dia da Serie A

A AS Roma venceu em casa o Sassuolo por 2-0, enquanto a Atalanta ganhou ao Torino por 2-0. Eis os resultados do dia da Serie A.

Samu Silva restabelece igualdade na final da Taça da Liga com golo de penálti

Vitória SC e Braga defrontam-se na final da Taça da Liga. Samu Silva empatou o encontro através de uma grande penalidade ao minuto 59'.

Ainda o despedimento de Ruben Amorim: Ingleses revelam comentário que não terá agradado ao português

Ruben Amorim foi despedido do Manchester United na passada segunda-feira. Imprensa inglesa faz revelação a envolver bastidores.

Ruben Amorim está de volta a Portugal: eis as imagens

Ruben Amorim está de volta a Portugal. Técnico de 40 anos foi despedido do Manchester United na segunda-feira passada.

PUB

Mais Artigos Populares

Nélson Oliveira e o Vitória SC x Braga: «Queremos dar uma resposta diferente na segunda parte»

O Vitória SC está a perder com o Braga por 1-0 na final da Taça da Liga. Nélson Oliveira quer dar uma reposta diferente na segunda parte.

Atenção, Sporting: Costa de Marfim de Diomande eliminada pelo Egito na CAN 2025

O Egito venceu a Costa do Marfim por 3-2 e qualificou-se para as meias finais da CAN 2025. Ousmane Diomande voltará assim ao Sporting.

Mario Dorgeles coloca Braga em vantagem na final da Taça da Liga com golo de livre direto

Vitória SC e Braga defrontam-se na final da Taça da Liga. Mario Dorgeles colocou os bracarenses em vantagem ao minuto 17'.