📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

10 campeões surpresa nos últimos 10 anos

- Advertisement -

5. Estugarda FC – 2006/07

Mario Gómez foi figura de destaque no último título do Estugarda Fonte: Goal.com

A época 2006/2007 não era aguardada com grande expectativa em Estugarda. A equipa terminara o campeonato anterior na 9ª posição e uma qualificação europeia já seria encarada com agrado.

O início de época revelou uma equipa meio destrambelhada, somando duas derrotas caseiras nos primeiros jogos no seu reduto. Aliás, só ao quarto jogo em casa é que a equipa assentou. Não era o começo mais auspicioso, mas mantinha aceso o sonho de uma qualificação europeia.

Depois dessa vitória, diante do Leverkusen, a equipa entrou numa espiral positiva de resultados e, no final da primeira volta, aos dois empates somados até à 7ª ronda, somou mais três e às duas derrotas acrescentou uma, normalíssima, em casa do Bayern de Munique. Contas feitas, e em 17 jogos o Estugarda tinha vencido por 9 vezes, empatado 4 e perdido 3. Estava bem colocada para uma qualificação europeia.

A equipa manteve a capacidade competitiva e à medida que as boas performances e os bons resultados apareciam, a crença no cumprimento dos objectivos aumentava, ainda que houvesse adversários de respeito. Porém, estes foram caíndo. O Bayern desiludiu na recta final e restavam três equipas na luta pelo topo. O Schalke 04 e o Werder Bremem eram encarados como naturais favoritos a ficar com o primeiro lugar, o Estugarda era o outsider. Mas o que viesse a mais era bónus. Nesta altura, estava garantido o sonho de uma qualificação europeia.

Chegou-se à jornada 33 e estava tudo em aberto. O Schalke liderava com 65 pontos, seguido de Estugarda, com 64, e Bremem com 63. Os dois primeiros deslocavam-se a Dortmund e Bochum, respectivamente, o Bremem recebia o Frankfurt. Vantagem teórica para o Bremem. Porém, o melhor ataque da Bundesliga baqueou e perdeu. O Schalke também saiu derrotado do Signal Iduna Park. O Estugarda parecia ir pelo mesmo caminho, vendo-se a perder ao intervalo. Porém, os golos de Mario Gómez e Cacau catapultaram a equipa para a vitória e para a liderança no campeonato. Estava em jogo muito mais que uma qualificação europeia.

Chegados à última jornada, a equipa mais jovem da liga tinha a oportunidade de fazer história ao sagrar-se campeã. O adversário era o Energie Cottbus. O jogo começou mal, com um golo de Stefan Radu, porém, Hitzlsperger empatou a partida e o intervalo chegou de forma relativamente tranquila. O reatamento da partida trouxe um Estugarda em busca de um título histórico, onde se destacou…. Sami Khedira. O agora jogador da Juventus assinou o 2-1 final. O Estugarda, capitaneado pelo “nosso” Fernando Meira ganhou muito mais que uma qualificação europeia. Fez história na Bundesliga e no futebol mundial.

Para além do ex-Real Madrid e do antigo internacional português, esta equipa contava com nomes como os de Cacau, Gómez, Tomasson, Boka, Hildebrand ou… Farnerud (os dois últimos viriam a representar o Sporting).

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Castro deixa comando técnico do Al Wasl após empate frente ao Al Muharraq de Nandinho

Luís Castro já não é treinador do Al Wasl. O técnico português deixou o clube dos Emirados Árabes Unidos após o empate frente ao Al Muharraq de Nandinho.

Kasper Hjulmand elogia jogador do Bayer Leverkusen e enaltece triunfo com o Benfica: «Foi uma luta e uma vitória muito importante»

Kasper Hjulmand fez a análise do Benfica x Bayer Leverkusen em conferência de imprensa. O técnico dinamarquês elogiou Patrik Schick.

Fredrik Aursnes lamenta derrota do Benfica com o Bayer Leverkusen: «Faltou algo mais ali»

Fredrik Aursnes lamentou o desaire do Benfica em casa frente ao Bayer Leverkusen por 1-0, no quarto jogo da fase de liga da Champions League.

Recordar é Viver | Dirk Kuyt, produto do Utrecht

No Liverpool, Dirk Kuyt não era o virtuoso das fintas curtas, mas o motor que nunca parava. Rafa Benítez viu nele o soldado perfeito

PUB

Mais Artigos Populares

De olhos na invencibilidade europeia | Braga x Genk

Carlos Vicens, técnico do Braga, quer continuar a senda de vitórias na competição e esquecer o resultado obtido com o FC Porto

Leonardo Lelo reage aos elogios de Roberto Martínez: «É sempre um motivo de orgulho»

Leonardo Lelo fez a antevisão do jogo com o Genk para a Europa League. O defesa falou ainda sobre as palavras de Roberto Martínez.

Adidas revela novos equipamentos para o Mundial de 2026

A Adidas apresentou os novos equipamentos de 22 seleções nacionais que patrocina. Estas camisolas serão utilizadas no Mundial 2026 para as seleções que garantirem a qualificação.