10 campeões surpresa nos últimos 10 anos

    9. FC Twente – 2009/10

    Bryan Ruiz  (24 golos) foi o melhor marcador do Twente na melhor época de sempre do clube  Fonte: FC Twente
    Bryan Ruiz (24 golos) foi o melhor marcador do Twente na melhor época de sempre do clube
    Fonte: FC Twente

    Já se desconfiava do poderio do Twente. Deixara de ser o clube que, há 4/5 anos antes, se contentava com vitórias morais e campeonatos tranquilos. Não, este Twente era diferente, já tinha quase estatuto europeu consolidado e o 2º lugar na temporada anterior, ainda que a 11 pontos do primeiro, era um sério aviso à concorrência.

    Porém, mesmo avisados, os rivais não foram capazes de travar a cavalgada triunfal de um dos  campeões com mais pontos da história da Eredivise.

    O feito ganha maiores contornos se tivermos em atenção que esta equipa manteve luta intensa com um Ajax demolidor (104 golos) e, pela sua tradição, tarimbado para este tipo de situações e com cultura de vitórias, e nunca baqueou, nem mesmo quando recebeu o Feyenoord, na penúltima jornada, depois de tropeçar em Alkmaar, numa altura em que a vantagem para a equipa de Amesterdão ficou reduzida a um ponto. Bateu os de Roterdão por 2-0 e manteve a vantagem para a ronda de todas as decisões. Aí, deslocou-se ao terreno do NAC Breda e aos 23 minutos já estava com vantagem numérica no número de jogadores e no resultado, beneficiando de uma expulsão e do golo, dois minutos depois, de Bryan Ruiz. Aos 73, surgiu o 2-0, por Stoch, que setenciou a partida… e o campeonato.

    O costa-riquenho foi a grande figura desta equipa, terminando o campeonato com 24 golos apontados, apenas superado pelos 35 de… Luis Suarez.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Roger Schmidt: «Eles não criaram chances»

    Roger Schmidt já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Florentino Luís: «Não tivemos o futebol dos últimos jogos»

    Florentino Luís já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Conference League: eis os resultados desta quinta-feira

    A Liga Conferência já não tem treinadores portugueses com...
    Pedro Machado
    Pedro Machado
    Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.