10 campeões surpresa nos últimos 10 anos

8. Bordéus FC – 2008/09

A cidade de Bórdeus aclamou os seus heróis Fonte: Le Monde
A cidade de Bórdeus aclamou os seus heróis
Fonte: Le Monde

O poder estava instalado na Ligue 1. O Lyon partia para a época 2008/2009 com o heptacampeonato no bolso que lhe garantia a hegemonia do futebol francês. A cultura de vitória existia e a forma como a equipa se revelava competitiva na Liga dos Campeões fazia com que não se vislumbrasse outro símbolo que não o do Olympique no horizonte próximo do futebol francês.

Porém, sucessões de resultados menos conseguidos fizeram com que a equipa fosse caindo, deixando os adversários espreitar uma eventual liderança. Aproveitaram Bordéus e Marselha, que disputaram entre si o “brinde” do heptacampeão que, porém, foi mais amigo de um que do outro: na antepenúltima jornada foi ao Vélodrome e derrotou o Marselha por 3-1 (bis de Benzema), deixando o Bordeus, que vencer por 3-2 o Le Mans, isolado na liderança.

Os girondinos agarraram a oportunidade e venceram os dois jogos que faltavam disputar, sagrando-se campeões pela sexta vez na sua história, e a 1ª desde 1999.

Estava quebrada a hegemonia do Lyon, por uma equipa que se revelou sempre competitiva e cerebral na gestão dos encontros, obra de Laurent Blanc.

Gourcouff fez uma época extraordinária, assinando 8 assistências e conduzindo o ataque da sua equipa com mestria, sendo o principal fornecedor de jogo da temível dupla Chamakh/Cavenaghi (26 golos).

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Viktor Gyokeres define alternativa caso transferência para o Arsenal falhe e deixa Sporting fora das opções

Viktor Gyokeres não quer voltar a jogar pelo Sporting. Avançado sueco na disposição de esperar até ao fim da janela de transferências.

O elemento em falta na equipa técnica de Francesco Farioli no FC Porto

Francesco Farioli está prestes a definir a sua equipa técnica no FC Porto. Só falta um treinador de guarda-redes para o italiano.

Francesco Farioli define 2 posições a reforçar no FC Porto

Francesco Farioli já foi apresentado como reforço do FC Porto. Técnico quer reforçar duas posições no mercado.

FC Porto tem acordo para vender Otávio Ataíde e só falta o ‘sim’ do defesa

Otávio Ataíde está mais próximo de deixar o FC Porto. Dragões já têm acordo com o Paris FC para a transferência.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma chega aos 25 milhões de euros e está próxima de desviar alvo do FC Porto

A AS Roma está cada vez mais perto de fechar a contratação de Richard Ríos. Médio representa o Palmeiras de Abel Ferreira.  

Arsenal vai aumentar proposta para contratar Viktor Gyokeres e aproxima-se do objetivo de Frederico Varandas

O Arsenal vai fazer uma nova proposta por Viktor Gyokeres. Valores aproximam-se dos desejados pelo Sporting.

Thiago Almada pressiona John Textor para rumar ao Benfica

Thiago Almada é o principal alvo do Benfica para a posição de médio ofensivo. Médio argentino pressiona John Textor para a saída.