Publicidade

Abel Ferreira é a melhor definição de sucesso

João Prates · 2 min

João Prates Tribuna VIP

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

A remontada do Palmeiras de Abel Ferreira frente à LDU Quito, depois de uma derrota por 3-0, não foi apenas um resultado, foi uma lição de identidade, coragem e persistência.

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site. O técnico de 52 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e o Naft Maysan, do Iraque, e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

Há vitórias que valem mais do que uma final. A remontada do Palmeiras de Abel Ferreira frente à LDU Quito, depois de uma derrota por 3-0, não foi apenas um resultado, foi uma lição de identidade, coragem e persistência.

O futebol fala muito em sucesso, mas raramente o entende. Muitos entendem o sucesso apenas com ganhar o campeonato, a liga dos campeões, reduzimo-lo a taças, estatísticas e manchetes. Dentro uma competição, a qualificação para a Europa, evitar a descida, valorizar jogadores também é sucesso.

Mas o verdadeiro sucesso é outra coisa, é recusar desistir quando o mundo inteiro já desistiu de ti. Abel Ferreira percebe isso melhor do que ninguém. Em cinco anos no Brasil, construiu uma equipa que não joga só com os pés, joga com alma. O seu Palmeiras é método e emoção, disciplina e instinto, razão e fé. É o reflexo de um treinador que acredita que o impossível só dura até alguém provar o contrário, e mais importante, faz acreditar aqueles que trabalham com ele.

Abel Ferreira Palmeiras
Fonte: Palmeiras

Na madrugada de sexta-feira, o Allianz Parque não viu apenas quatro golos; viu o poder da convicção. Viu uma equipa que acreditou até ao fim, que fez da adversidade combustível e que mostrou que a grandeza não se mede apenas por títulos, mas pela capacidade de se levantar.

O Palmeiras até pode não ganhar a libertadores, mas este jogo ninguém vai esquecer. O sucesso, afinal, não está só no troféu que se levanta, mas na coragem de voltar a acreditar depois de cair. É essa a verdadeira marca dos líderes e Abel é um deles.

Todos nós, treinadores, vivemos para vencer. Mas o que distingue os grandes é entender que vencer é o fim de um processo e não o seu princípio. Liderar é construir mentalidade, é moldar caráter, é ensinar uma equipa a acreditar quando o mundo duvida.

Abel Ferreira tem feito exatamente isso: transforma jogadores em líderes e equipas em convicções. É por isso que, para além dos títulos, Abel representa a verdadeira essência do sucesso. Vencer é consequência, mas nunca desistir é caráter.

João Prates

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.