Oh Paulinho, os mexicanos até caem!

- Advertisement -

Paulinho deixou o Sporting na época passada e brilha agora no México com a camisola do Toluca.

João Paulo Dias Fernandes, mais conhecido no mundo do futebol por Paulinho, está a viver o sonho mexicano que muitos recusariam por ser uma liga pouco atraente.

Foi duas vezes campeão nacional pelo Sporting, e na última época deixou saudades em Alvalade, fruto dos seus 21 golos, alguns deles com importância enorme na conquista do título. O patinho feio virou cisne com o passar do tempo e tornou-se um ídolo dos adeptos leoninos, que até lhe dedicaram uma música, a tão famosa Freed from Desire, cuja versão Paulinho já o leitor deve estar a trautear, mesmo que não seja do Sporting.

Paulinho Toluca
Fonte: Toluca

E, na verdade, se o Paulinho mostra os dentes, eles caiem. E caíram com tanto estrondo, que se ouviu do outro lado do Atlântico, mais precisamente no México, quando o Toluca contratou Paulinho por oito milhões de euros. Era o início de uma nova aventura aos 31 anos (fez 32 este mês), ele que nunca tinha representado qualquer clube fora de Portugal.

O antigo ponta de lança verde e branco não se fez rogado, e quis mostrar logo que o produto “tuga” é de qualidade no que toca à exportação de futebolistas para outros países. Fez a sua estreia no primeiro jogo quando entrou aos 59 minutos, mas no segundo, já como titular, marcou dois golos e conquistou de imediato o coração dos hinchas, que pouco ou nada sabiam sobre o jogador natural de Barcelos.

A sua exibição foi de tal forma convincente, que após esse bis nunca mais soube o que era começar uma partida no banco, ele que tem cumprido os 90 minutos na maior parte das vezes.

Mais golos foram surgindo dos pés e da cabeça do avançado português, que chegou a molhar a sopa durante quatro partidas consecutivas, sendo que em duas delas bisou novamente. Paulinho é já um verdadeiro fenómeno e está a realizar uma temporada de sonho em terras mexicanas, onde é o melhor marcador da Liga Mexicana Apertura, com 13 golos.

A sua rápida adaptação a um futebol diferente do português é uma surpresa para muita gente, mas a experiência tem também aqui o seu peso, pois já vem com uma forte bagagem europeia, sobretudo da Liga dos Campeões.

Os seus golos, alguns de levantar o estádio, já levaram mesmo à discussão sobre um eventual regresso às convocatórias da seleção nacional, e sinceramente, Paulinho merecia ter uma nova oportunidade na equipa comandada por Roberto Martínez.

Muitos podem achar que lá é fácil marcar golos e que os defesas são fracos, mas, digam o que disserem, ele é o homem do momento no México, e quer continuar a exibir-se a grande nível para ajudar o Toluca a conquistar o campeonato, algo que já não acontece desde 2008.

Paulinho Toluca
Fonte: Toluca FC

A formação mexicana acabou a fase de liga no segundo lugar, com Paulinho a deixar novamente o seu carimbo na derradeira jornada, e vai disputar os quartos de final, com adversário ainda por definir. E mesmo que não seja campeão, Paulinho tem, até ao momento, números bastante interessantes na sua estreia como “internacional”.

É claro que vai ser bastante difícil bater a sua melhor marca pessoal, quando assinou 25 tentos ao serviço do Braga em 2019/2020, mas os 14 golos e sete assistências já deixaram os adeptos do Toluca rendidos ao jogador mais caro da história do clube, na esperança de o terem por mais uns aninhos.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Orkun Kokçu ainda nem é jogador do Besiktas em definitivo e já recebe propostas de transferência de 30 milhões de euros

Orkun Kokçu é alvo do Zenit, mas o Besiktas mete entraves à saída. Clube turco já recusou proposta de 30 milhões de euros dos russos.

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.

Vítor Pereira enaltece vitória na sua estreia pelo Nottingham Forest: «Foi um jogo consistente para nós, merecemos o resultado»

Vítor Pereira fez a análise da vitória do Nottingham Forest frente ao Fenerbahçe, na primeira-mão dos playoffs da Europa League.

Antigo assessor do Benfica sai em defesa de Gianluca Prestianni: «Não é racista»

O antigo assessor de comunicação do Benfica, Ricardo Lemos, saiu em defesa de Gianluca Prestianni, no âmbito da acusação de Vinícius Júnior contra o avançado argentino.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni esteve muito perto de rumar ao Real Madrid antes de assinar pelo Benfica

Gianluca Prestianni podia ter rumado ao Real Madrid ou Barcelona. Em 2023, o extremo do Benfica esteve próximo de se mudar para Espanha.

Portugal celebra mesmo sem jogar: eis o Ranking UEFA depois dos jogos da Europa League e da Conference League

Boas notícias para Portugal depois da quinta-feira europeia. Eis as consequências dos jogos da Europa League e da Conference League.

Wolfsburgo elimina a Juventus em Turim e Manchester United confirma qualificação: Eis os resultados do dia na Champions League Feminina

Esta quinta-feira, o Wolfsburgo e o Manchester United garantiram a passagem aos quartos-de-final da Champions League Feminina.