Taça Asiática: Ponto de situação no sonho oriental

- Advertisement -

A maior competição de seleções do continente Asiático está já a entrar na sua fase final. Irão, Japão, Emirados Árabes Unidos e Qatar são as sobreviventes e vão discutir entre si o título de uma competição que tem passado um pouco despercebida pelos nossos adeptos (incompreensível como nenhum dos canais de desporto adquiriu os direitos de transmissão desta competição para Portugal, que poderia ter um nicho de mercado interessante – horários matinais e sem outros jogos ao mesmo tempo).

A primeira edição da Taça Asiática decorreu há 63 anos, com apenas quatro equipas. A edição de 2019 é a 17ª, que, antiteticamente, conta com um número recorde de participantes: 24, sendo três delas estreantes- Quirguistão, Iémen e Filipinas.

O objetivo de todas as equipas                                                                                                      Fonte: Asian Cup 2019

Também devido ao alargado número de seleções, a fase de qualificação foi muito atribulada e um pouco insólita: a Indonésia foi afastava por corrupção, o Kuwait foi sancionado pela FIFA por interferência do seu governo, Guam renunciou à fase de qualificação por não poder pagar os gastos que a sua seleção iria ter e Timor-Leste foi descoberta num escândalo de passaportes ilegais, que criara para que jogadores brasileiros jogassem pelo seu país sem terem estado mais que umas horas em solo timorense…

Assim, e mais de três anos depois da primeira fase de qualificação, ficaram decididas quais as 24 equipas que iriam tentar suceder à Austrália como detentora do troféu, distribuindo-se da seguinte forma pelos grupos.

João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Fernandes antevê México x Portugal: «O Mundial começa a aproximar-se e é bom termos este tempo para podermos aprimorar as nossas ideias»

Bruno Fernandes antevê México x Portugal. É o primeiros dos dois jogos da Seleção Nacional nesta pausa internacional.

Leandro Barreiro em contexto de seleção: «Saber que um jogo contra Malta tem o estádio completamente cheio é um orgulho para todos»

Leandro Barreiro prestou declarações depois do triunfo de Luxemburgo, que venceu a Malta por 2-0 nos playoffs da Liga das Nações.

Sudakov enaltece Viktor Gyokeres e admite após eliminação da Ucrânia: «Estou completamente envergonhado»

Georgiy Sudakov admite que está «completamente envergonhado» após a eliminação da Seleção da Ucrânia frente à Suécia.

Sporting vence 1º Dezembro em jogo de treino: vê o 11 inicial e quem marcou

O Sporting teve esta sexta-feira jogo de treino com o 1.º Dezembro. Leões venceram por 2-1 com golos de Morita e de Geny Catamo.

PUB

Mais Artigos Populares

Trubin, Sudakov e companhia assaltados em Espanha antes do adeus ao Mundial 2026

A comitiva da Ucrânia, que integra os benfiquistas Anatoliy Trubin e Heorhiy Sudakov, foi assaltada no seu hotel em Benidorm, Espanha, onde preparava o jogo decisivo de qualificação para o Campeonato do Mundo.

Insólito: Jovem do FC Porto multado por alegados festejos no relvado num jogo em que não esteve presente

O Conselho de Disciplina da FPF aplicou uma multa de 306 euros a André Miranda por alegados festejos no relvado do SC Braga, num jogo para o qual o jovem extremo do FC Porto nem sequer tinha viajado devido a lesão.

Ríchard Ríos e a derrota da Colômbia: «O resultado aconteceu mais por erros nossos do que deles»

Richard Ríos comentou a derrota da Seleção da Colômbia diante da Croácia por 2-1. Médio do Benfica foi titular no encontro.