Top 10: Grandes Clubes Adormecidos

1. AFC Ajax

Van der Sar, mítico guarda-redes titular na última Champions do Ajax (94/95) Fonte: AFC Ajax
Van der Sar, mítico guarda-redes titular na última Champions do Ajax (94/95)
Fonte: AFC Ajax

O Ajax é o mais bem-sucedido dos clubes holandeses, e dos mais icónicos a nível mundial, contando no seu palmarés com 4 Ligas dos Campeões, 2 Supertaças Europeias, 2 Taças Intercontinentais, 1 Taça das Taças e 1 Taça UEFA a nível europeu, e 33 campeonatos holandeses, 18 Taças da Holanda e 8 Supertaças.

À semelhança dos demais clubes holandeses, os Godenzonen, ou Filhos dos Deuses, como é conhecido pelos seus adeptos, tem uma das maiores fábricas de talentos a nível mundial, juntamente com a Academia de Alcochete e La Masia, e é responsável pelo nascimento para o mundo do futebol de estrelas como Bergkamp, Van Basten, Frank de Boer, Davids, Neeskens, Overmars, Seedorf, e tantos mais… E, claro, o “Pai” do futebol holandês, Johan Cruijff.  Capitaneados pelo eterno número 14 do Ajax e da selecção holandesa, o clube de Amsterdão chegou, nos anos 70, à conquista de 3 Ligas dos Campeões consecutivas entre 1971 e 1973, no mais brilhante período da história do clube, e que era espinha dorsal da mítica “Laranja Mecânica”. Só nos anos 90 voltaria à ribalta europeia, ao erguer a quarta Liga dos Campeões frente ao Milan de Fabio Capello. Desde então, e apesar de ter atingido as meias-finais da prova rainha do futebol europeu em 96/97, o melhor que os holandeses conseguiram a nível europeu foi atingir uns quartos-de-final da Champions em 2002/2003, estando desde então arredado das fases mais avançadas de qualquer competição europeia.

Pela forma como mudou o futebol, pelos títulos conquistados e pelos talentos criados, o Ajax escreveu das mais belas páginas do futebol mundial, sendo, por isso, o mais adormecido dos grandes clubes do futebol mundial.

Frederico De Távora Pedro
Frederico De Távora Pedrohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, é a ver e a analisar futebol que se sente como um peixe na água. O Benfica corre-lhe nas veias, e apaixonou-se por futebol no dia em que ainda criança entrou pela primeira vez na Velhinha Luz. O futebol europeu é o que mais o atrai, sendo em Inglaterra que semana a semana segue o seu campeonato de eleição: a Premier League.                                                                                                                                                 O Frederico não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim conquista a Premier League Summer Series

O Manchester United conquistou a Premier League Summer Series. A equipa de Ruben Amorim fechou a competição com um empate a dois golos frente ao Everton.

André Almeida pode deixar o Valencia e rumar ao futebol da Turquia

André Almeida pode estar em vias de deixar o Valencia. O médio português de 25 anos é pretendido pelo Trabzonspor.

Fechado: Son Heung-min deixa o Tottenham por 15 milhões de euros e já está definido o seu destino

Son Heung-min vai mesmo deixar o Tottenham. O avançado sul-coreano vai reforçar os Los Angeles FC por 15 milhões de euros.

Luuk de Jong deixa carta de despedida para o PSV: «Isto não é um adeus, é um até logo»

Luuk de Jong deixou uma mensagem de despedida para os adeptos do PSV. O avançado neerlandês assinou contrato com o FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

PSV bate Go Ahead Eagles e conquista a Supertaça dos Países Baixos

O PSV é o vencedor da Supertaça dos Países Baixos. A equipa neerlandesa bateu o Go Ahead Eagles.

Gonçalo Ramos soma mais um interessado e está na lista da mais um gigante da Premier League

Gonçalo Ramos está na lista do Newcastle para a nova época. O avançado internacional português é a alternativa a Benjamin Sesko.

Wolverhampton de Vítor Pereira derrotado por Girona em jogo particular

O Wolverhampton de Vítor Pereira perdeu este domingo com o Girona por 2-1 num jogo de preparação da pré-temporada.