10 frente-a-frente que queremos ver em 2019

7.

Almaz Ayana x Hellen Obiri (5.000 metros)

Almaz Ayana: 27 anos (14:12.59)

Hellen Obiri: 29 anos (14:18.37)

O último duelo entre as duas atletas foi a 13 de Agosto de 2017 na final dos 5.000 metros dos Mundiais de Londres. Nesse dia, a queniana Hellen Obiri provou a sua superioridade em 2017 na distância e conquistou o Ouro, deixando a etíope Almaz Ayana com a Prata, depois de um fenomenal kick a cerca de 300 metros do final. Antes Ayana já havia vencido os 10.000 metros desses Mundiais, cerca de um ano depois de ter coquistado o Ouro nos 10.000 do Rio com direito a um enorme recorde mundial – Jogos em que a atleta também foi Bronze nos 5.000 apesar do favoritismo, depois de ter tido a melhor marca mundial desse ano em impressionantes 14:12.59, a segunda melhor de toda a história. Um ano antes em 2015, Almaz Ayana já havia conquistado o Ouro nos 5.000 metros dos Mundiais de Pequim e em 2019, tudo indica, irá procurar atacar o Ouro nos 5.000 e 10.000 metros. Entre 2017 e 2018, Ayana apenas correu ambas as distâncias por uma vez – nos Mundiais de Londres. Não fez qualquer prova em 2018, afetada por uma lesão no joelho.

Já Hellen Obiri foi nos últimos dois anos a líder mundial da distância, mostrando-se bastante confortável, mesmo quando entra em prova como a favorita. Foi assim nos Mundiais de Londres onde alcançou o Ouro e foi assim nas duas finais da Diamond League (2017 e 2018), embora nestas duas sem a concorrência de Ayana. Apesar de Ayana ter registado marcas impressionantes – 4 das 10 melhores marcas de sempre são dela – nem sequer podemos afirmar que uma corrida rápida beneficia a atleta etíope, uma vez que Obiri também é a 5ª atleta mais rápida de sempre. O facto da final dos 10.000 metros realizar-se no primeiro dia de finais em Doha e da dos 5.000 apenas se realizar uma semana depois deverá facilitar o reencontro entre ambas.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nápoles pensou em Neymar: eis o porquê do negócio não ter avançado

O Nápoles cogitou a contratação de Neymar, mas a chegada de Kevin De Bruyne colocou um travão nos planos. Brasileiro representa o Santos.

Benfica desmente André Villas-Boas e acusa presidente do FC Porto: «Declarações lamentáveis do princípio ao fim»

O Benfica reagiu às acusações de André Villas-Boas. Presidente do FC Porto falara em salários de oito milhões de euros nos encarnados.

Derrota contra Portugal ajuda a multa pesada para a Hungria

A Federação Húngara de Futebol foi multada em quase 10 mil euros. Jogos contra Irlanda e Portugal na qualificação para o Mundial 2026 em questão.

Jeremiah St. Juste continua fora dos convocados do Sporting B e não está feliz com a situação

Jeremiah St. Juste está a treinar com a equipa B do Sporting. Ainda assim, o central não foi convocado e não está contente com a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Jakub Kiwior compara Premier League à Primeira Liga: «Alguns estádios não são tão impressionantes como em Inglaterra»

Jakub Kiwior está reunido com a seleção da Polónia. Em entrevista, o internacional polaco abordou a sua chegada ao FC Porto.

Jakub Kiwior e ligação a Jan Bednarek no FC Porto… e na Polónia: «A química que se cria no clube pode ser transferida para...

Jakub Kiwior está reunido com a seleção da Polónia. Em entrevista, o internacional polaco abordou a sua chegada ao FC Porto.

Jakub Kiwior conta ao detalhe o processo de saída do Arsenal e de chegada ao FC Porto: «Não acho que tenha dado um passo...

Jakub Kiwior está reunido com a seleção da Polónia. Em entrevista, o internacional polaco abordou a sua chegada ao FC Porto.