📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

10 frente-a-frente que queremos ver em 2019

- Advertisement -

7.

Almaz Ayana x Hellen Obiri (5.000 metros)

Almaz Ayana: 27 anos (14:12.59)

Hellen Obiri: 29 anos (14:18.37)

O último duelo entre as duas atletas foi a 13 de Agosto de 2017 na final dos 5.000 metros dos Mundiais de Londres. Nesse dia, a queniana Hellen Obiri provou a sua superioridade em 2017 na distância e conquistou o Ouro, deixando a etíope Almaz Ayana com a Prata, depois de um fenomenal kick a cerca de 300 metros do final. Antes Ayana já havia vencido os 10.000 metros desses Mundiais, cerca de um ano depois de ter coquistado o Ouro nos 10.000 do Rio com direito a um enorme recorde mundial – Jogos em que a atleta também foi Bronze nos 5.000 apesar do favoritismo, depois de ter tido a melhor marca mundial desse ano em impressionantes 14:12.59, a segunda melhor de toda a história. Um ano antes em 2015, Almaz Ayana já havia conquistado o Ouro nos 5.000 metros dos Mundiais de Pequim e em 2019, tudo indica, irá procurar atacar o Ouro nos 5.000 e 10.000 metros. Entre 2017 e 2018, Ayana apenas correu ambas as distâncias por uma vez – nos Mundiais de Londres. Não fez qualquer prova em 2018, afetada por uma lesão no joelho.

Já Hellen Obiri foi nos últimos dois anos a líder mundial da distância, mostrando-se bastante confortável, mesmo quando entra em prova como a favorita. Foi assim nos Mundiais de Londres onde alcançou o Ouro e foi assim nas duas finais da Diamond League (2017 e 2018), embora nestas duas sem a concorrência de Ayana. Apesar de Ayana ter registado marcas impressionantes – 4 das 10 melhores marcas de sempre são dela – nem sequer podemos afirmar que uma corrida rápida beneficia a atleta etíope, uma vez que Obiri também é a 5ª atleta mais rápida de sempre. O facto da final dos 10.000 metros realizar-se no primeiro dia de finais em Doha e da dos 5.000 apenas se realizar uma semana depois deverá facilitar o reencontro entre ambas.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis de la Fuente contradiz-se e pede desculpas: «O primeiro a sentir vergonha sou eu»

Luis de la Fuente não cumprimentou o quarto árbitro após o empate entre a Espanha e a Turquia. Técnico explicou situação.

Guilherme Schettine aponta Moreirense às provas europeias: «Primeiro, os pontos para a permanência, depois só o céu para nos segurar»

Guilherme Schettine assumiu que a temporada do Moreirense está a ser de alto nível e não descarta uma qualificação para as provas europeias.

Surpresa! Diego Simeone abre a porta a orientar outra equipa além do Atlético Madrid: «Acho que um dia vai acontecer»

Diego Simeone assumiu que pode vir a orientar o Inter Milão durante a sua carreira de treinador. O técnico já passou pela equipa, como futebolista.

FC Porto x Famalicão disputam lugar na Taça de Portugal: 6 jogadores (dos plantéis atuais) representam os 2 clubes

O FC Porto e o Famalicão têm encontro marcado para a partida entre os oitavos de final da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho e o Ajax x Benfica: «Com esta gente, espero ter o controlo do jogo nas nossas mãos»

José Mourinho falou antes da partida entre o Benfica e o Ajax, num encontro da quinta jornada da Champions League.

Ajax x Benfica: eis os onzes iniciais da partida decisiva da Champions League

O Ajax e o Benfica enfrentam-se a partir das 17h45 em Amesterdão, num jogo da quinta jornada da Champions League.

Abel Ferreira integra 2 lesionados na comitiva do Palmeiras para as decisões do Brasileirão e da Taça Libertadores

Paulinho e Lucas Evangelista seguem na comitiva do Palmeiras numa fase decisiva da época. Apoiar a equipa de Abel Ferreira é o objetivo.