📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Atletismo: Os melhores dos 2010s – Masculino

- Advertisement -

Os puristas dirão que a década apenas termina no final de 2020 e que se iniciou em 2011. Nada contra, deixo o calendário gregoriano e as suas limitações para outras discussões. Quando falo de períodos temporais, gosto de falar dos melhores atletas, filmes ou livros dos anos 70, 80 ou 90. Não tenho por hábito falar da década que decorreu entre 1971-1980 ou da década entre 1991-2000. Por isso faz, para mim, todo o sentido analisar o Atletismo nos mesmos períodos temporais.

Na lista que hoje apresento, dou a conhecer os atletas que marcaram cada uma das disciplinas individuais de pista (as que constam do calendário dos maiores eventos globais) nos últimos dez anos. Atletas no masculino neste primeiro artigo, atletas no feminino em artigo a publicar brevemente.

É uma lista feita por apenas uma pessoa e como tal é subjetiva – assim o continuaria a ser caso fosse elaborada por mais do que uma pessoa, mas o grau de imparcialidade seria sempre maior. No entanto, tento explicar o critério para cada uma das escolhas e, em alguns casos, nem eu estou completamente certo de que a opção escolhida seja a mais justa. Em alguns casos, as escolhas são óbvias, noutros nem tanto, mas a verdade é que estes são aqueles que penso que mais merecem aqui serem mencionados, quando nos referirmos a este período.

Eventos globais ao ar livre no período: Mundiais de Daegu 2011; Jogos Olímpicos de Londres 2012; Mundiais de Moscovo 2013; Mundiais de Pequim 2015; Jogos Olímpicos do Rio 2016; Mundiais de Londres 2017 e Mundiais de 2019.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.