📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Atletismo: Os melhores dos 2010s – Masculino

- Advertisement -

Os puristas dirão que a década apenas termina no final de 2020 e que se iniciou em 2011. Nada contra, deixo o calendário gregoriano e as suas limitações para outras discussões. Quando falo de períodos temporais, gosto de falar dos melhores atletas, filmes ou livros dos anos 70, 80 ou 90. Não tenho por hábito falar da década que decorreu entre 1971-1980 ou da década entre 1991-2000. Por isso faz, para mim, todo o sentido analisar o Atletismo nos mesmos períodos temporais.

Na lista que hoje apresento, dou a conhecer os atletas que marcaram cada uma das disciplinas individuais de pista (as que constam do calendário dos maiores eventos globais) nos últimos dez anos. Atletas no masculino neste primeiro artigo, atletas no feminino em artigo a publicar brevemente.

É uma lista feita por apenas uma pessoa e como tal é subjetiva – assim o continuaria a ser caso fosse elaborada por mais do que uma pessoa, mas o grau de imparcialidade seria sempre maior. No entanto, tento explicar o critério para cada uma das escolhas e, em alguns casos, nem eu estou completamente certo de que a opção escolhida seja a mais justa. Em alguns casos, as escolhas são óbvias, noutros nem tanto, mas a verdade é que estes são aqueles que penso que mais merecem aqui serem mencionados, quando nos referirmos a este período.

Eventos globais ao ar livre no período: Mundiais de Daegu 2011; Jogos Olímpicos de Londres 2012; Mundiais de Moscovo 2013; Mundiais de Pequim 2015; Jogos Olímpicos do Rio 2016; Mundiais de Londres 2017 e Mundiais de 2019.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Esteghlal de Ricardo Sá Pinto vence e lidera o campeonato com menos um jogo

O Esteghlal de Ricardo Sá Pinto soma e segue no campeonato do Irão. A equipa do técnico português venceu e está na liderança.

Rafa Silva continua a ser alvo de comentários no Besiktas: «Ele não quer jogar, o problema não é nosso»

Rafa Silva voltou a ser alvo de comentários por parte de Sergen Yalçin. O técnico do Besiktas voltou a abordar a ausência do avançado português.

Avançado canadiano entra na lista do West Ham do Nuno Espírito Santo para suceder a Niclas Fullkrug

O West Ham fez uma sondagem para contratar Promise David. O avançado do Union Saint Gilloise pode custar cerca de 20 milhões de euros.

Liverpool volta à carga por defesa inglês e oferece 28 milhões de euros para fechar o negócio já em janeiro

O Liverpoll ofereceu 28 milhões de euros pelo defesa do Crystal Palace. O clube inglês sofreu 20 golos em 12 jornadas e procura reforços no setor defensivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Hansi Flick guiou Barcelona à vitória frente ao Alavés mas estava descontente no final do jogo: já há explicação

Hansi Flick não estava totalmente feliz depois do triunfo do Barcelona frente ao Deportivo Alavés, para a La Liga.

Arsenal e Chelsea estão atentos a jovem avançado da Juventus

Kenan Yildiz, jovem turco da Juventus, desperta interesse do Arsenal e do Chelsea. O jogador têm sido bastante influente nas ultimas temporadas.

Sebastián Coates volta a ser campeão e conquista a Liga Uruguaia com o Nacional de Montevideo

Coates fechou a temporada em grande ao sagrar-se campeão pelo Nacional de Montevideo, coroando um regresso perfeito ao clube onde se formou.