Atletismo: Os melhores dos 2010s – Masculino

SALTO EM ALTURA: Mutaz Essa Barshim (QAT)

Dois atletas conquistaram dois títulos globais ao ar livre neste período. Derek Drouin (CAN) venceu os Mundiais de 2015 e os Jogos Olímpicos de 2016, conquistando dois títulos globais consecutivamente. O facto de ter vencido no Rio poderia dar-lhe alguma vantagem ao relação aos dois títulos de Mutaz Essa Barshim (QAT), uma vez que os dois do atleta do Qatar foram em Mundiais (Londres 2017 e Doha 2019). No entanto, Barshim conquistou ainda um título mundial indoor em 2014, medalhas de Prata nos Olímpicos do Rio e Mundiais de Moscovo, bem como um Bronze nos Olímpicos de Londres, além de ter saltado 2.43 metros em Bruxelas (em 2014), tornando-se no 2º atleta da história a saltar mais alto.

Bohdan Bondarenko (UKR) também saltou muito alto em 2013 e 2014 (2.41 por duas vezes em 2013 e 2.42 em 2014), mas até aí o registo de Barshim é superior, pois superou por 13 vezes a barreiras dos 2.40, contra sete de Bondarenko e apenas uma de Drouin. E, claro, a sua vitória em casa, nestes últimos Mundiais ficará para sempre na nossa memória. Numa época muito longe do seu melhor, a batalhar duramente com a recuperação após uma grave lesão, conquistou o mais inesperado dos seus títulos de uma forma totalmente épica!

SALTO COM VARA: Renaud Lavillenie (FRA)

Se olharmos exclusivamente para títulos individuais ao ar livre, o panorama é bastante repartido, mas apenas um atleta – Sam Kendricks (USA) – conquistou mais do que um troféu, com a conquista do Ouro nos dois últimos Mundiais (Londres e Doha). No ano passado, o norte-americano também saltou 6.06 metros, tornando-o no 2.º atleta da história a saltar mais alto ao ar livre.

Neste período, Kendricks foi também Bronze nos Olímpicos do Rio e Prata em dois Mundiais Indoor (Portland 2016 e Birmingham 2018), sendo que não seria nenhum crime considerá-lo o atleta deste período. No entanto, Renaud Lavillenie (FRA) – que conquistou o Ouro nos Olímpicos de Londres – conquistou também a Prata no Rio, bem como quatro medalhas em Mundiais ao ar livre (Prata em Moscovo e Bronze em Daegu, Pequim e Londres), sem esquecermos o seu recorde de sete (!) conquistas da Liga Diamante.

O francês venceu também três Mundiais em pista coberta (Istambul, Portland e Birmingham), sendo claramente o atleta mais medalhado em grandes competições (não esquecer que venceu ainda três títulos europeus ao ar livre e três em pista coberta…). Não se pode também dizer que Lavillenie não tenha saltado alto: ao ar livre, saltou 6.05 metros, em 2015, em Eugene e em pista coberta… saltou 6.16 metros em Donetsk (2014), batendo o recorde mundial da disciplina (considerando saltos ao ar livre e em pista coberta)!

SALTO EM COMPRIMENTO: Greg Rutherford (GBR)

Teria Rutherford batido os melhores talentos desta década se todos estivessem em competição, na sua melhor forma, em simultâneo? Muito provavelmente, não. Afinal, o britânico terminou a carreira com um melhor pessoal de 8.51 metros, bem menos do que nomes como Luvo Manyonga, Juan Miguel Echevarria, Tajay Gayle ou Jeff Henderson. Mas a verdade é que Rutherford foi consistente e demonstrou apetência para os grandes momentos, sendo o único atleta a conquistar dois títulos globais neste período, ao vencer nos Jogos de Londres (2012) e nos Mundiais de Pequim (2015), além de ainda ter conquistado um Bronze no Rio.

Rutherford venceu ainda uma Diamond League e dois Europeus, mostrando que sempre esteve por lá na hora das decisões. Jeff Henderson (USA)  que venceu nos Jogos do Rio e conquistou a Prata em Doha e Luvo Manyonga (RSA), que depois de uma incrível história de superação, foi Prata no Rio e, depois, Ouro nos Mundiais de Londres (bem como Prata nos Indoor de Birmingham) também merecem uma menção – e serão até atletas com uma maior capacidade que Rutherford -, mas a verdade é que o britânico tem um palmarés que fala por si.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Leões testam defesa menos batida da Liga | Famalicão x Sporting

Após a derrota no clássico frente ao FC Porto, o Sporting viaja ao Minho e precisa dos três pontos para não deixar fugir o líder.

Bruno Lage explica declaração sobre o mercado de verão e garante que a mensagem não tinha destinatário: «Não há ninguém em específico»

Bruno Lage explicou a declaração proferida na antevisão do encontro sobre o facto de ter sido ouvido apenas neste mercado de verão.

Bruno Lage responde ao Bola na Rede: «Tomás Araújo na lateral foi uma opção para este jogo. O próximo jogo irá ditar outra estratégia...

Bruno Lage esteve presente na sala de imprensa do Estádio da Luz depois do empate do Benfica contra o Santa Clara.

Jorge Jesus elogia jogadores do Al Nassr: «Estou muito feliz com o grupo»

Jorge Jesus deixou muitos elogios para o plantel do Al Nassr. O técnico falou da qualidade da equipa antes do confronto com o Al Kholood.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Velho emprestado pelo Farense ao Gençlerbirligi da Turquia

O Gençlerbirligi confirmou a contratação de Ricardo Velho. O guarda-redes português foi emprestado pelo Farense até ao final da época.

As 6 (ou 7) ausências confirmadas do Sporting para o embate complicado em casa do Famalicão

O Sporting continua a acumular baixas para o duelo diante do Famalicão. Há seis nomes de fora para Rui Borges e um sétimo em dúvida que aumentam dores de cabeça

Anthony Martial confirmado como reforço do Monterrey do México

O Monterrey oficializou a contratação de Anthony Martial. O avançado francês deixou o AEK a título definitivo.