Diamond League 2018: O caminho para Doha 2019 começa em…Doha!

- Advertisement -

1500 Metros: Numa semana em que saiu a nova regulamentação para atletas a competir no quadro feminino e que irá com certeza impactar nas marcas de Caster Semenya, ela já mostrou não estar muito afetada com isso correndo uma prova de 400 metros na África do Sul em 50.48 segundos, perto do seu recorde pessoal. Aqui ainda não correrá na sua disciplina favorita, mas sim nos 1500 metros onde se sagrou a campeã dos Jogos da Commonwealth há poucas semanas e uma prova onde conquistou a medalha de Bronze em Londres. Ainda assim, a nova legislação só deverá entrar em vigor após o término desta temporada (e depois ainda se seguirão as batalhas judiciais) pelo que Semenya ainda continuará a correr com os níveis de testosterona atuais durante esta edição da Diamond League. O restante elenco, com qualidade, conta com Gudaf Tsegay, Winny Chebet ou Eunice Sum, mas ninguém deve ameaçar a vitória de Semenya. Mais importante deverá ser tudo o resto que rodeará a prova. Qual será a reação de Semenya ao cruzar a meta? Qual será a reação das restantes atletas? Certamente, um dos momentos que irá ter o mundo com os olhos postos em Doha.

Salto Com Vara: Sandi Morris (USA) deixou finalmente a fama de eterna número dois, depois de conquistar o Ouro nos Mundiais Indoor de Birmingham este ano ao saltar 4.95 metros! Ao ar livre, já saltou também 4.88 metros e parece estar numa forma imparável, chegando aqui a Doha como favorita.

Sandi Morris finalmente terminou um evento global com o Ouro, foi nos Indoor de Birmingham
Fonte: IAAF

Acontece que terá pela frente a campeã mundial e olímpica Katerina Stefanidi (GRE), que nunca dá uma batalha por perdida, muito menos antes da mesma começar. A rivalidade saudável entre as duas já é uma habitué do nosso desporto e terá aqui mais um capítulo na noite de sexta-feira. A surpreendente medalhada de Bronze nos Mundiais de Londres, a venezuelana Robeilys Peinado, também estará por cá, assim como a australiana Alysha Newman (CAN) que acaba de conquistar o título da Commonwealth.

3000 Metros: É a prova que irá fechar o meeting e terá como cabeça de cartaz, a atual campeã mundial e vencedora da Diamond League 2017 nos 5.000 metros, Hellen Obiri (KEN). A queniana vem do título dos Jogos da Commonwealth para começar aqui a sua caminhada rumo à final de Agosto, depois de ter desiludido nos Mundiais Indoor, onde foi apenas 4ª nesta distância. A mesma confessou que esperava mais, mas a resposta que deu na Gold Coast deixa antever que não ficou muito afetada com isso e que se prepara para continuar o seu domínio.

Com o apoio da forte comunidade queniana presente em Doha, Obiri terá a companhia das suas compatriotas Lilian Rengeruk, Bronze nos Mundiais de Crosse este ano e Margaret Kipkemboi (quinta em Londres). Interessante será acompanhar o que fará Jennifer Simpson (USA), a norte-americana que ficou com a medalha de Prata nos 1500 em Londres, depois do Bronze nos Jogos do Rio. Tenta aqui dobrar a distância nas quentes condições climatéricas de Doha.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Como explicar o trambolhão de Portugal no último dia dos grupos? – Diário do Mundial 2026 #17

Portugal empatou com a Colômbia numa exibição cinzenta e vai encontrar a Croácia, que venceu o Gana. Já terminou a fase de grupos do Mundial 2026.

Eis o quadro final do 16 avos de final do Mundial 2026 e o percurso de todas as seleções até à final

O Mundial 2026 viu a fase de grupos terminar. Já são conhecidos todos os encontros e o chaveamento final dos 16 avos de final.

Atualização final: eis as 16 seleções eliminadas na fase de grupos do Mundial 2026

Escócia, Uzbequistão, Coreia do Sul e Irão estão eliminados do Mundial 2026. Seleções têm confirmado o afastamento da competição.

Argélia e Áustria empatam de forma dramática, frustram Irão e seguem em frente; ainda houve tempo para Lionel Messi marcar nos últimos jogos da...

Eis os últimos jogos da fase de grupos do Mundial 2026. A Argentina venceu a Jordânia e o empate sorriu a Argélia e Áustria.

PUB

Mais Artigos Populares

Richard Ríos: «Trabalhámos pela vitória até ao último segundo, mas o futebol é assim»

Richard Ríos realizou a análise ao encontro entre Portugal e Colômbia, jogo relativo à terceira jornada fase de grupos do Mundial 2026.

Roberto Martínez: «O Mundial traz a realidade de que os jogos não correm como esperamos. Cristiano Ronaldo está bem fisicamente»

Roberto Martínez realizou a análise ao encontro entre Portugal e Colômbia, jogo relativo à terceira jornada fase de grupos do Mundial 2026.

Diogo Dalot: «Gostávamos de ter passado em primeiro, mas temos de focar nas coisas que fizemos de positivo»

Diogo Dalot realizou a análise ao encontro entre Portugal e Colômbia, jogo relativo à terceira jornada fase de grupos do Mundial 2026.