8h Bahrain: António Félix da Costa coroado campeão de LMP2

    GTE PRO / AM

    OS GTE PRO são conhecidos por darem luta até ao fim de uma corrida e do campeonato. E este ano, não seria para menos. Por isso, o show começo cedo, com o Porsche GT Team #91 (Gianmaria Bruni, Richardo Lietz) a dar trabalho ao AF Corse #52, com um toque simpático ao rival da scuderia. Com isso, o Ferrari #51 ganhava tempo para se aproximar destes dois e tentar ultrapassá-los, já que o rival principal era o Porsche #92. Com a chegadas dos pit-stops, subiu o #51 e o #91 a lutarem para a liderança até o Ferrari ultrapassar e também parar nas boxs.

    Com a ultrapassagem do Corvette #64 e do Porsche #92, era finalmente o #51 a liderar a categoria e parecia que o título estava mais que assegurado se tudo acabasse dessa forma, com a vantagem de mais de 40 segundos que tinha. Mas, como é a categoria PRO dos GTE, isso não podia acontecer facilmente: com duas horas para o término da corrida, James Calado diz que algo não está bem no seu carro e que poderá ter a ver com a caixa de velocidade, o que seria confirmado mais tarde. Começou a perder posições e a única solução era mesmo terminar a corrida em quinto lugar e esperar que o #92 não chegasse ao primeiro lugar, onde esteve o Corvette #64, que acabou por ser ultrapassado pelo #52. Ainda houve tempo para o #91 entrar para um pit-stop extra na última volta e o #51 abrandou para passar a linha de meta depois do Toyota #7.

    Com mais carros e mais emoção, os GTE AM garantidamente mostraram que para o ano há mais. Começando com o peão do #77 da Dempsey – Proton Racing (Christianj Ried, Sebastian Priaulx, Harry Tinknell) chamou o primeiro e único Safety-Car da corrida logo no início da mesma. Dentro do pódio, onde esta o #33, foram surpreendidos pela velocidade do #71 da Spirit of Race (Frack Dezoteux, Pierre Ragues, Gabriel Aubry) que os ultrapassou e seguiu para as Iron Dames, conseguindo a posição e a liderança da corrida logo na primeira hora da mesma.

    E de líder da corrida para pesadelo numa questão de (longos) minutos, o #71 viu a sua liderança desaparecer depois de ter um furo e ficar inclusicamente sem o pneu no seu carro. Full Course Yellow para a retirada de detritos e do próprio pneu de pista, enquanto o Spirit of Race fazia o seu caminho para as boxs. No reinício da corrida, o #33 viu-se a ser ultrapassado e perder três posições para três Porsche – #56 e #46 da Team Project 1 e o #86 da GR Racing (Michael Wainwright, Riccardo Pera, Benjamin Barker).

    O #85 consegui regressar à liderança depois das paragens de alguns pilotos e assim seguiu por um par de horas, enquanto Henrique Chaves no #33 chegava ao segundo lugar na entrada da quinta hora de corrida, ultrapassando o seu rival direto pelo título. Com o ritmo dos Team Project 1, o #46 conseguiu apanhar o carro da equipa totalmente feminina que estava em primeiro lugar, passando o Porsche a ser líder da categoria. Sem poder responder, o #85 tentou aguentar o segundo lugar até ao último, que também não foi possível – a menos de uma hora para terminar, o Team Project 1 #56 fez a ultrapassagem e ficaram no último lugar de pódio, sem que o #33 a conseguisse apanhar até ao final.

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    Ana Catarina Ventura
    Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
    Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.