📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

GP Catar: Max Verstappen reina no caos de Losail

- Advertisement -

A CORRIDA: CAMPEÃO MAX VERSTAPPEN COM UMA CORRIDA PRATICAMENTE PERFEITA NUMA PROVA COM MUITAS PENALIZAÇÕES QUE VÃO DAR QUE FALAR

Max Verstappen está a terminar a temporada em grande nível. Tendo assegurado o título de pilotos na semana passada, em Las Vegas, e tendo feito o tempo mais rápido da qualificação no sábado, o neerlandês foi penalizado, mas isso não o impediu de vencer o Grande Prémio do Catar, numa corrida muito bem conseguida por parte do piloto da Red Bull.

Saindo da segunda posição devido à penalização, Verstappen resolveu logo esse assunto no arranque, passando para a frente de Russell, que também perdeu o segundo lugar para Lando Norris. A corrida foi andando num ritmo morno até alguém perder um espelho no seu carro, que ficou a meio da reta principal até Valtteri Bottas lhe passar por cima, levando a que houvesse alguns detritos espalhados pela pista.

Não se sabe se foi por isso, mas presume-se que essa terá sido a causa dos furos de Lewis Hamilton e Carlos Sainz poucos minutos depois. Antes disso, Verstappen estava a queixar-se do facto de Lando Norris se ter aproximado do seu Red Bull numa zona de dupla bandeira amarela e estava correto, com os comissários a decidirem que o britânico teria de cumprir uma penalização stop and go de dez segundos (passar pela via das boxes, parar o carro junto à sua equipa durante dez segundos sem que ninguém lhe mexesse no carro e depois continuar).

Durante o safety car que a direção de corrida ativou depois dos furos de Hamilton e Sainz, Charles Leclerc passou para a frente de Oscar Piastri e isso valeu-lhe o segundo lugar final com a penalização de Norris. Piastri terminou em terceiro, à frente de George Russell, que perdeu tempo com uma paragem lenta em condições de bandeira verde antes do safety car. O britânico levou uma penalização de cinco segundos por se distanciar demasiado do carro da frente durante o safety car, mas isso não afetou a sua posição final.

Pierre Gasly conseguiu um excelente quinto lugar para a Alpine, tendo sido ultrapassado por Russell, mas conseguindo aguentar o Ferrari de Sainz atrás de si, com o espanhol em sexto, à frente do compatriota Fernando Alonso. Num Grande Prémio com tanto caos, a Sauber finalmente conseguiu aproveitar, com Zhou Guanyu a terminar em oitavo e a oferecer os primeiros pontos do ano à equipa. Kevin Magnussen foi nono, à frente de Norris, que recuperou até aos lugares pontuáveis depois de cair até último com o seu stop and go.

Bottas não terminou longe dos pontos com o outro Sauber, em 11.º, à frente de Lewis Hamilton, que também teve uma corrida complicada. O britânico começou por ser penalizado por uma falsa partida, tendo arrancado antes de as luzes do semáforo se apagarem, sendo depois penalizado com um drive-through (passar pela via das boxes sem parar) por excesso de velocidade no pitlane.

Yuki Tsunoda e Liam Lawson terminaram em 13.º e 14.º, à frente de Alex Albon, que foi 15.º e último dos que terminaram. Nico Hulkenberg fez um pião e ficou preso na gravilha, Sergio Pérez também fez um pião e depois abandonou, Lance Stroll teve um incidente com Albon e também abandonou, tal como Franco Colapinto e Esteban Ocon, envolvidos num incidente com Hulkenberg na primeira volta.

PILOTO DO DIA

Zhou Guanyu – Já referi que Max Verstappen fez tudo bem neste domingo, mas prefiro destacar a Sauber e os primeiros pontos que a equipa conquista este ano, com Zhou Guanyu a fazer uma corrida positiva e a aproveitar o caos para terminar em oitavo.

DESILUSÃO DO DIA

Lando Norris (McLaren) – Um stop and go por não respeitar duplas bandeiras amarelas parece tremendamente exagerado, tendo em conta os precedentes anteriores, mas é obrigação do britânico estar atento ao que se passa na pista, e, mesmo que a penalização não fosse tão severa, esta existiria sempre. O facto de ser tão severa fez com que Norris pontuasse muito menos do que aquilo que conseguiria pontuar em condições normais.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Estoril Praia aguarda confirmação oficial após ter jogador condenado a pena de prisão

Philippe Lanquetin foi condenado a pena de prisão por um acidente de viação ocorrido em 2023. O Estoril Praia só decidirá eventuais medidas após a oficialização do processo.

Venda de cerveja no estádio pode avançar na final four da Taça da Liga

A Câmara Municipal de Leiria abriu a porta à comercialização de bebidas alcoólicas ligeiras no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, mas a aprovação depende da autorização de várias entidades.

Abel Ferreira adia renovação com o Palmeiras após derrota na final Taça Libertadores

Abel Ferreira garantiu que vai continuar no Palmeiras, mas admite precisar de tempo para absorver o desfecho da final da Taça Libertadores, antes de assinar o novo contrato.

Fábio Torres regressa a Portugal para assumir funções de chief scout no AVS SAD

Depois de uma experiência na Roménia ao serviço do Universitatea Craiova, Fábio Torres é o novo responsável scouting do AVS SAD.

PUB

Mais Artigos Populares

Mikel Arteta confia nos regressos rápidos de 2 jogadores do Arsenal: «Espero que seja questão de dias»

Mikel Arteta garantiu que as lesões de William Saliba e Leandro Trossard não deverão afastar os jogadores por muito tempo, apesar de considerar o caso do defesa fora do normal.

Mile Svilar distinguido como melhor guarda-redes da Serie A

Mile Svilar superou Yann Sommer e David de Gea na votação e arrecadou o prémio de melhor guarda-redes da Serie A em 2024/25.

José Mourinho nunca perdeu contra o Sporting: eis o registo do treinador do Benfica

José Mourinho venceu seis vezes e empatou duas contra o Sporting. Técnico português mantém-se invicto frente aos leões.