E-Prix de Mónaco: Uma corrida mais louca do que a outra

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O Mónaco tem proporcionado grandes corridas no que toca à Fórmula E e, com esta dupla ronda que passou (entre quatro e cinco de maio) com chuva à mistura, só confirmou que merece receber a categoria de fórmulas elétricos.

Sobre a primeira corrida…

A primeira corrida teve como surpresa a pole position de Taylor Barnard (Neon McLaren) que, recordamos, ainda é um novato neste mundo. Bateu o experiente Oliver Rowland (Nissan) na final da qualificação. Na corrida, o britânico da Nissan acabou por vencer ao ultrapassar o compatriota na volta 11.

Nyck de Vries (Mahindra), que não conseguia um pódio desde a temporada 8, na segunda corrida de Londres de 2022, com um terceiro lugar. Desta vez, terminou na segunda posição depois de uma penalização dada a Jack Dennis (Andretti).

No sábado ainda contámos com o Pit Boost a ser novamente usado na Fórmula E em conjunto com o Attack Mode para ajudar os pilotos a terem estratégias diferentes durante as 29 voltas.

Nico Muller (Andretti) também, esteve muito bem em corrida, ao terminar na quinta posição depois de começar na 14ª. Os Andretti andaram bastante bem durante a corrida número um o que poderia ser um bom presságio para a segunda sessão.

Já António Félix da Costa (Porsche) teve (o infeliz) azar e bateu na durante a corrida de sábado, ao ser tocado por Max Gunther (DS Penske) na penúltima curva do circuito. Foi o único a retirar-se da mesma logo à volta oito. O colega de equipa, Pascal Wehrlein, terminou na sexta posição, com a volta mais rápida.

Sobre a segunda corrida…

Já a corrida de domingo foi uma história idêntica, mas com outro vencedor (talvez ainda mais surpreendente). A primeira linha da grelha ficou para Oliver Rowland e Nyck de Vries, respetivamente em primeiro e segundo lugar. Mas o pódio final foi completamente diferente.

Tão ou mais caótica que a anterior, começou também em piso molhado mas manteve uma partida limpa entre todos os pilotos. E daí em diante, o caos instalou-se.

Lucas di Grassi, que tinha conseguido pódio na corrida de Miami com a sua nova equipa, Lola Yamaha, acabou por falhar a entrada para o túnel, acabando por bater no muro. O piloto brasileiro tinha começado da 11ª posição e ia ganhando posições até esse momento final.

Para Ticktum (Kia Cupra) a corrida não foi tão bonita assim. Depois de falhar o ponto de travagem saiu em frente sem bater em ninguém, mas, teve de fazer um 180º para regressar à pista e nisso caiu para a última posição, quando andava em luta pela sétima posição.

Não demorou muito para termos o nosso Safety-Car em pista. Nico Muller bateu no muro e não conseguiu tirar o carro para uma zona segura. O que seria de esperar tendo em conta a pista que o Mónaco é, dificilmente se consegue retirar em segurança.

Com metade da corrida passada, Sebastien Buemi (Envision) já andava pelos lugares de pódio onde já tinha acabado o ano passado (Londres #1, acabou em P3).

Lutou por posição contra Rowland, Vergne e de Vries. Ultrapassou todos (também por ativação do modo de Ataque) e chegou à primeira posição onde ficou até ao fim da corrida. Tornou-se, assim, três vezes vencedor do Mónaco na Fórmula E. Buemi não vencia desde Nova Iorque #1, na temporada cinco. Isso já foi em 2019 e ultrapassou o marco dos mil pontos marcados na F-E desde 2014.

A menção honrosa fica para António Félix da Costa que, tendo um péssimo início no sábado, acabou por compensar no domingo, ao terminar na quarta posição, a dar luta até ao fim a Nick Cassidy e ainda conquistou a volta mais rápida da corrida.

A próxima jornada será também de dupla ronda, desta vez no Japão, de 17 a 18 de maio.

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa nacional avança que Anísio Cabral é o único ponta de lança com lugar 100% garantido no Benfica

Anísio Cabral está 100% seguro no plantel do Benfica na próxima época. Posição de avançado pode sofrer mudanças.

José Mourinho foi ao balneário do Marítimo dar os parabéns pela subida à Segunda Liga

José Mourinho assistiu ao Benfica B x Marítimo. Treinador encarnado foi ao balneário congratular a equipa madeirense pela promoção.

Mattia Zanotti associado ao FC Porto e a mais 2 clubes

Mattia Zanotti está na lista do FC Porto para o mercado. Lateral direito representa o Lugano da Suíça.

Real Madrid comunica lesão de Kylian Mbappé e o cenário não é animador

O Real Madrid confirmou que Kylian Mbappé sofreu uma lesão. O avançado internacional francês não deverá jogar mais nesta temporada pelos merengues.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa nacional avança com detalhes do ultimato do Benfica a Dodi Lukebakio

Dodi Lukebakio recebeu um ultimato no Benfica. Ou o extremo muda de atitude e postura ou a saída vai mesmo ser a única via possível.

Há mais um clube argentino interessado a Nicolás Otamendi e prioridade continua no Benfica

Nicolás Otamendi tem mais um interessado na Argentina. O Vélez Sarsfield, clube onde o central se formou, quer o defesa do Benfica.

João Almeida confirma ausência no Giro: «Decidimos que era melhor fazer uma pausa e concentrar-nos em novos objetivos mais para o final da temporada»

João Almeida vai falhar o Giro de Itália. Ciclista português revelou a ausência na competição devido a demoras na preparação.